andragogia nas empresas

Descubra o que é andragogia nas empresas, benefícios e como aplicar!

A andragogia nas empresas é uma metodologia que deve estar presente em qualquer empresa, afinal, ela é o ensino para adultos cujo objetivo é aplicar os melhores métodos para um aprendizado eficiente.

Ou seja, ela deve aplicada em treinamentos, reuniões e discussões dentro de uma corporação para que todos os colaboradores possam absorver o máximo de conhecimento, de um modo simples e prático.

Então, se você quer saber mais sobre andragogia e educação corporativa, continue a leitura até o final, visto que ao longo deste conteúdo detalharemos:

  • o que é andragogia nas empresas?
  • qual o benefício da andragogia?
  • como aplicar andragogia nas empresas.

Boa leitura!

O que é andragogia nas empresas?

A andragogia nas empresas é uma metodologia cujo objetivo é aprimorar seus treinamentos e outros processos de aprendizado no ambiente corporativo. Ela possui técnicas específicas para o ensino de adultos, proporcionando inúmeros benefícios para a educação empresarial.

Como adultos, sabemos que as nossas motivações diferem das crianças, por isso, a andragogia foi desenvolvida por volta da década de 70, visando o ensino dedicado aos adultos, baseada na motivação e no autoconhecimento.

Essa prática possui inúmeras vantagens, portanto, pode beneficiar e muito seu negócio quando aplicada da forma certa. Confira abaixo alguns dos benefícios, e veja o quanto ela pode ser transformadora.

Qual o benefício da andragogia?

O maior benefício da andragogia está ligado a um aprendizado eficiente e inteligente dos adultos, traduzindo em um rápido aprendizado dos colaboradores de uma empresa, já que possui técnicas exclusivas para essa etapa da vida.

Além dessa vantagem, veja abaixo outras que você precisa conhecer:

  • possibilita uma experiência mais participativa nos treinamentos para os envolvidos, neste caso, os colaboradores;
  • ênfase nas necessidades reais dos alunos, levando em consideração suas práticas e conhecimentos aplicados em seu dia a dia no trabalho;
  • uma forma de agregar valor aos profissionais envolvidos, já que inclui métodos de correção e aprimoramentos das atividades;
  • atividades personalizadas e com foco em experiências e vivências dos colaboradores, servindo como simulação para tomadas de decisões mais acertadas;
  • maior autonomia para os funcionários, motivando-os a continuar seus esforços para continuarem em busca das metas e objetivos estabelecidos pela organização;
  • maior estímulo ao debate e formação de opiniões por parte das equipes, a diversas situações que integram os processos da empresa.

Agora que você conhece os benefícios que essa prática pode gerar para qualquer tipo de negócio, chegou o momento de aprender como aplicar a andragogia nas empresas.

Vem com a gente!

Como aplicar andragogia nas empresas?

O primeiro passo para aplicar a andragogia nas empresas é entender quais são as necessidades de aprendizado dos colaboradores, ou seja, compreender quais são as habilidades que precisam ser aprimoradas na equipe.

A andragogia nas empresas foi desenvolvida considerando todas as necessidades e principalmente, particularidades e experiência dos adultos.

Desta forma, o aprendizado se torna mais eficiente, pois essa metodologia trabalha exatamente as necessidades do seu público-alvo, que neste caso, são os adultos.

Mas para obter bons resultados com esta prática, é preciso saber aplicá-la da melhor forma possível. Para te ajudar nesta missão, separamos abaixo as principais dicas de como aplicá-la.

Conhecer a fundo os colaboradores

É essencial conhecer bem os funcionários que participarão dos treinamentos e cursos em questão. 

Em outras palavras, busque entender suas experiências e expectativas profissionais, além disso, suas motivações para o desenvolvimento de novas competências.

Utilize ferramentas para facilitar o processo

Existem algumas ferramentas que podem auxiliar o processo, já que elas consideram os princípios andragógicos e podem ser aplicadas no ambiente corporativo, entre eles:

Desenvolva uma cultura de aprendizado contínuo 

Para colher ainda mais os resultados desta prática, é necessário incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os colaboradores.

Afinal, isso facilitará ainda mais a troca de conhecimentos entre a equipe, já que irá aumentar o nível de debate.

Insira a gamificação no processo

Uma prática inovadora de aprendizado que pode ser aplicada na educação empresarial é a gamificação

Essa estratégia alia elementos lúdicos a objetivos com resultados concretos, transformando todo o processo de aprendizagem em atividades mais prazerosas e engajadoras.

Ela é utilizada em ações como treinamento corporativo, onboarding e até mesmo na rotina do trabalho.

Ela é um dos poucos recursos capazes de criar uma experiência imersiva e interativa para motivar o funcionário a cumprir seus afazeres. 

Considerações finais

Agora você já sabe tudo sobre o que é andragogia nas empresas, além de seus principais benefícios e como aplicá-la da maneira certa para colher os resultados.

Só para recapitular o que aprendeu ao longo deste conteúdo, estes foram os tópicos:

  • o que é andragogia nas empresas?
  • qual o benefício da andragogia?
  • como aplicar andragogia nas empresas;
    • conhecer a fundo os colaboradores;
    • utilize ferramentas para facilitar o processo;
    • desenvolva uma cultura de aprendizado contínuo;
    • insira a gamificação no processo.

E claro, não deixe de compartilhar sua opinião sobre este conteúdo. Caso tenha ficado alguma dúvida, comente e iremos responder a todos!

Além disso, confira outros conteúdos em nosso blog que podem te interessar:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy