como-melhorar-lideranca

Como melhorar a liderança? 6 passos para seguir e 4 para evitar

Entender como melhorar a liderança é um imperativo para profissionais que buscam estabelecer laços com seu time e criar rotinas de melhoria contínua. 

Aliás, o desempenho das lideranças é um dos grandes responsáveis pela baixa nos índices de retenção nas empresas, como mostra esta pesquisa da Go Remotely. Mais de 70% dos funcionários americanos contam que sua insatisfação no trabalho tem origem em uma gestão ruim por parte da liderança. 

Quer evitar uma experiência como esta na sua empresa? Leia nosso artigo e descubra como melhorar a liderança em 6 passos: 

  1. Invista em autoconhecimento
  2. Pratique a comunicação não-violenta
  3. Seja exemplo
  4. Exercite seu pensamento crítico
  5. Compartilhe diretrizes
  6. Oriente o time para o resultado com base em metas SMART

Boa leitura! 

Como melhorar a liderança? O que fazer

Se você está em busca de caminhos para melhorar suas habilidades como líder, ou mesmo se deseja entender quais os passos fundamentais para se consolidar como uma figura inspiradora na empresa, prepare-se. A seguir, apontamos 6 etapas-chave para entender como melhorar a liderança.

1. Invista em autoconhecimento

Um bom líder é, antes de qualquer coisa, alguém que se (re)conhece. Isso significa que, mais do que uma imagem “perfeita e inalcançável”, o gestor inspirador é um ser humano com características positivas, negativas e pontos a aperfeiçoar

Compreender isso é um passo importante para entender como melhorar a liderança. Afinal, quanto mais humanizadas são as relações no trabalho, mais fortes são os laços criados. 

Um líder que sabe suas fragilidades e forças e as emprega de forma estratégica no trabalho tende a se destacar. 

Como melhorar a liderança com autoconhecimento? Dicas práticas: 

  • pratique Mindfulness;
  • faça um processo terapêutico;
  • pratique esportes;
  • escreva diariamente seus pensamentos e reflexões; 
  • peça ajuda ao setor de Gestão de Pessoas na empresa. 

2. Pratique a comunicação não-violenta

Você já ouviu falar em Comunicação não-violenta? A teoria, popularizada no livro de mesmo nome do escritor Marshall Rosenberg, aponta caminhos para a construção de relações respeitosas entre indivíduos, seja no trabalho ou na vida pessoal. 

Como melhorar a liderança a partir da comunicação não-violenta?

  • não crie generalizações. Observe cada fato e trate cada um deles de forma específica; 
  • comunique o sentimento experimentado a partir de cada fato. “vi que você deixou sua mesa desorganizada e me senti muito desapontado”;
  • explique a necessidade por trás da comunicação. “para nós, na empresa, é importante que o ambiente de trabalho esteja sempre organizado”

Veja, no vídeo abaixo, como os princípios da Comunicação não-violenta podem ser aplicados na rotina: 

Que tal levar a Comunicação não-violenta para além da liderança? Incluir a metodologia em treinamentos empresariais pode ser uma boa ideia! 

3. Seja exemplo

Se lembra do famoso ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Por muitos anos, este poderia ser o lema da liderança empresarial. Felizmente, as demandas das empresas mudaram, bem como as necessidades dos colaboradores. 

Hoje em dia, o líder precisa ser, antes de tudo, uma figura inspiradora. E qual seria a melhor forma de inspirar senão sendo exemplo de boas condutas e atitudes no ambiente de trabalho? 

Neste sentido, é importante que o gestor se empenhe não apenas em exercitar boas habilidades pessoais (as chamadas soft skills), mas também conhecer os processos da empresa e saber quando colocá-los em prática na rotina. 

4. Exercite seu pensamento crítico

Além de um exemplo inspirador, o bom líder é, também, uma espécie de mentor para o time. Por isso mesmo, cabe a este profissional o entendimento crítico sobre o que acontece na empresa. 

Mais do que apenas reagir a estímulos, uma equipe de alta performance precisa saber se adiantar a potenciais problemas. E uma das formas de alcançar este estágio é refletindo criticamente sobre os obstáculos enfrentados.

Como melhorar a liderança com pensamento crítico? Aqui vão algumas dicas: 

  • reflita sobre projetos concluídos e destaque pontos positivos e negativos;
  • crie grupos multidisciplinares para refletir sobre a estratégia da empresa; 
  • acompanhe a performance do time de perto. 

5. Compartilhe diretrizes

Em uma pesquisa Gallup 2018, compartilhada no portal Compare Camp, apenas 22% das equipes acreditam que seus líderes têm alguma direção clara para sua empresa. Este problema, tão comumente encontrado nas empresas, pode ser solucionado com o exercício de uma habilidade simples, mas potente: o compartilhamento de diretrizes.

Cabe ao bom líder receber informações da direção ou Conselho Administrativo, processá-las até que se tornem palpáveis para o time e compartilhá-las com a equipe. Dessa forma, todos os funcionários trabalham sabendo de que forma contribuem para o sucesso do negócio. 

6. Oriente o time para o resultado com base em metas SMART

Para finalizar, e em complemento à dica anterior, um bom líder deve saber converter orientações estratégicas em metas SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e baseadas em tempo. 

Esta é uma metodologia efetiva de gerenciamento de projetos, e ajuda a:

  • promover a gestão do conhecimento na empresa;
  • situar o time sob um ponto de vista macro ou micro; 
  • guiar as ações do time em sintonia com a estratégia do negócio;
  • estabelecer prioridades na rotina. 

Não faça isso se quiser melhorar sua liderança! 

Agora você sabe como melhorar a liderança a partir de atitudes e do desenvolvimento de habilidades. Para tornar este artigo ainda mais completo, separamos 4 ações que precisam ser extintas da rotina de quem busca ser um gestor inspirador. 

  • Ser inalcançável: líderes que se mantém em um pedestal hierárquico não evoluem e não se conectam com seu time; 
  • Subestimar as qualidades da equipe: é preciso conhecer e identificar pontos positivos em todos os membros da equipe e, assim, direcionar melhor os esforços do time; 
  • Não gerir as emoções: líderes sem estabilidade emocional tendem a afastar pessoas e impedir a criação de laços afetivos com suas equipes. Gerenciar as emoções na rotina de trabalho é primordial! 
  • Guardar informações-chave: receber dados estratégicos da diretoria e alta liderança e não compartilhar com o time é um dos mais graves erros da liderança. Respeitando o sigilo necessário sobre determinadas diretrizes, cabe ao bom gestor filtrar e repassar ao time tudo o que for importante para o cumprimento de suas atividades diárias. 

Agora que você já sabe como melhorar a liderança, que tal mergulhar fundo em uma das ferramentas aliadas da boa gestão? Te convidamos à leitura do nosso artigo sobre Educação corporativa!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy