como-treinar-funcionarios-novos

Como treinar funcionários novos? Guia para preparar seus colaboradores

Sua empresa sabe como treinar funcionários novos? E não estamos falando sobre longas apresentações de slides e formações maçantes! Queremos saber se você conhece caminhos efetivos para trocar conhecimento com o seu time. 

Isso porque pesquisas mostram que 74% dos colaboradores sentem que não estão alcançando seu potencial máximo no trabalho em razão da falta de oportunidades de desenvolvimento. 

Não seja uma dessas empresas! Continue a leitura do artigo para entender como treinar funcionários novos e conectá-los ao propósito do seu negócio!

Como treinar funcionários novos? 

Com as constantes transformações no mercado de trabalho, empresas que se mantém apegadas a processos antigos ficam para trás. É preciso renovar o conceito de treinamento e integração, adequando as ferramentas de educação corporativa às tendências de comportamento das pessoas e às suas atuais necessidades. 

Pensando nisso, separamos 4 caminhos para te ajudar a entender como treinar funcionários novos no contexto atual. Levamos em consideração o perfil do mercado de trabalho (formado, majoritariamente, pela geração millennial) e o modelo de trabalho mais utilizado atualmente (híbrido ou remoto, em função da pandemia do coronavírus). 

Confira! 

Onboarding

Onboarding é o nome dado ao antigo processo de integração. Apresentado como um processo mais completo e mais intenso do que a integração, o onboarding funciona como um verdadeiro “mergulho” nos processos da empresa e em seu DNA. 

Ter um bom onboarding desenhado te ajuda a entender como treinar funcionários novos. Afinal, esta será a primeira oportunidade de transmitir informações-chave para a realização de tarefas e para a assimilação da estratégia empresarial como um todo. 

E tem mais! O onboarding deve ser preparado e revisado com frequência. Isso porque, de acordo com esta pesquisa, da Typelane, um onboarding estruturado e bem realizado pode gerar índices de produtividade até 70% maiores nas empresas. 

Veja abaixo como a fintech Nubank realiza o onboarding de novos colaboradores: 

Mentorias

Ter o acompanhamento de um profissional altamente qualificado durante a realização de tarefas cotidianas é uma forma efetiva de entender como treinar funcionários novos. 

A troca de experiências, a orientação sobre melhores caminhos a seguir e o apoio de uma figura de referência funcionam como verdadeiras aulas para quem começa a desempenhar uma nova função. 

Pesquisas mostram que 97% dos colaboradores que têm mentores em sua rotina avaliam a experiência como sendo valiosa. 

Dentre as funções de um mentor, podemos destacar: 

  • acompanhar e aconselhar tomadas de decisão pelos mentorados;
  • auxiliar na construção de planos de ação efetivos para alcançar resultados. 
  • guiar o mentorado na busca pela criação de métodos de trabalho funcionais. 

Simulações

Quer entender como treinar funcionários novos de uma forma prática? Aposte em simulações. O aprendizado prático é uma forma de familiarizar o novo colaborador com seus processos e funções, integrando-o de maneira realista e verossímil.

As simulações podem acontecer no ambiente de trabalho, mas também acontecem — e cada vez com mais frequência — de forma virtual, com a ajuda de simuladores de realidade. 

Veja abaixo como as empresas vêm adotando a realidade virtual como ferramenta de treinamento nas empresas: 

Formações online

Por fim, é preciso destacar o valor dos treinamentos corporativos online como ferramentas efetivas para transmitir conhecimento, como treinar funcionários novos ou atualizar colaboradores antigos em relação a novas práticas empresariais. 

Diferentemente de treinamentos presenciais, que demandam alto investimento financeiro e a disponibilidade de tempo e atenção plena dos colaboradores em um mesmo horário e local, o treinamento online traz flexibilidade ao aprendizado. 

Enquanto as empresas escalam a formação com muito mais facilidade (afinal, basta compartilhar o acesso com diferentes filiais e áreas para garantir o acesso compartilhado ao conteúdo), os colaboradores ganham autonomia para assistir aos materiais quando lhes for conveniente. 

Dica de leitura: Veja 3 exemplos de empresas que usam EAD em sua rotina de treinamentos e formação continuada! 

Quais os elementos essenciais para treinar funcionários? 

Agora você já sabe como treinar funcionários novos utilizando ferramentas atuais e modernas. Lembre-se de que melhores resultados são alcançados quando diferentes formas de treinamento são combinadas. 

Dessa forma, a gestão do conhecimento na educação corporativa é mais efetiva. Isso porque, com diferentes estímulos de aprendizado, os colaboradores tendem a absorver mais informações e encontrar caminhos para compartilhar os conteúdos com seu time. 

Agora sim, vamos refletir juntos: seja qual for o caminho escolhido, quais são os elementos essenciais para treinar funcionários? Nós respondemos a pergunta a seguir. 

1. Conteúdo de qualidade

O primeiro elemento essencial para treinamentos como treinar funcionários novos ou reforçar estratégias da empresa é o conteúdo

Seja qual for o formato de treinamento escolhido, é fundamental que a empresa tenha clareza sobre o que deseja compartilhar com seu time de funcionários. Além disso, é importante assegurar a clareza da linguagem e o dinamismo da informação. 

Dessa forma, aqui vão algumas dicas para produzir conteúdo de qualidade para treinamentos corporativos: 

  • busque referências atuais;
  • faça paralelos entre a realidade da empresa e a vida dos colaboradores;
  • explore diferentes tipos de conteúdos digitais

2. Ferramenta de aprendizagem efetiva 

O segundo elemento-chave para entender como treinar funcionários novos (ou antigos) é a ferramenta de aprendizagem. Ela representa o caminho através do qual o conhecimento será transmitido para a equipe. 

Como você viu neste artigo, existem diferentes possibilidades aqui. Podemos falar, por exemplo, da figura do mentor como ferramenta de aprendizagem, ou ainda, do recurso tecnológico de realidade virtual. Se falarmos, então, sobre as formações online, consideramos como ferramenta de aprendizagem a plataforma e-learning utilizada. 

Em essência, o que precisa ser absorvido deste tópico é a necessidade de assegurar a efetividade da ferramenta, garantindo que os colaboradores compreendam e absorvam o conteúdo ali transmitido. 

Potencialize sua educação corporativa online com a EAD Plataforma 

Agora que você já sabe como treinar funcionários novos, que tal começar a tirar as ideias do papel? Se o treinamento corporativo online foi uma das alternativas escolhidas por você, que tal conhecer a nossa plataforma EAD?

A EAD Plataforma é uma alternativa consolidada no mercado. Ao longo de nossa história, mais de 3 milhões de usuários acessaram e utilizaram nossos serviços para compartilhar e absorver conhecimento. Quer integrar essa rede que só cresce? Preencha este formulário e tenha acesso gratuito às funcionalidades da plataforma por 7 dias!

Fabio Godoy