filme atendimento ao cliente

Filmes sobre atendimento ao cliente: confira os 4 melhores filmes!

Filmes sobre atendimento ao cliente podem ser a chave que estava faltando para mostrar de forma descontraída à sua equipe como proporcionar a melhor experiência para os clientes.

A verdade é que os filmes são excelentes formas para mostrar grandes lições por meio do entretenimento, ou seja, eles conseguem abordar temas, muitas vezes, delicados de forma espontânea e divertida.

Então, se você está procurando por esses filmes motivacionais para passar em um treinamento interno da equipe, por exemplo, continue a leitura até o final, já que iremos detalhar:

  • por que e quando usar filmes sobre atendimento ao cliente?
  • top 4 melhores filmes sobre atendimento ao cliente!

Está curioso? 

Então, vem com a gente!

Por que e quando usar filmes sobre atendimento ao cliente?

Como falamos, os filmes podem ser fortes impulsionadores de resultados para um negócio, visto que o aprendizado sobre determinados assuntos, como atendimento ao cliente, se torna um processo muito mais leve, divertido e proveitoso. 

Quando estamos falando sobre treinamentos internos de empresas, geralmente vem em mente longas horas de discurso, o que infelizmente, resulta em pessoas distraídas com qualquer movimento fora de uma sala, não é verdade?

Uma boa alternativa para animar e engajar mais a equipe é realizar a inserção de filmes ou até mesmo séries nos treinamentos, por exemplo. 

Desta forma, fica mais fácil prender a atenção de todos os colaboradores, e fazê-los aprender mais sobre como proporcionar uma boa experiência para os clientes, já que este é o tema.

Agora que você já sabe as razões e quando usar os filmes sobre atendimento ao cliente, chegou o momento de descobrir a lista com o Top 4, confira abaixo.

Top 4 melhores filmes sobre atendimento ao cliente!

1. Uma linda mulher

A

Pode até não parecer à primeira vista, mas o filme “Uma linda mulher” pode nos ensinar muito sobre atendimento ao cliente.

Isso porque a clássica cena de Vivian, interpretada por Julia Roberts, sendo humilhada em uma loja de grife nos mostra que jamais devemos julgar alguém, e tratar uma pessoa de um modo diferente por seu jeito de ser ou vestimenta.

Essa atitude pode nos fazer perder grandes oportunidades, como mostra o filme.

2. Vendedor de ilusões

A

Outro filme que pode não parecer, mas é carregado de lições e aprendizados é o Vendedor de Ilusões (1962).

Apesar de ser um filme repleto de dramas, a estratégia utilizada pelo protagonista, Harold Hill, é perfeita para entender como lidar com os clientes e convencê-los de que o seu produto ou serviço é a melhor escolha.

Hill começa seu discurso de vendas fazendo seus potenciais clientes imaginarem o quão ruim será o futuro caso não optem por comprar seu produto. E assim, com esta técnica, ele se torna um grande vendedor.

E como já sabemos, grande parte das organizações realizam esse tipo de abordagem comercial, e o no filme é reforçado esse entre outros aprendizados sobre como lidar com os clientes no momento das vendas.

3. Fome de poder

Fome de poder é um filme que retrata a história sobre a fundação de um dos maiores fast foods do mundo, o McDonald ‘s.

Ray Kroc, interpretado por Michael Keaton, é um representante de vendas de máquinas de milk-shake que se depara com uma lanchonete com muito movimento, liderada pelos Irmãos Richard e Maurice Mac McDonald, e decide fazer parte do negócio.

Após vários episódios de discussões, acordos e outras divergências de pensamentos entre os sócios, Kroc assume o negócio por completo e consegue tornar o McDonald ‘s no que conhecemos hoje.

“Ok, mas o que isso tem a ver com atendimento ao cliente?”.

Tudo.

Afinal, o McDonald’s, conhecido também como arcos dourados na época, só conseguiu se tornar gigante por conta da abertura de Kroc em saber ouvir o que os clientes queriam.

Ele soube analisar o que os clientes, tanto o consumidor final quanto seus “franqueados” desejavam, e com isso criar um belo discurso de vendas capaz de convencer qualquer um a adquirir uma loja sua, ou um lanche. 

No entanto, mesmo que indiretamente, o filme mostra o quanto é importante saber ouvir os clientes, e acima de tudo, identificar seus desejos e necessidades para que os resultados sejam mais efetivos.

4. Sim Senhor!

Esse é um daqueles filmes de comédia clássicos estrelado por Jim Carrey capaz de animar qualquer pessoa, mas que também traz à tona questões importantes sobre atendimento quando vistas da perspectiva certa.

Após o convite de um amigo, Carl Allen (Jim Carrey) decide ir em um culto de auto-ajuda, que tem como foco dizer sim para qualquer coisa que lhe aconteça ou ofereçam. 

Allen era um cara muito negativo que vivia dizendo não para tudo e todos, afinal, sempre estava muito ocupado com seu trabalho e não tinha muito tempo para lidar com outras coisas.

Porém, tudo mudou com sua ida a esse culto e o objetivo de falar sim para tudo. Ao longo do filme, coisas boas passam a acontecer após essa mudança de hábito, como sua promoção no trabalho e o encontro com Allison (Zooey Deschanel), por quem se apaixona.

Mas, como sabemos, tudo em excesso faz mal e não é diferente com um monte de “sim” para tudo e todos.

Sim Senhor! nos mostra uma grande lição no mundo dos negócios, que é justamente o de saber quando dizer sim e não. O que, sem dúvida, possui uma relação direta com o atendimento ao cliente, já que é preciso saber equilibrar as coisas para não sair do controle.

Filmes sobre atendimento ao cliente: hora de colocar em prática

Agora que você já conhece o Top 4 melhores filmes sobre atendimento ao cliente, chegou o momento de aplicar essa prática para aperfeiçoar ainda mais a experiência do cliente para com seu negócio.

E principalmente, que todo o time esteja alinhado com os mesmos objetivos e padrões de atendimento.

Além disso, confira abaixo outros conteúdos que podem te interessar:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy