gestão de equipes remotas

Gestão de equipes remotas: principais desafios e 6 dicas como gerenciar seus times à distância

Como gerenciar equipes remotas?

Com a transformação digital e os avanços observados na área de tecnologia da informação e comunicação, o trabalho remoto vem se tornando uma realidade para empresas de todo o mundo.

Esse movimento se intensificou com a pandemia de Covid-19, em que muitas empresas se viram forçadas a adotar esse modelo de trabalho.

E mesmo com a diminuição dos casos de Covid e com tudo voltando ao “normal”, não é difícil encontrar organizações que estudam manter o trabalho à distância.

Essa escolha se dá por diversos motivos, como redução de custos operacionais, maior flexibilidade para os funcionários e aumento da produtividade.

No entanto, para ser bem sucedido na implementação desse modelo de trabalho, é fundamental que seja feita uma eficiente gestão de equipes remotas. Não saber conduzir e gerenciar os colaboradores que trabalham à distância pode comprometer seriamente o desempenho de toda a empresa.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para explicar quais são os principais desafios que cercam a gestão de equipes remotas e apresentar 6 dicas valiosas de como gerenciar melhor os times que estão trabalhando remotamente:

  1. Defina com clareza os processos de trabalho;
  2. Estabeleça objetivos coerentes à realidade do trabalho remoto;
  3. Dê mais autonomia para os colaboradores;
  4. Crie momentos de integração do time;
  5. Ofereça feedbacks constantes;
  6. Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas.

Quais são os desafios do gerenciamento de equipes remotas?

De acordo com um estudo feito em 2021 pela Robert Half, 63,8% dos profissionais brasileiros gostariam de poder trabalhar mais dias no modelo de home office. A pesquisa revelou também que 44% das mulheres e 31% dos homens procurariam outra oportunidade de trabalho caso a empresa não ofereça a alternativa de trabalhar à distância.

Esses dados mostram que há sim significativo interesse dos profissionais pelo trabalho remoto. Porém, existem alguns desafios que precisam ser superados pelas empresas que desejam atender a essa demanda e implementar o trabalho remoto de maneira bem sucedida.

Dentre os principais desafios da gestão de equipes remotas, destacam-se:

  • Integração e engajamento de todos os membros da equipes;
  • Onboarding de novos colaboradores;
  • Acompanhamento das entregas de demandas;
  • Comunicação clara e eficiente entre os membros da equipe;
  • Avaliação de desempenho;
  • Gestão de conflitos;
  • Reforçar a cultura e os valores organizacionais.

Leia também: Guia do trabalho remoto: 9 dicas para professores EAD

6 dicas de como fazer uma gestão de equipes remotas

Chegou o momento de descobrir como gerenciar equipes remotas e superar os desafios que acabamos de citar.

Para isso, existem algumas boas práticas que precisam ser implementadas com os times de trabalho à distância. São elas:

1 – Defina com clareza os processos de trabalho

Para garantir que os processos de trabalho sejam conduzidos de forma adequada, é indispensável que eles estejam claramente definidos.

Não deve haver dúvidas sobre os fluxos de tarefas, as rotinas de trabalho e as responsabilidades de cada um ao desempenhar suas atividades remotamente.

Assim, é possível ter mais segurança de que tudo ocorrerá conforme o esperado, mesmo que o gestor não possa acompanhar presencialmente o desempenho dos colaboradores.

2 – Estabeleça objetivos coerentes à realidade do trabalho remoto

É bem provável que as metas e objetivos definidos enquanto as equipes trabalhavam presencialmente precisem ser ajustados à nova realidade.

Na dinâmica de trabalho remoto, o ritmo é diferente. Por isso, os resultados que se espera dos colaboradores precisam ser coerentes a essa realidade.

Assim, é possível mantê-los motivados e engajados com os objetivos estabelecidos.

Você quer saber como definir boas metas para sua equipe? O Modelo SMART para metas diz que elas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Entenda esses critérios em detalhes e como aplicá-los, assistindo a este vídeo:

3 – Dê mais autonomia para os colaboradores

Outra dica valiosa de como gerenciar equipes remotas é dar autonomia para que os colaboradores possam tomar suas próprias decisões sem precisar consultar o gestor a todo momento.

Se no trabalho presencial esse comportamento de microgerenciar a atuação dos profissionais já é algo contraproducente, no trabalho remoto isso se torna ainda mais nocivo para o desempenho individual e coletivo.

4 – Crie momentos de integração do time

Como bem já mencionamos neste artigo, a integração dos colaboradores é um dos grandes desafios da gestão de equipes remotas.

Portanto, busque criar momentos com foco na integração entre os profissionais que trabalham à distância.

Faça encontros virtuais, promova dinâmicas online para que eles possam se conhecer melhor e fortalecer vínculos, marque reuniões presenciais em datas comemorativas e ocasiões especiais para o time.

Um fórum para discutir tópicos importantes para a empresa pode ser interessante. Veja como fazer isso durante um treinamento remoto: Como fazer um fórum EAD? 4 dicas para colocar em prática

Este vídeo mostra como usar uma plataforma EAD para isso:

5 – Ofereça feedbacks constantes

Especialmente no trabalho remoto, o feedback é uma prática de extremo valor para o desempenho dos colaboradores.

Pelo menos uma vez por semana, reúna-se individual ou coletivamente com os profissionais para elogiar a performance deles e também apontar o que precisa ser melhorado.

6 – Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas

Principalmente se as equipes de trabalho estiverem em um momento de transição do modelo presencial para o remoto, é muito importante que o gestor se coloque sempre à disposição para sanar quaisquer dúvidas e orientar a atuação dos colaboradores.

Veja também: Transformação digital nas empresas: 3 exemplos para inovar!

Essas são as 6 dicas fundamentais para uma boa gestão de equipes remotas. O que você achou?

Tente implementar essas boas práticas na sua empresa e ajude os seus times a obter excelentes resultados nesse modelo de trabalho.

Um treinamento corporativo online por meio de uma plataforma EAD pode ser um ponto importante na gestão remota de colaboradores.

Agende agora mesmo uma demonstração gratuita com nossos especialistas e faça também um teste grátis!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy