nomes para eventos corporativos

Nomes para eventos corporativos: 6 dicas para criar e fixar na mente 

Escolher nomes para eventos corporativos não é uma tarefa fácil. Afinal, para intitular uma cerimônia ou festividade, é necessário ter certo cuidado para agradar o público e ser  compatível com o projeto. 

Por isso, o ato de nomear exige criatividade, planejamento e conhecimento sobre a audiência, entre outros quesitos. 

E qual a importância de dar nomes para eventos? 

Pois bem, essa tarefa serve para fixar na mente das pessoas a ponto de que não precise trocar o nome adiante. 

Lembre-se de que o sucesso de uma cerimônia começa pelo nome e identidade, portanto, pense bem antes de definir quais se enquadram ao seu negócio. 

Quer saber como fazer isso?

Neste artigo, você vai encontrar as peças fundamentais para a criação de bons nomes de eventos criativos. Então continue com a gente e boa leitura!

O que é naming? 

Com tradução literal para nomear, “naming” se refere a um conjunto de técnicas para desenvolver e criar nomes de eventos, produtos, serviços e projetos. Seu objetivo é diferenciá-lo de outras ações e gerar um retrato mental ao usuário. Por isso, é preciso considerar que a imagem e o som do nome são aspectos relevantes durante sua criação.

Logo, o processo de naming deve ser feito pensando em diferenciar uma marca perante sua concorrência, tornando-se um passo fundamental para o sucesso de um evento. 

Tipos de naming 

No mercado, existem 7 tipos de naming. Eles podem ser divididos em:

  • descritivos – nomes que transmitem o produto ou serviço, deixando bem claro o que significa a marca;
  • evocativos – nomes que utilizam metáforas e sugestões com potencial de fazer sucesso entre os consumidores;
  • inventados – nomes fantasiosos, mesmo que não tenham significado aparente com o evento;
  • lexical – aqueles que usam jogos de palavras, como frases, trocadilhos, onomatopeias e afins;
  • acrônimos – são siglas, na maioria das vezes, fáceis de memorizar;
  • geográficos – aqueles que representam um determinado local;
  • fundadores – que compõem o nome do fundador e da marca. 

6 dicas para escolher os nomes para eventos corporativos 

Agora que você já sabe a importância de dar nomes para eventos, listamos algumas dicas para colocar suas ideias no papel e criar de forma prática e assertiva. Confira!

1. Pense em nomes curtos 

Nomes curtos têm suas vantagens, pois são fáceis de lembrar e rápidos de pronunciar, além de que se acomodam melhor nas peças de marketing. Bons exemplos são TEDx e Inception. 

2. Busque por oportunidades de mercado

Existem muitas lacunas que podem ser preenchidas no mercado e que talvez sua persona esteja sentindo falta. Neste caso, é possível que seu evento se enquadre em um tipo pouco explorado, como feira de produtos artesanais, por exemplo.

Sendo assim, faça uma pesquisa de mercado sobre seu nicho, pois uma análise detalhada pode ajudá-lo a ter boas ideias e a direcionar sua comunicação.

Após a consulta, você pode até descobrir que existem eventos semelhantes. Então, a dica seguinte é transformadora para encontrar a oportunidade certa. 

3. Diferencie-se dos demais

Seja memorável! Observe os nomes dos seus concorrentes para não criar o “mais do mesmo”. Pense que, com um título criativo e bem posicionado, os participantes começarão a falar sobre seu evento, mas isso só funciona se você estiver presente na internet. Então, trabalhe com estratégias de divulgação do nome nas redes sociais e no site oficial.

4. Use o dicionário 

Sabia que um brainstorm pode ser um indício para encontrar bons nomes de eventos corporativos? Para isso, um dicionário pode ajudá-lo a descobrir sinônimos e expandir seu vocabulário. 

Um exemplo é o Lollapalooza, pois a palavra existe no dicionário e significa algo atraente. 

5. Considere as técnicas de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que objetiva otimizar os mecanismos de busca para que uma marca seja encontrada na internet. 

Neste caso, para usar SEO no mercado de eventos, usam-se ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o próprio Google, por exemplo. 

6. Verifique a disponibilidade do nome 

A pior situação é chegar a um título ideal e descobrir que ele já está sendo usado por outra marca. Sendo assim, ao encontrar bons nomes de eventos criativos, verifique se as URLs e os direitos legais estão disponíveis.

Mesmo assim, se você deseja muito um determinado nome e já existe certo domínio, é possível comprá-lo. Basta entrar em contato com o responsável para saber se deseja vendê-lo. Esse processo acontece legalmente, uma vez que muitos sites são antigos ou aposentados, e os donos não os usarão mais para empreender.

Vale ressaltar que a mesma dica serve para conferir as redes sociais. 

Leia também: Nomes para canal no Youtube: 9 dicas de como criar

10 sugestões de nomes para eventos 

Para criar um bom nome, pondere o segmento de um evento, priorizando referências que estejam associadas ao acontecimento. 

Entre os tipos de eventos corporativos, enquadram-se: simpósios, seminários, congressos, conferências, workshops, feiras, mesas-redondas, convenções, bootcamps, treinamentos, cursos, entre outros. 

Sendo assim, abaixo listamos alguns nomes criativos para eventos. Confira!

  • Ação Feminina;
  • Fórum do Empreendedorismo;
  • Reunião de acionistas;
  • Jornada das Empresas;
  • Salão da Indústria;
  • Fórum Internacional da Juventude;
  • Reunião Mundial de Executivos;
  • Do Zero ao Fluente;
  • Treinamento em Primeiros Socorros;
  • Programa de Tecnologia Avançada

Esses são alguns bons nomes para eventos corporativos. Mas fique calmo! Pegue um pedaço de papel e caneta, e escreva todas suas ideias que lhe vem à mente. Isso pode ajudá-lo a liberar sua criatividade. 

Crie seu evento com ajuda da EAD plataforma! 

Agora que você já sabe como criar bons nomes para eventos corporativos, que tal criar um curso online para orientar seus funcionários sobre sua festividade? 

Uma plataforma cheia de recursos é a EAD Plataforma. Aqui, você vai se beneficiar de: 

  • aulas ao vivo com chat;
  • assinatura com recorrência;
  • gestão de alunos;
  • certificados;
  • múltiplos professores;
  • ferramenta para criar provas.

Quer receber dicas de como turbinar seu EAD? Agenda uma demonstração sem compromisso!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy