aula de dança pela internet

Como dar aula de dança pela internet? Descubra!

Dançar é uma prática que alivia a alma, traz alegria para o coração e deixa a vida mais leve. Não é para menos que muita gente está procurando aula de dança pela internet.

Afinal, com a vida corrida nem sempre temos condições de ir até um estúdio para ter aulas presenciais. Em vista disso, esse se tornou um nicho muito atrativo no mercado.

Principalmente depois da chegada da pandemia, que fez muitas pessoas buscarem na dança dentro de casa aliviar o estresse e outros sintomas causados pelo isolamento social.

E se você quer saber como dar aulas de dança online, veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber.

Como dar aula de dança pela internet?

Por mais que pareça simples, dar aula de dança pela internet requer alguns cuidados para que você se destaque. Abaixo vamos dar 8 dicas práticas para você arrasar. Confira!

1 – Encontre um espaço bem iluminado

Um dos grandes desafios que os profissionais de dança enfrentam na hora de dar aulas online é encontrar um espaço amplo e bem iluminado.

Há basicamente duas alternativas. Uma é ter uma sala de aula particular somente para fazer isso. Outra é escolher um cômodo da casa para transformar no seu estúdio de dança.

A boa iluminação é fundamental para que o aluno acompanhe os seus passos e consiga realmente aprender mesmo à distância.

Lembre-se que a câmera precisa captar a imagem completa do seu corpo. Com o tempo, invista em luzes e tripés para deixar ainda mais profissional suas aulas.

2 – Crie um material bem explicativo para o aluno

O ideal é que você faça uma página na internet e dentro dela crie um tutorial sobre como o aluno pode acessar as aulas, para que ele tenha uma experiência positiva.

Se você quiser, dá para dar dicas nesse material de como ele pode ajustar o espaço, a câmera e ter mais tranquilidade no momento das aulas.

Até porque, o aluno dentro de casa pode ser atrapalhado a qualquer momento por outros moradores, então esse tutorial servirá de guia sobre como ele deverá agir.

Leia também:

3 – Faça um bom plano de aulas

O plano de aulas é fundamental para que seu aluno evolua constantemente e sinta-se motivado a continuar. Essa é uma dica que vale para qualquer aula recorrente.

Portanto, transfira os conceitos, movimentos e consciência corporal da aula presencial para a aula online para deixar o aprendizado mais fluido e transformar as informações em conhecimento de fato.

4 – Quebre o gelo antes do início das aulas

Uma aula online não é exatamente igual a uma aula presencial. Afinal, de certo modo você está entrando na casa da pessoa por meio de um aplicativo ou site.

Isso pode trazer uma espécie de desconforto para o aluno, por isso, o ideal é logo no início da aula quebrar o gelo.

Como? Pode ser através de uma conversa do cotidiano ou então uma atividade de alongamento. Se as aulas forem para crianças, as dinâmicas lúdicas como pedir que mostre o seu espaço com brinquedo ajudam bastante elas a se soltarem.

5 – Motive os seus alunos

O que fará os seus alunos esperarem pela próxima aula é a motivação. Se eles estiverem desmotivados, com o tempo certamente vão evadir. E não é esse o seu desejo.

Por isso a aula precisa trazer aprendizado, convivência e ao mesmo tempo fazer com que o aluno se divirta. Nesse sentido, o conteúdo não pode ser fácil a ponto de desmotivar o aluno e nem tão difícil para que ele não se sinta incapaz.

O ideal é que o conteúdo o desafie. Por isso, uma dica é fazer exigências ou desafios individuais. Para quem tiver mais facilidade, por exemplo, você pode pedir dois giros ao invés de um. Tudo isso ajuda a motivar a turma.

6 – Esteja presente nas redes sociais

Outro ponto que merece atenção é em relação à divulgação da sua aula de dança pela internet. Lembre-se que você precisa estar presente em todas as redes sociais.

Ministrar bem uma aula é fundamental, mas se você não divulgá-la, não terá como ganhar dinheiro trazendo mais alunos para o seu negócio. Por isso, a divulgação é essencial.

Então monte uma página em todas as redes sociais, faça publicações constantes, divulgue vídeos falando sobre alguma novidade, enfim, use a criatividade.

Quer saber como gerenciar as configurações do seu site? Então não deixe de ver o vídeo abaixo 👇

7 – Ofereça possibilidades de pagamento para seus alunos

O pagamento também é um fator que você precisa se atentar. Afinal, para que o aluno se sinta seguro em relação às suas aulas é fundamental que o pagamento seja em um local protegido.

Desse modo, amplie os horizontes, e oferte várias formas de pagamento para os seus alunos. São muitas as possibilidades. Por exemplo, ele pode te pagar por pix, cartão de crédito, débito ou até mesmo boleto bancário.

Dependendo da plataforma que você escolher dá até mesmo para oferecer pagamentos recorrentes, tipo Netflix. Isso abre o leque de possibilidades, uma vez que você pode criar planos anuais mais diferenciados.

8 – Escolha uma boa plataforma para ministrar suas aulas

Por fim, a última dica que damos é que você escolha uma boa plataforma para ministrar suas aulas online. Isso faz uma grande diferença, pode acreditar.

Uma coisa é você ser um bom professor com uma aula amadora, outra é ter uma aula extremamente profissional. 

Tão importante quanto o ambiente que você escolher é a plataforma. E uma das alternativas é a EAD plataforma que oferece muitos recursos.

Só para ter uma ideia você pode dar aulas ao vivo por chat, concentrar os seus pagamentos por lá em um ambiente altamente seguro, criar grupos e turmas podendo importar até 1 mil alunos de uma única vez e muito mais.

Além disso, você pode criar promoções oferecendo cupons de desconto, aplicar provas, emitir certificados e até mesmo criar fóruns para gerir os conteúdos.

Com certeza essa é a melhor maneira de deixar a sua aula de dança pela internet muito mais profissional, e como resultado atrair muito mais alunos.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy