carreira em w

Carreira em W: descubra o que é, por que implementar e 5 dicas de como adotar esse modelo

O capital humano é um dos recursos mais valiosos que uma empresa pode ter. Sendo assim, é muito importante demonstrar que a organização valoriza seus talentos e se preocupa com o desenvolvimento profissional deles.

E uma das formas de fazer isso é a partir da construção de um sólido plano de carreira, capaz de incentivar o crescimento dos colaboradores e viabilizar a jornada de ascensão deles dentro da empresa.

Existem diferentes formas de criar um plano de carreira. O mais tradicional consiste em uma linha reta, a qual o colaborador percorre durante a sua trajetória na empresa começando em cargos menores e subindo gradativamente até atingir cargos mais altos – geralmente de liderança.

Com o passar dos anos, esse modelo mais linear foi se mostrando insuficiente para atender às novas demandas do mercado e as empresas passaram a utilizar o plano de carreira em Y. Este dá ao colaborador a opção de, em um certo momento da sua trajetória, escolher entre ascender via cargos gerenciais ou de especialização técnica.

E, apesar de a carreira em Y ainda ser uma boa opção para muitas empresas, há ainda um outro modelo que também vale a pena conhecer e que será o foco deste artigo: o plano de carreira em W.

Convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo para descobrir o que é plano de carreira em W e quais as vantagens desse modelo de ascensão para a empresa e para os colaboradores.

Além disso, você confere também exemplo de carreira em W e algumas dicas essenciais de como implementar esse tipo de plano na sua organização:

  1. Avalie a atual estrutura hierárquica da organização;
  2. Defina os mecanismo para avaliação de desempenho dos colaboradores;
  3. Faça um mapeamento do perfil dos colaboradores;
  4. Crie um programa de treinamento;
  5. Monte um Plano de Desenvolvimento Individual para cada funcionário.

O que é plano de carreira em W?

Podemos definir o que é plano de carreira em W como uma estratégia composta por diferentes elementos e que busca garantir para os colaboradores maior flexibilidade e dinamismo em sua jornada de ascensão na empresa.

Se na carreira em Y o funcionário precisa escolher entre ascender para cargos gerenciais e de liderança ou seguir carreira como especialista técnico em alguma área de interesse, na modalidade em W ele pode se dedicar simultaneamente a esses dois caminhos.

O conceito de carreira em W foi criado com o objetivo de oferecer para os funcionários a oportunidade de assumir cargos de liderança mas sem deixar de lado a especialização técnica e continuar “colocando a mão na massa”, não limitando a sua atuação apenas a liderar pessoas. A carreira em W é mais abrangente e menos limitada, pois possibilita uma ascensão flexível.

Em empresas que aderem a essa modalidade de plano de carreira, o colaborador pode se tornar líder de uma equipe ou departamento sem abrir mão de se especializar e aprofundar seus conhecimentos técnicos em determinadas áreas com as quais ele tem mais afinidade. O funcionário pode ser um gestor e um especialista ao mesmo tempo.

O plano de carreira em W surge da necessidade imposta pelo mercado de contar com talentos altamente capacitados do ponto de vista técnico, mas que também saibam liderar pessoas, gerenciar processos e tomar decisões de impacto coletivo.

Leia mais: Tipos de plano de carreira: entenda como funciona cada um

Veja mais sobre o plano de carreira em W, neste vídeo da ADAMA:

Quais as vantagens do plano de carreira em W?

A implementação de um plano de carreira em W pode trazer uma série de vantagens tanto para a empresa como para os próprios colaboradores.

Ao oferecer para os talentos da organização a possibilidade de assumirem cargos maiores sem precisar escolher entre gerência e especialização técnica – mas sim dando a eles a oportunidade de conciliar esses dois caminhos – a empresa mostra que valoriza seus colaboradores e que se importa com o desenvolvimento deles.

Dessa forma, a empresa consegue reter os seus talentos e construir equipes de trabalho capacitadas, engajadas em suas funções, motivadas e satisfeitas em trabalhar em uma organização que reconhece o valor de seus funcionários e que quer vê-los crescer junto com a empresa.

Outra vantagem da carreira em W é a possibilidade de desenvolver profissionais com habilidades multidisciplinares, sendo capazes de assumir diferentes responsabilidades e tarefas na organização.

Esse modelo permite que os colaboradores tenham acesso a oportunidades para se especializarem em diferentes áreas e atuarem em nichos variados, obtendo uma  visão muito mais ampla dos negócios.

O plano de carreira em W também favorece a imagem da empresa no mercado. Ela passa a se posicionar como uma boa empregadora, se tornando um lugar em que os melhores talentos vão querer trabalhar.

Além das vantagens que mencionamos até aqui, a criação de um plano de carreira em W também pode favorecer a sua empresa e os colaboradores em outros aspectos.

Mais vantagens da carreira em W:

  • Flexibilização e clareza sobre a jornada de ascensão;
  • Possibilidade de desenvolver novas competências;
  • Colaboradores alocados em tarefas compatíveis com suas habilidades e interesses;
  • Maior produtividade;
  • Maior capacidade dos funcionários para enfrentar cenários de adversidade;
  • Equiparação entre técnicos especialistas e líderes;
  • Rompimento de estruturas hierárquicas rígidas;
  • Criação de cargos mais coerentes às necessidades da empresa;
  • Fortalecimento da competitividade;
  • Mão de obra mais qualificada e capacitada para tomar decisões importantes.

O plano de carreira em W é uma das várias opções possíveis para as empresas. conheça mais algumas:

Veja mais: ​​Como fazer um plano de carreira? 4 passos indispensáveis para começar

Exemplo de carreira em W

Agora que você já conhece o que é o plano de carreira em W  e as vantagens que esse modelo oferece, que tal conferir alguns exemplos em que esse modelo de jornada de ascensão se aplica?

Tendo em vista que a carreira em W oferece ao colaborador a possibilidade de seguir dois caminhos simultâneos – o de especialista técnico e o de gestor -, o cargo de gerente de projetos se enquadra nessa modalidade.

O profissional que ocupa a posição de gerente de projetos precisa, ao mesmo, ser capaz de gerenciar a equipe envolvida no projeto – delegando tarefas e monitorando o desempenho dos colaboradores – e ser um especialista na área-foco do projeto em questão.

O consultor comercial também é um exemplo de aplicação do plano de carreira em W. Quem ocupa esse cargo em uma organização precisa desenvolver habilidades de gestão de pessoas para orientar os vendedores que estão sob o seu comando.

Ao mesmo tempo, esse profissional precisa ter o domínio técnico necessário e um nível de especialização para esclarecer questões práticas sobre o processo comercial.

Outro exemplo de carreira em W é a de um diretor jurídico. Além de ser um especialista em Direito corporativo, o profissional que assume esse cargo precisa lidar com questões relacionadas à coordenação de equipes, esclarecimento de processos e do impacto deles na organização, etc.

Um caso real e que pode ajudar a ilustrar com mais clareza o plano de carreira em W é o Project Oxygen. Trata-se de uma pesquisa interna realizada pela Google que buscava investigar a necessidade de gestores nas equipes de desenvolvedores.

A pesquisa concluiu que, além da qualificação técnica, os engenheiros de software precisam também desenvolver competências de liderança e gestão de equipes.

Como montar um plano de carreira em W?

Como você pôde conferir até aqui, o plano de carreira em W oferece aos colaboradores diferentes oportunidades de crescimento profissional, tornando-os mais preparados para assumir tanto cargos técnicos como os gerenciais.

A intenção é fazer com que os profissionais que chegarem às posições mais altas na organização tenham os conhecimentos técnicos específicos da área em que atuam e também sejam dotados de habilidades de gestão e liderança.

Tendo isso em vista, confira a partir de agora algumas dicas de como montar um bom plano de carreira em W na sua empresa.

1 – Avalie a atual estrutura hierárquica da organização

Antes de efetuar qualquer mudança nas políticas de promoção e plano de carreira da empresa, é importante entender como é a estrutura hierárquica hoje.

Avalie como os cargos são distribuídos, as competências necessárias para assumi-los e qual é o caminho que os colaboradores precisam tomar para ascender na empresa.

2 – Defina os mecanismo para avaliação de desempenho dos colaboradores

A escolha do profissional para subir de cargo na empresa deve ser feita com base em critérios objetivos.

Portanto, após entender como a estrutura hierárquica se dá atualmente, estabeleça os mecanismos e métricas para avaliar o desempenho dos colaboradores para que eles possam ser considerados a assumir cargos maiores na empresa.

Para aqueles que querem ter uma boa gama de opções para escolher a melhor forma de avaliação de desempenho de seus colaboradores, recomendamos este vídeo da Siteware:

3 – Faça um mapeamento do perfil dos colaboradores

Para criar um bom plano de carreira em W, é necessário também entender as ambições e expectativas dos funcionários. Nesse sentido, procure mapear o perfil dos colaboradores de modo a identificar suas aptidões e as áreas do negócio pelas quais há maior preferência.

Dessa forma, o setor de RH consegue ter uma noção mais clara sobre as perspectivas dos profissionais e promover um alinhamento mais eficaz com as perspectivas da organização.

4 – Crie um programa de treinamento

Ajudar os colaboradores a desenvolverem as competências necessárias para assumir cargos de especialização técnica e de liderança é essencial para a implementação de um plano de carreira em W.

Desenvolva um programa de treinamento para que os funcionários possam aprender novas habilidades em áreas diferentes e terem maior clareza sobre qual direcionamento dar para a sua carreira na empresa.

Leia também: Questionário Levantamento de Necessidades de Treinamento: 15 perguntas para usar

Uma forma ágil e prática de fornecer treinamento aos colaboradores é por meio de cursos a distância, via internet.

Conheça uma plataforma EAD corporativa que vai ajudar você nessa missão:

5 – Monte um Plano de Desenvolvimento Individual para cada funcionário

Para ajudar os colaboradores a trilharem o caminho da ascensão na empresa, monte para cada um deles um Plano de Desenvolvimento Individual.

Neste documento, elaborado em conjunto com gestores e com o próprio colaborador, deverão constar todos os direcionamentos, ações e prazos para que o profissional aprimore suas habilidades e desenvolva as competências necessárias para alcançar seus objetivos profissionais na organização.

Bom, ficou claro para você o que é, como funciona, as vantagens e como implementar um plano de carreira em W?

Procure aplicar essa modalidade na sua empresa e concilie qualificação técnica e liderança, alinhando os interesses e expectativas da empresa aos de seus colaboradores.

A capacitação dos colaboradores não pode faltar, se você deseja que o plano de carreira de sua empresa funcione adequadamente. E o ensino a distância (EAD) é uma solução ágil, prática e econômica para quem deseja ter sucesso na gestão de pessoal. 

A EAD plataforma é uma ferramenta EAD corporativa que oferece diversas funcionalidades, conheça:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Área de gestão de alunos;
  • Emissão de certificados;
  • Provas e exercícios online.

Quer saber mais? Então, marque agora mesmo uma apresentação e faça um teste grátis para conhecer como tudo funciona na prática!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy