como dar aulas de português para estrangeiros online

Como dar aulas de português para estrangeiros online? 5 dicas para adotar já!

Saber como dar aulas para estrangeiros online não tem uma fórmula secreta, porém, alguns itens quando, juntos, podem funcionar com mágica: conhecimento aprofundado sobre idiomas, didática, infraestrutura, organização e dedicação. Além do acesso à Internet, é claro. 

Segundo dados do IBGE, o desemprego no Brasil atingiu mais de 13 milhões de pessoas em 2020.  Essa elevada quantidade de profissionais desocupados foi a maior já registrada desde o início de sua série histórica, em 2012, uma piora acentuada com a crise mundial de saúde imposta pela Covid-19. 

Ao mesmo tempo, a pandemia impulsionou a criatividade e a adesão a outros métodos de trabalho, como o remoto, além da necessidade das pessoas se educarem e aperfeiçoarem suas habilidades em casa. 

Diante desse cenário, as aulas pela Internet ganharam força sem igual. Para aproveitar esse momento e melhorar sua renda mensal, entender como dar aulas de português para estrangeiros online representa uma excelente ideia. 

Para saber tudo sobre o tema, não desgrude deste texto. Boa leitura!

Afinal, como dar aulas de português para estrangeiros online? 5 hacks

Invista em uma boa conexão com a Internet 

Hoje, a principal preocupação e reclamação dos professores é ter velocidade e bom alcance de  Internet. Não é para menos. Afinal, essa ferramenta é essencial para dar uma aula fluida e sem interrupções. 

Para garantir que a experiência de seu aluno seja priorizada e, assim, oferecer videochamadas de alta qualidade, você deve verificar se possui as seguintes configurações mínimas: 400kbps / 400kbps.

Converse com seu aluno antes de programar as aulas  

Um estudante holandês tem uma experiência e um estilo de vida, enquanto um americano tem outros, certo? Para criar o seu conteúdo e oferecer exemplos reais e mais cotidianos para o aluno, é crucial conversar com ele, conhecer seus hobbies, área de atuação e hábitos. 

Essa conversa também é importante para avaliar o nível de conhecimento no idioma, conhecer os objetivos e descobrir em que situações ele vai precisar falar português. 

Pense fora da caixa 

Além de boa Internet e conversar com o aluno para alinhar expectativas, saber que tipo de conteúdo abordar e testar seu conhecimento, para entender como dar aulas de português para estrangeiros online é vital lançar mão de vários recursos. Ou seja: pensar fora da caixa. 

Basta pensarmos que o apelo visual no aprendizado é primordial, principalmente para o aluno que tem muito pouco conhecimento sobre a língua. 

Sendo assim, é importante usar e abusar de infográficos, apostar em e-books e oferecer chats online. Os chats são fundamentais para que seu aluno tire suas dúvidas e, de quebra, são bastante funcionais para que você avalie a sua escrita. 

Outro modo de promover a interação e aprofundar os laços com seu estudante é indicar séries brasileiras que mostrem a cultura e os hábitos nacionais. Recomende  alguma para ele e sugira debater sobre ela na próxima aula. 

Domine a língua do seu aluno 

Você só saberá, de fato, como dar aulas de português para estrangeiros online com sucesso se dominar o idioma de seu aluno. 

Pode soar como exagero, mas não é. Basta pensarmos que muitas pessoas se mudam para o Brasil e tem zero conhecimento sobre nossa língua. Como você se comunicará com ela? Você pode até conseguir, mas as aulas serão mais monótonas e desestimulantes, dois pontos cruciais para que ela desista e busque por outro professor. 

Leia também:

Seja organizado e se atente aos detalhes 

As aulas online exigem mais atenção, organização, foco e atenção aos detalhes. Afinal, você precisará acompanhar a evolução de seus alunos, disponibilizar materiais, tirar dúvidas e, é claro, receber o pagamento. Tudo isso virtualmente. 

Ou seja, se você não for uma pessoa organizada e detalhista, poderá se perder nesses processos, atrapalhar a experiência de seus alunos e ter a sua performance prejudicada. 

Como dar aulas de português para estrangeiros online?  Dica extra 

Por último, mas não menos importante, segue uma dica extra fundamental para que você dê aulas online excelentes: escolha uma boa plataforma. 

Há diversas no mercado e, a escolha ideal, dependerá de seus objetivos, perfil dos estudantes, tipo de conteúdo, frequência de aulas e outras questões. 

Para quem está começando agora, uma sugestão é usar o Instagram ou o Youtube para alcançar e atrair alunos em potencial. 

Porém, se quiser complementar essa estratégia e mostrar todo o profissionalismo necessário para fidelizar sua base de estudantes, investir um ferramenta, como a EAD Plataforma, que permite que você tenha todo o controle de suas aulas, dívida conteúdos, disponibilize chats, fóruns, que aplique testes , emita certificados e receba pagamentos, pode fazer toda a diferença em sua carreira e também no bolso!

Para saber como funciona a EAD Plataforma, conferir seus recursos e avaliar se ela combina com sua meta e orçamento, nada melhor do que experimentá-la gratuitamente (por sete dias)! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy