como montar cronograma de curso

Saiba de uma vez como montar um cronograma de curso!

Você quer montar um cronograma de curso, mas não sabe por onde começar? Então você veio ao lugar certo. Neste artigo vamos mostrar tudo o que você precisa saber.

Afinal, pode parecer complexo, mas criar um curso online bem roteirizado não é nada muito difícil. Todavia, exige tempo e disciplina da sua parte.

Vale dizer que um curso bem estruturado com um bom cronograma possui mais chances de atrair pessoas interessadas e consequentemente gerar mais lucro.

Inclusive, o bom cronograma é um dos maiores segredos para que o seu curso seja um verdadeiro sucesso de vendas. Veja como fazer!

O que é cronograma de curso?

Cronograma de curso é a roteirização daquilo que você vai passar para o aluno. Ou seja, as aulas que serão disponibilizadas, os módulos e quanto tempo cada um deles vai durar.

Dependendo do curso você pode determinar prazos de entrega para que sejam aplicadas provas, ou então deixar essa questão livre se a ideia é dar acesso vitalício para o seu aluno.

Independentemente do formato que você escolher, saiba que criar o cronograma é muito importante para que o curso seja fluído e atrativo para o aluno.

Como criar um cronograma de curso?

Agora que já mostramos o que é, vamos falar como você pode criar um cronograma para o seu curso para que ele seja um verdadeiro sucesso

1 – Defina o tema do seu curso

O primeiro passo é definir o tema do seu curso. Lembre-se que você precisa dominar o assunto. Por isso não se aventure em um campo do conhecimento no qual você não conhece.

Definido o tema é importante pesquisar no Google Trends qual é o nível de procura deste tópico. Até porque uma pequena mudança de palavra pode ajudar bastante a ranquear o seu curso no Google.

Assim sendo, dentro do tema que você escolheu verifique quais são os termos mais procurados para colocar como o nome do seu curso.

2 – Crie os módulos

Antes de pensar nas aulas é preciso avaliar quais serão os módulos do seu curso. Inclusive, você pode vender os módulos de forma separada.

Se o seu curso for muito avançado é possível dividir os módulos em: básico, intermediário e avançado. Assim você pode criar aulas dentro de cada um desses módulos e vendê-los separadamente para seus alunos.

Essa é uma maneira de gerar mais engajamento, sendo que você pode emitir certificados ao final de cada um desses módulos, o que estimula o aluno a aprender de forma gradual e seguir adiante com os estudos.

Leia também:

3 – Pense nas aulas dentro de cada módulo

Depois de criar os módulos é preciso pensar na quantidade de aulas que você terá dentro de cada um deles. Se a ideia é trabalhar três grandes módulos, você pode criar sub-módulos e então aulas menores.

Uma boa dica para cursos online é não desenvolver aulas muito longas. Pense em algo com duração de no máximo trinta minutos. Além disso, crie aulas dinâmicas para não entediar muito os alunos.

Nesse momento é importante criar um roteiro para todas as aulas. Então essa é uma etapa que demanda um planejamento um pouco mais demorado.

4 – Defina o tempo de duração do seu curso

Você pode disponibilizar as aulas do seu curso todas de uma única vez ou então dar acesso aos poucos. Tudo depende da estratégia que você pretende seguir.

Por exemplo, dá para criar um curso com uma duração de 12 meses e você disponibiliza um módulo por mês para seus alunos. Isso é muito usado por quem quer fazer venda de cursos com pagamento de mensalidades ao invés de uma única compra.

Se a ideia é seguir dessa forma, você pode criar um cronograma das aulas que podem ser disponibilizadas diariamente ou semanalmente.

Só para ilustrar, se você tem 50 minutos de conteúdo semanal, dá para pensar em vídeos diários de dez minutos para deixar o curso ainda mais dinâmico.

Quer saber como você pode configurar os vídeos do seu curso na Vimeo para deixá-los ainda mais profissionais? Então confere esse vídeo que fizemos 👇

5 – Crie exercícios e tarefas para cada aula

Outra questão que é preciso pensar na hora de desenvolver o cronograma do seu curso é nas tarefas e exercícios. Até porque é isso que o deixará mais dinâmico.

Entenda que não é pelo fato dele ser online que você não pode interagir com o aluno. Hoje existe muita maneira de criar essa interação.

Ela pode ser feita através da plataforma na qual você está oferecendo o curso, ou então disponibilizando o número do WhatsApp e redes sociais para o aluno.

Pense em como você pode anexar as atividades e quais serão os melhores canais para que os seus alunos entrem em contato para tirar as dúvidas.

6 – Ofereça vários canais de comunicação

É importante esclarecer que uma maneira de engajar os seus alunos com o seu curso é ampliar a quantidade de canais de comunicação.

Você pode ter um chat em tempo real para que ele tire as dúvidas, ou até mesmo criar um WhatsApp comercial ou e-mail para facilitar a comunicação.

Quando o aluno compreende que ele tem um canal aberto com você, dificilmente ele evadirá, e ficará mais fácil dele comprar módulos mais avançados se essa for a sua intenção.

7 – Escolha bons recursos tecnológicos

Por fim, um dos pontos que você precisa pensar na hora de montar o cronograma do seu curso são os recursos tecnológicos que você vai oferecer.

Se a plataforma na qual o curso está sendo oferecido é intuitiva e o aluno pode entrar em contato por diversos canais, ele aprenderá de maneira muito mais fácil.

No entanto, se você não trabalha com uma boa plataforma, não oferece um chat para que o aluno tire suas dúvidas, o resultado é que ele tende a abandonar o curso. 

E uma boa plataforma disponível é a EAD plataforma. Você pode criar o seu curso e oferecer os mais modernos recursos para o seu aluno.

Além disso, por ser um ambiente altamente intuitivo, é muito mais fácil de elaborar o seu cronograma e encantar de vez o seu cliente. Faça hoje mesmo um teste sem compromisso.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy