laptop aberto para como trabalhar no mercado digital e empreendedorismo digital

Quer aprender como trabalhar no no mercado digital? Conheça 5 profissões!

A internet é um grande espaço de efervescência econômica que vem se consolidando desde o início da sua popularização na década de 90. Não por acaso, cada vez mais pessoas buscam no ambiente online uma oportunidade de renda. Mas, afinal, como trabalhar no mercado digital?

Principalmente nos últimos anos, inúmeras pessoas devem ter se feito essa pergunta como forma de driblar os obstáculos da pandemia do novo coronavírus. Afinal, nesse período, migrar para o digital virou mais do que uma tendência, mas também uma necessidade.

Por exemplo, no primeiro ano da pandemia, cerca de 87,5% das empresas brasileiras aceleraram sua transformação digital. E mais: 54% dos empreendedores digitais ativos hoje no país deram o pontapé inicial nos negócios a partir de 2020. Os dados são da Dell Technologies e da Spark Hero, respectivamente. 

Portanto, diante dessas novas tendências, preparamos esse conteúdo explicadinho com 5 opções de como trabalhar no mercado digital. Ficou curioso? Continue a leitura até o fim para saber mais! 

Como trabalhar no mercado digital? 5 opções

1. Criador de conteúdo

A criação de conteúdo é uma excelente porta de entrada no mercado digital, principalmente, por causa do leque de opções que existem nesse caminho. Isso porque, quando falamos de conteúdo, o termo abraça diversas modalidades, como:

  • vídeos;
  • podcasts;
  • artigos para blogs;
  • e-books, dentre outros.

Por exemplo, se você é bom na escrita, é possível utilizar esse talento para criar um blog próprio e monetizá-lo por meio de anúncios pagos que serão divulgados em seu domínio. Há também a opção de você oferecer serviços freelancers de redator SEO? Mas como isso funciona?

SEO é a sigla para o termo inglês Search Engine Optimization. Esse conceito representa um conjunto de estratégias e artifícios utilizados na produção de conteúdo para que ele receba um bom rankeamento no Google. 

Sendo assim, a dinâmica de mercado de um redator SEO é produzir conteúdos, como artigos para blogs comerciais ou vídeo nos YouTube, para empresas exporem sua marca na primeira página do Google. Afinal, não é nada mal comercialmente ver sua marca nesta vitrine que são as primeiras posições do maior buscador da internet, não é verdade?

Além dessas opções, quem sabe você não tem o talento para lançar um podcast, canal no YouTube ou página em redes sociais com grande engajamento do público? 

Essa é a oportunidade de ganhar dinheiro com patrocínios ou até remuneração por parte das plataformas, como acontece em alguns casos.

2. Gerenciamento de redes sociais

As redes sociais são consideradas umas das principais vitrines comerciais no ambiente digital. Sua extrema popularidade a configura como um cenário perfeito para divulgação de marcas e uma interação mais direta com seu público-alvo

Diante desse quadro, inúmeras empresas criam uma área de gerenciamento de redes sociais profissional para organizar e executar todo o planejamento de marketing em mídias como Facebook, Twitter, Whatsapp, Instagram, Linkedin e YouTube

Como é um trabalho 100% voltado à internet, ele pode ser realizado de maneira remota tanto por um freelancer, como colaborando formalmente com a área de mídias sociais das organizações

As tarefas consistem, basicamente, na: 

  • elaboração do planejamento estratégico, como definição dos canais de interação mais eficazes e tipos de conteúdos que geram mais engajamento;
  • criação dos conteúdos, como fotos e legendas; 
  • o agendamento das postagens para horários estratégicos e de alta visibilidade;
  • e monitoramento de resultados por meio de métricas.

3. Desenvolvedor web

Se tem uma carreira que decolou durante a transformação digital, essa foi a de desenvolvedor web. Para se ter uma ideia, a oferta de vagas para essa profissão no mundo deve crescer mais que o dobro da média de todas as outras até 2029, segundo estimativa da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos EUA.

De forma simplificada, o profissional dessa área trabalha ativamente no desenvolvimento de websites. Ele planeja o formato, constrói por meio de códigos de programação e é responsável por toda a manutenção para manter o domínio no ar.

Se o profissional é um desenvolvedor web front-end, ele cuida de toda a camada gráfica e outros elementos do site que são visíveis para o usuário. Já o back-end é responsável pela segurança de dados e pelo servidor que hospeda o website.

A demanda para esse tipo de vaga, como acontece na área de programação, são altas e a remuneração, em geral, é bem atraente.

>>> Para mais informações do que faz e quanto ganha um programador, confira o vídeo abaixo:

4. Loja virtual

Para quem trabalhava no varejo até o início da pandemia da Covid-19 e buscava meios de como trabalhar no mercado digital, o e-commerce foi uma oportunidade de ouro para dar prosseguimento ao seu trabalho.

E o crescimento dessa modalidade de empreendimento pode ser mostrado em números: a estimativa é que o setor tenha fechado 2021 com R$ 304 bilhões de faturamento, 38% a mais que os ganhos de 2020, segundo a CNC.

Além disso, vale salientar a praticidade desse formato de comércio, pois não há a necessidade de se preocupar com custos relativos a aluguel e, às vezes, nem mesmo de estoque. Técnicas como o dropshipping permitem que o comerciante venda produtos por meio de revendas sem a necessidade de já ter o produto em mãos.

Além disso, a internet tem espaços bem atraentes para o varejo, como as redes sociais, o marketplaces e até mesmo soluções como o Google Meu Negócio.

5. Vender curso online

Fechamos nossa lista de como trabalhar no mercado digital com o segmento de educação. Aqui, queremos mostrar para o empreendedor as vantagens de investir na elaboração de um curso online de qualquer natureza, como: 

Afinal, a Educação à Distância (EAD) consolidou-se de vez mundo afora nos últimos anos e a tendência é de mais crescimento para esse ano. Afinal,  espera-se que em 2022 o número de alunos matriculados em cursos online de Ensino Superior seja maior que o número de estudantes no ensino presencial, segundo o Educa Insights

E essa é uma tendência que se espalha para todas as áreas. Com certeza você já se inscreveu, ou conhece alguém que o fez, em cursos online de qualquer segmento, desde uma especialização profissional até os cursos de idiomas.

E o melhor: já há disponíveis plataformas com toda a estrutura já pronta e que oferecem recursos pedagógicos diversos para que o empreendedor possa usufruir e divulgar para alunos em potencial.

>>> Saiba mais sobre como vender e divulgar seu curso online:

Portanto, ficou interessado em vender um curso online? A EAD Plataforma tem os recursos com as soluções certas e é uma ótima ferramenta para quem busca como trabalhar no mercado digital de educação.. 

Faça o agendamento de uma demonstração personalizada para conhecer mais detalhes da nossa estrutura para montar suas aulas onlines! Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy