Conheça tudo sobre conselho de classe e aprenda como organizar um agora mesmo!

No Brasil, o conselho de classe é bem comum nas instituições de ensino. Nela são avaliados o desempenho dos alunos, professores e todos os profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da instituição. 

Os conselhos de classe são importantes pois oferecem um momento para reflexão sobre o ensino e possíveis formas de corrigir problemas e enfrentar desafios na aprendizagem escolar.

Até porque, um estudo da Unicef constatou que em 2019, 2,1 milhões de estudantes foram reprovados no Brasil, mais de 620 mil abandonaram a escola e mais de 6 milhões estavam em distorção idade-série.

Desse modo, é muito importante a constante avaliação do que é oferecido aos alunos e o desenvolvimento de métodos para melhorar os resultados de quem precisa, buscando sempre a diminuição da evasão escolar.

Mas será que você sabe como organizar um conselho que seja realmente efetivo para esses objetivos?  

Neste artigo você vai aprender tudo sobre o assunto: o que é o conselho de classe escolar, quais seus principais objetivos e ainda vai descobrir como organizar um e como fazer a ata ou registro de classe.

Gostou? Então continue a leitura!

O que é conselho de classe escolar?

O conselho de classe é uma reunião com professores e gestores de uma instituição de ensino a fim de avaliar o seu desempenho, bem como o desempenho dos alunos durante o período letivo. 

Os conselhos podem acontecer bimestral, trimestral ou semestralmente, de acordo com a organização da instituição, e seguem o Projeto Político Pedagógico (PPP). 

É a partir do conselho que eventuais problemas da instituição ou do processo de ensino e aprendizagem podem ser discutidos, gerando um plano de ação para que sejam resolvidos. 

Qual o objetivo do conselho de classe?

Os principais objetivos do conselho de classe são avaliar: 

  • O desempenho dos alunos;
  • A efetividade dos professores;
  • A atuação da gestão escolar da instituição de ensino;
  • As necessidades de atualização das metodologias de ensino;
  • As necessidades de atualização do currículo escolar.

A reunião deve partir desses objetivos para montar um plano de ação com as ações necessárias para melhorar cada um, baseado no que foi possível analisar nos períodos anteriores.

Além disso, a periodização do conselho escolar também serve como métrica de avanço. Ao analisar as atas dos conselhos anteriores é possível avaliar como está a implementação das soluções e se elas de fato são eficazes ou se é necessário um ajuste de rota. 

Isso é muito bom para a instituição, afinal, quer um investimento de marketing melhor do que o desempenho alto dos alunos? 

Conselho de classe: como funciona? 

Agora que você já sabe o que é e quais os principais objetivos, chegou o momento de aprender como funciona o conselho de classe, ou seja, como organizar um na sua escola. 

Como organizar o conselho de classe?

O site da Secretaria de Educação do Paraná sugere que o conselho de classe seja organizado em 3 momentos:

  • Pré-conselho: momento de diagnóstico, em que ocorre o levantamento de dados sobre o ensino e envio aos professores para análise comparativa do desempenho dos estudantes;
  • Conselho: discussão dos dados levantados, análise conjunta e proposição de ideias;
  • Pós-conselho: momento em que as soluções propostas são colocadas em prática.

Se quiser apostar em uma gestão democrática na escola, é interessante convidar representantes também de alunos e responsáveis para serem ouvidos. 

Eles podem participar em momentos específicos da reunião ou então suas impressões podem ser coletadas antes da reunião e apresentadas no dia. 

Ao final, é essencial realizar uma ata para registrar tudo o que foi discutido. Se você não sabe como realizá-la é sobre isso que vamos falar a seguir.

Como fazer a ata ou registro de classe?

A ata ou registro de classe é um resumo do que foi discutido no conselho. Esse documento é muito importante para registrar o que foi abordado, para definir as soluções que serão aplicadas e também para servir de métrica de desempenho, devendo ser avaliado e comparado com as atas anteriores e as seguintes. 

Para fazer a ata de classe, é preciso incluir:

  • A data da realização da reunião;
  • A lista dos profissionais presentes;
  • Os assuntos gerais que foram discutidos;
  • Um panorama de cada série ou turma;
  • Os problemas e desafios que foram percebidos;
  • As soluções propostas.

Inclua os dados separados por série e turma, isso facilitará as análises futuras. Além disso, a disposição visual das informações da ata pode fazer a diferença. Garanta que o documento apresente as informações de forma organizada.

Se possível, é interessante incluir também um cronograma previsto para a implementação das soluções aprovadas pelo conselho.

Conselho de classe em formato EAD

Se a sua instituição de ensino trabalha em formato EAD ou ensino híbrido saiba que é possível realizar o conselho de classe em formato EAD.

Além disso, mesmo que a sua escola seja presencial, saiba que também é possível realizar o conselho de classe à distância e aproveitar todas as vantagens e funcionalidades que esse formato oferece.

Para realizar o seu conselho em formato EAD, não se esqueça de obter uma plataforma EAD para escolas de confiança. Afinal, muitas das informações e materiais que serão apresentados na reunião são confidenciais.

Entendeu como funciona o conselho de classe? Então chegou a hora de colocar a mão na massa e organizar o seu!

Organize o seu conselho de classe agora mesmo!

O conselho de classe periódico é essencial para garantir um progresso no desenvolvimento dos alunos, dos professores e da gestão da instituição de ensino.

E se você gostou da ideia de organizar um conselho de classe em formato EAD, seja pela praticidade ou pela quantidade de funcionalidades a mais oferecidas, precisa conhecer a EAD Plataforma!

A EAD Plataforma é uma plataforma de hospedagem que já conta com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, permitindo que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância para cursos e treinamentos.

Com ela é possível acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso online. 

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo!

Neste artigo você aprendeu o que é o conselho de classe escolar, quais seus principais objetivos e como organizar um na sua instituição de ensino da melhor maneira possível.

Conheça outros conteúdos que possam interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy