Aprenda a fazer uma pesquisa de satisfação escolar completa com passo a passo!

O feedback é uma ferramenta muito importante em qualquer lugar porque permite que as oportunidades de aperfeiçoamento sejam rapidamente detectadas. Na educação isso não seria diferente e é justamente para isso que existe a pesquisa de satisfação escolar. 

Aplicar regularmente essa pesquisa em uma instituição de ensino pode transformar completamente a relação com os alunos, pais e responsáveis e até mesmo com os professores e funcionários. E uma escola que escuta e dialoga com seus alunos com certeza irá se destacar no mercado. 

Contudo, na hora de aplicar a pesquisa de satisfação escolar, existem muitas dúvidas a respeito de como criar, quais métricas utilizar e até mesmo como coletar e interpretar essas informações da melhor forma. 

É por isso que neste artigo você encontra o guia completo de como fazer uma pesquisa de satisfação escolar, sua importância e benefícios e o passo a passo do plano de ação. Assim, ao terminar esta leitura você será capaz de começar o planejamento da sua pesquisa logo a seguir.  

Gostou? Então veja tudo agora mesmo!

O que é uma pesquisa de satisfação escolar?

A pesquisa de satisfação escolar é um questionário que tem o objetivo de mensurar qual é a satisfação dos alunos ou de seus responsáveis a respeito da qualidade de uma instituição de ensino. E a sua abordagem vai depender tanto do público-alvo quanto dos seus objetivos principais.

Existe mais de um tipo de pesquisa que busca mensurar a qualidade da escola. E também é possível aplicar a pesquisa para quantificar a qualidade de diferentes setores, como por exemplo do ensino, da infraestrutura, do suporte ao aluno, dos professores e até mesmo da gestão escolar

A partir desses resultados é possível investir em melhorias rapidamente e de forma mais assertiva, garantindo a satisfação de todos os envolvidos na comunidade escolar. 

Por que é importante fazer pesquisa de satisfação escolar?

Segundo dados da Unicef de 2022, 2 milhões de jovens de 11 a 19 anos não terminaram a educação básica e deixaram a escola no Brasil. Esse número representa 11% do total de jovens no país. 

Como qualquer outro negócio, uma escola também trabalha com clientes, que no caso são os alunos. A satisfação deles (e também dos pais e responsáveis) são essenciais para o seu sucesso. 

A pesquisa de satisfação escolar, portanto, tem diversos benefícios para a gestão. Confira a seguir quais são eles. 

Indica oportunidades de melhorias 

Com a pesquisa de satisfação escolar é possível mapear onde estão os maiores desafios e oportunidades de melhorias na visão do aluno ou dos responsáveis. Quem melhor para dizer como está o desempenho de um serviço do que o próprio cliente, não é mesmo?

Antecipa problemas

Quando você corrige rapidamente o que não está funcionando muito bem, você também evita problemas maiores causados pela falta de participação do cliente. Na maioria das vezes, quando as questões são tratadas logo no início você consegue mapear qual o problema, antecipá-lo e corrigi-lo o mais rápido possível. 

Retém os alunos

Uma vez que os alunos se sentem realmente ouvidos e entendidos, a retenção deles na instituição é muito maior. Afinal, quem não gosta de estar em um local que valoriza as suas opiniões? 

Evita frustração

A solução rápida dos problemas evitando conflitos evita também muita frustração por parte dos alunos, pais e responsáveis. Quando um serviço é entregue sem grandes frustrações, as chances de satisfação são muito maiores. 

Aumenta as recomendações

A confiança entre escola e alunos gera uma imagem positiva e pode resultar no aumento das recomendações de forma orgânica. Além de tornar o ambiente escolar mais agradável para os que já estão lá, você também aumenta as suas chances de receber cada vez mais alunos interessados em fazer parte. 

Fortalece o relacionamento entre a comunidade escolar

Todos esses benefícios citados anteriormente contribuem para um relacionamento forte entre os participantes da comunidade escolar. Os alunos confiam na gestão da escola para entregar um serviço de qualidade enquanto que a escola confia nos resultados dos alunos.

E agora que você já compreendeu o que é e por que é importante realizar pesquisas de satisfação escolar, chegou a hora de aprender como fazer!

Saiba mais: Descubra o que é e como implementar uma gestão democrática na escola

Como fazer uma pesquisa de satisfação escolar? 

Para fazer uma pesquisa de satisfação escolar você deve seguir um planejamento estratégico de acordo com o seu público-alvo e os seus objetivos principais. Confira a seguir o passo a passo. 

Defina o que será avaliado

O primeiro passo para fazer a sua pesquisa de satisfação escolar é definir estrategicamente o que será avaliado. Você quer saber qual a opinião dos alunos ou pais a respeito do que? Veja a seguir algumas sugestões.

  • Sistema de ensino;
  • Qualidade das avaliações;
  • Valor das mensalidades;
  • Infraestrutura da escola;
  • Carga horária;
  • Qualidade do corpo docente; 
  • Gestão escolar;
  • Atendimento.

Além desses objetivos, você pode também se deparar com a necessidade de avaliar a escola como um todo, levando em consideração todos esses aspectos e outros mais. 

Escolha quem será o público-alvo

Depois de definir o objetivo, você precisa escolher qual será o público-alvo. No caso das escolas você partirá do objetivo para definir também quem deverá realizar a pesquisa de satisfação.

Por exemplo, se o seu objetivo é avaliar o valor das mensalidades e a sua instituição de ensino trabalha com ensino fundamental, essa pesquisa deverá ser realizada com os pais ou responsáveis, porque são eles que pagam pelo serviço.

Ainda dentro desse exemplo, se você quiser avaliar a qualidade do corpo docente, a pesquisa deverá ser realizada com os alunos, porque são eles que assistem às aulas dos professores diariamente. 

De modo geral, escolha o seu público-alvo de acordo com a capacidade dele de avaliar o objetivo principal da sua pesquisa.

Crie o questionário

Uma vez definidos objetivos e público-alvo, você deve criar o seu questionário. Na hora de criá-lo você precisa avaliar o que é melhor: respostas em formato de múltipla escolha ou discursivas? 

Para isso, veja quantas pessoas aproximadamente devem responder à pesquisa. Se for um número muito alto, as questões de múltipla escolha serão mais fáceis de analisar no final. Se o número for baixo você pode adotar as respostas discursivas, pois permitem respostas mais fiéis às opiniões dos participantes. 

Além disso, avalie também o perfil do seu público. Se você aplicar questões discursivas, você terá maior abstinência? O melhor formato deve ser EAD ou presencial? Normalmente o formato remoto tem maior participação, pois permite mais praticidade. 

Por fim, certifique-se que as perguntas são claras e diretas para que não gerem erros de interpretação ou duplo sentido. 

Escolha como e quando será preenchido

Você precisa também definir o canal em que a pesquisa será disponibilizada e qual o prazo de preenchimento. 

Aposte em canais fáceis e acessíveis, se possível, de forma remota para trazer mais praticidade. Você pode fornecer a opção de anonimato se achar necessário. Algumas pessoas costumam ser mais sinceras diante do anonimato. 

Estabelecer um prazo para preenchimento também é importante. Todos devem ser comunicados desse prazo e é interessante enviar lembretes de tempos em tempos para os participantes da pesquisa. 

Avalie as resposta

Ao final da pesquisa, você deve avaliar os resultados. Separe as respostas de cada pergunta e analise onde estão os principais desafios e pontos mais críticos. Mensure também o que aos olhos dos clientes está dando certo para continuar dessa forma. 

Implemente as melhorias 

É importante ressaltar que não basta realizar a pesquisa, é necessário também analisar os resultados e não ter medo de colocar a mão na massa para resolver o que pode ser aprimorado. 

Após avaliar as respostas, chegou a hora de implementar as melhorias que puderam ser mapeadas. Só assim os seus clientes confiarão realmente na sua pesquisa de satisfação.

E agora que você aprendeu o passo a passo de uma pesquisa de satisfação escolar, que tal aprender as diferenças entre as pesquisas aplicadas para os alunos e a pesquisa aplicada para pais e responsáveis?

Pesquisa de satisfação dos alunos com a escola

Você pode aplicar uma pesquisa de satisfação escolar para os alunos da escola. Eles são o melhor público para avaliar, por exemplo, a qualidade do ensino, o corpo docente e a infraestrutura do local. 

Nesse caso, você pode aplicar a pesquisa durante alguma aula. Desse modo você garante a participação da maioria. 

Pesquisa de satisfação dos pais com a escola

Você também pode aplicar uma pesquisa de satisfação dos pais com a escola. Eles são o melhor público para avaliar o valor da mensalidade, o sistema de ensino e a qualidade da gestão escolar e do atendimento. 

Nesse caso, o melhor é aplicar a pesquisa de modo online para gerar mais adesão e permitir praticidade aos pais. 

Como fazer um aviso para os pais preencherem a pesquisa de satisfação?

Se você quer aplicar uma pesquisa de satisfação dos pais de alunos, é muito importante fazer um aviso para que eles preencham a pesquisa no prazo correto e da forma adequada.

Para isso, envie juntos ao questionário um passo a passo de como preencher e informe o prazo de forma clara. Também é interessante dar uma contextualização, explicando a importância da pesquisa para o desempenho dos alunos e a qualidade da escola.

Por fim, envie lembretes periódicos com o prazo final de preenchimento. Com o dia a dia corrido, muitos pais acabam esquecendo. 

Leia também: Planejamento estratégico de uma escola particular: passo a passo

Como fazer o questionário de pesquisa de satisfação escolar?

Como já foi dito anteriormente, o questionário de pesquisa de satisfação escolar precisa ser claro e direto para que não gere erros de interpretação ou duplo sentido. 

Você também deve avaliar se o questionário:

  • Será online ou presencial;
  • Será em formato de múltipla escolha ou com respostas discursivas;
  • Terá respostas anônimas ou não.

O formato online é mais prático, porque permite que possa ser preenchido mais facilmente e de qualquer lugar! Se quiser uma sugestão, o Google Forms é uma ótima ferramenta para isso. 

Vale lembrar que não é recomendado que o questionário seja muito robusto e demorado, pois isso pode levar ao aumento da evasão. E o ideal é que você consiga uma boa taxa de participação para que os resultados reflitam a realidade. 

É por isso que é muito importante escolher as perguntas da maneira mais estratégica possível de acordo com o seu objetivo principal. Confira a seguir quais são as melhores perguntas para uma pesquisa de satisfação escolar. 

Melhores perguntas para pesquisa de satisfação escolar

As melhores perguntas para pesquisa de satisfação escolar são:

  • Escolha a palavra que melhor identifica nossa escola. 
  • Como você tomou conhecimento de nosso serviço?
  • Você considera que nossa escola atende plenamente às suas necessidades? Por que?
  • Em uma palavra, qual foi a melhor coisa de ter optado pela nossa escola? E a pior?

NPS

Uma das melhores ferramentas para mensurar a satisfação de clientes é a NPS (Net Promoter Score). Ela é uma metodologia de pesquisa desenvolvida por Fred Reichheld usada justamente para quantificar o nível de satisfação dos clientes.

A NPS funciona da seguinte forma: você faz uma série de perguntas ao seu cliente a respeito do seu serviço e as respostas devem ser em números, de 0 a 10. 0 representa ruim e 10 representa excelente. 

  • Os clientes satisfeitos são aqueles que respondem à maioria das perguntas com 9 ou 10;
  • Os clientes neutros são aqueles que respondem à maioria das perguntas com 7 ou 8;
  • Os clientes insatisfeitos são aqueles que respondem à maioria das perguntas entre 0 a 6.

A fórmula do NPS, portanto, será:

% clientes satisfeitos – % clientes insatisfeitos = NPS

Para avaliar os resultados utilize os seguintes parâmetros:

  • Excelente: entre 75 e 100
  • Muito bom: entre 50 e 74
  • Razoável: entre 0 e 49
  • Ruim: entre -100 e -1

Nesse caso, algumas das melhores perguntas para utilizar no questionário com NPS são:

  • Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria nosso produto para um amigo ou familiar?
  • De 0 a 10, qual seria a nota que você daria ao nosso atendimento?
  • De 0 a 10 quais as chances de você (ou seu filho) seguir matriculado na nossa escola?

Fique à vontade para modificar as perguntas de acordo com o seu objetivo e crie também perguntas mais objetivas de acordo com a realidade da sua escola. Isso torna a pesquisa mais pessoal e próxima da realidade dos participantes. 

Saiba mais: Entenda como comunicar a renovação de matrícula escolar para seus alunos

Chegou a hora de fazer a sua pesquisa de satisfação escolar!

Em resumo, a pesquisa de satisfação escolar é essencial para uma instituição que preza pela qualidade do ensino e pelo sucesso e satisfação dos seus alunos. Além disso, uma vez que você demonstra essa preocupação, o aluno se sente muito mais acolhido e confiante no resultado do processo de aprendizagem. 

E depois que você aplicar a pesquisa, precisa avaliar os resultados e colocar em prática as melhorias, não é mesmo? Um desafio que você pode se deparar é a necessidade de maior inovação e contato com tecnologias que sejam capazes de oferecer o melhor aos alunos. 

Se esse é o seu caso, chegou a hora de conhecer a EAD Plataforma! A EAD Plataforma é uma plataforma de hospedagem que já conta com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, permitindo que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância para aulas, cursos extras e treinamentos.

Com ela é possível acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para se aproximar ainda mais dos alunos no dia a dia. 

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo!

Neste artigo você aprendeu o que é, a importância e como fazer uma pesquisa de satisfação escolar completa!

Conheça outros conteúdos que possam interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy