trilha de aprendizagem exemplo

Trilha de aprendizagem: 5 exemplos para inspirar e engajar sua equipe

Em um mundo onde tudo acontece de maneira ágil e instigante, muitas empresas têm usado bons exemplos de trilhas de aprendizagem – sequência de atividades de capacitação – para habilitar colaboradores que, muitas vezes, não estão aptos a realizar determinadas tarefas. 

Nesse sentido, podcasts, vídeos, seminários e cursos EAD são alguns dos recursos que estimulam o engajamento e a motivação das equipes. 

Esse modelo de negócios também deixa claro a preocupação dos líderes em manter seus times engajados e produtivos. Segundo uma pesquisa da Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC), mais de 60% dos empresários disseram se preocupar em reter talentos e, para isso, oferecem cursos de aperfeiçoamento para seus funcionários. 

Se você passa por uma situação em que aumentou o índice de turnover ou baixou a produtividade dos seus funcionários, talvez esta seja a alternativa ideal 

Pensando nisso, abaixo vamos mostrar 5 exemplos de trilhas de aprendizagem para você se inspirar e explicar como é possível criar de acordo com seu ramo de negócios.

Gostou da ideia? Continue com a gente e boa leitura!

O que é trilha de aprendizagem? 

Trilha de aprendizagem é um método contínuo de atividades que desenvolvem habilidades técnicas e comportamentais por meio de estímulos, experiência e flexibilidade. Esse conjunto de sistemas consiste em levar o colaborador a aprimorar seu conhecimento sobre diversas concepções, como seminários, workshops, aulas presenciais, jogos e afins.

Importância das trilhas de aprendizagem na educação corporativa 

A realização da trilha de aprendizagem representa ótimos benefícios para um negócio, pois ao mesmo tempo que atende às necessidades da empresa, deixa os funcionários à vontade para estudar a partir das suas expectativas.

Logo, enquanto sua companhia se beneficia com o desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais da sua equipe, cada talento amadurece profissionalmente com a dinâmica proposta. 

Além disso, existem outros benefícios de quem adota a trilha de aprendizagem no mundo corporativo, como:

  • estímulo à autonomia e autodesenvolvimento;
  • fortalecimento do processo de aprendizado;
  • nivelamento de conhecimento e incentivo para compartilhar ideias;
  • ótima percepção das possibilidades de carreira na área de interesse;
  • engajamento.

5 exemplos de trilha de aprendizagem

Para entender melhor como funcionam as trilhas de aprendizagem, separamos 5 modelos diferentes de cursos de empresas com segmentos e propostas diferenciados. Confira!

Nuvemshop

A Nuvemshop, plataforma de e-commerce, tem um campo específico designado para trilhas de aprendizagem. Em sua página há uma série de cursos de capacitação profissional, como conhecimento para redes sociais, estoque, logística e vendas. Todos os cursos possuem, no mínimo, 3 trilhas de aprendizagem lineares ou agrupadas. 

Agendor

A plataforma de CRM, Agendor, possui uma página única com 5 conteúdos práticos para implementar um CRM. De forma linear, o portal tem 5 aulas sequenciais com produções em texto e vídeos para facilitar o aprendizado do internauta, em paralelo, a plataforma disponibiliza materiais complementares, como ebooks e planilhas.

Itaú

O Itaú, um dos maiores bancos do país, oferece programas de formação para pessoas com deficiência física que desejam trabalhar na área da tecnologia.

A trilha de aprendizado conta com 20 horas de conteúdos gravados, em que o aluno estuda no ritmo e no horário desejado durante duas semanas. Na sequência, os candidatos aprovados acessam a uma trilha de especializado com mais de 120 horas para se capacitarem ao cargo. 

UniBP

Em 2022, a UnibBP (Universidade setorial da indústria de Petróleo e Gás) desenvolveu trilhas de aprendizagem aos participantes da Rio Oil & Gas como oportunidade de refletir sobre sua atuação no setor. 

Com inscrições gratuitas, os candidatos participavam de atividades e, a cada etapa realizada, conquistavam pontos que seriam trocados por descontos para receber a certificação. 

CapacitaCoop

Para fortalecer o conhecimentos dos cooperativados, a CapacitaCoop criou diversas trilhas gratuitas. Caminho para Excelência, Conselheiros Administrativos, Decisões Financeiras em Cooperativas, entre outros, são treinamentos específicos, de curta duração, com emissão de certificados para cada curso concluído. 

Como criar uma trilha de aprendizagem?

Quer saber como construir uma trilha de aprendizagem para o seu negócio? Para isso, você pode seguir a linha de conhecimento do seu público por dois caminhos:

  • solucionar necessidades internas descobertas por pesquisas de satisfação, análise de desempenho, taxas de absenteísmo e turnover;
  • ensinar competências relacionadas à implementação de novas tecnologias. Um sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) ou ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa), novos serviços e produtos, habilidades técnicas e comportamentais. 

Partindo dessas dicas, veja no passo a passo abaixo como criar uma trilha de aprendizagem. 

  1. Decida o objetivo do treinamento: determine se a trilha de aprendizagem será direcionada para conquistar resultados financeiros, fortalecer desempenhos operacionais ou habilidades;
  2. Monte um roteiro: estruture um script com os conteúdos que serão abordados e o modelo de trilha: agrupado (materiais incluídos para assistir na ordem de preferência) ou linear (conteúdos em sequência que, para acessar o próximo, precisa cumprir o passo anterior);
  3. Divulgue sua trilha: anuncie na empresa, de modo geral, para motivar os colaboradores a realizarem e concluírem o aprendizado;
  4. Peça feedbacks: ter respostas de quem concluiu os estudos é o melhor parâmetro para o sucesso ou fracasso. Sendo assim, use as respostas para criar trilhas mais poderosas. 

Use a gamificação 

O desafio que os jogos interativos proporcionam é fundamental para engajar e aumentar a produtividade das pessoas. Nesse caso, vale a pena o investimento porque facilita a assimilação de ideias dos colaboradores, além de ser prático para monitorar e mensurar resultados.

De acordo com os dados da ResearchAndMarkets.com, a gamificação aumenta os níveis de produtividade das equipes em 90%, e em 86% a conscientização sobre as metas do grupo.

Leia também: 3 melhores ideias de gamificação nas empresas para aplicar em seu negócio

Por que optar pela trilha de aprendizagem EAD?

Os cursos EAD são bons exemplos de trilhas de aprendizagem, uma vez que o formato on-line tem crescido mundialmente. Na pesquisa chamada “Panorama do Treinamento no Brasil” de 2021-2022, foi constatado que 69% dos treinamentos formais são feitos remotamente.

Além do mais, o acesso das trilhas de EAD é mais fácil porque pode ser realizado a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Sendo assim, se você pretende fazer uma trilha de aprendizagem organizacional nesse formato, a EAD Plataforma é a ferramenta apropriada.

Com ela, é possível ter total visão do processo de desenvolvimento dos colaboradores, além de ter em mãos uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização.

Confira as funcionalidades da EAD Plataforma:

  • aulas ao vivo com chat; 
  • assinatura com recorrência;
  • gestão de alunos;
  • certificados;
  • múltiplos Professores;
  • provas.

Conheça também os dois formatos para utilizar a EAD Plataforma:

  • plataforma corporativa: treine sua equipe, ofereça cursos à distância e reduza custos. Com ambiente restrito para alunos convidados, tenha total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos;
  • plataforma comercial: venda Cursos On-line, como uma loja virtual com carrinho de compras e disponível para o público 24h. Com matrículas liberadas automaticamente após a confirmação de pagamento do aluno.

Além do mais, você conta com o EAD Player, o mais novo Player de Vídeo da EAD Plataforma!. Com ele, é possível ter:

  • controle de Play/Pause;
  • controle de Volume/Mudo;
  • tempo de visualização/Duração do vídeo;
  • HLS: Controle da qualidade adaptativo conforme conectividade do dispositivo/Controle manual da qualidade;
  • controle de velocidade 0.25x, 0.5x, Normal, 1.25x, 1.50x e 2x;
  • controle para abrir e fechar o vídeo em tela cheia;
  • player de vídeo responsivo

Gostou da ideia? Então faça um teste grátis primeiro para ter certeza de que ela é isso tudo mesmo e muito mais! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy