Custo por Lead aumenta 91%: saiba como reduzir este KPI

Conhecer o custo por lead é essencial para o crescimento de qualquer negócio, sobretudo, em um período que tal indicador aumentou para 91%, em comparação entre 2019 e 2020, segundo este estudo da LocaliQ

Aliás, veja só quais foram os nichos de mercado mais atingidos:

  • artes/entretenimento (+134%);
  • viagens (+69%);
  • móveis (+54%); 
  • educação/Instrução (-29%);
  • finanças/Seguros: (-2%).

E você, também observou este aumento em seu negócio? 

Então, continue conosco e aprenda com calcular e reduzir o custo por lead em sua empresa. 

O que é custo por lead? 

O Custo por Lead (CPL) consiste em uma métrica que calcula quanto seu negócio gasta para atrair um potencial cliente. Seu resultado envolve a divisão do total aplicado em uma campanha e o número de pessoas interessadas, mesmo sem contrato assinado. 

A ideia é ter um gasto por lead baixo porque isso mostra que suas estratégias são assertivas. 

Por isso, a métrica está associada diretamente com os investimentos feitos e com o marketing digital de performance. 

Ao acompanhar tal métrica, você compra a eficácia da estratégia e deixa claro que os indicadores de longo prazo surtirão efeito. 

Isso indica que as ações planejadas são sólidas e que os consumidores apresentam alto nível de conversão. 

🎥Quer saber mais? Assista:

Por que calcular o custo por lead? 

O CPL é uma métrica vital para o sucesso de qualquer negócio, pois ele mostra qual estratégia está atraindo leads e qual é aquela que precisa de ajustes. 

Por exemplo, caso tenha uma campanha concentrada no blog e a aquisição de leads esteja baixa, fica mais fácil definir os planos de ação para que se aplique os ajustes indicados. 

Neste caso, você pode:

  • rever a persona;
  • otimizar as estratégias de SEO ON Page e Off page;
  • analisar a concorrência;
  • criar materiais de conversão mais atrativos.

Ficou claro? 

Como calcular custo por lead?

A fórmula do CPL é medida por meio da divisão entre investimento de marketing e número de leads. É importante frisar que o gasto com marketing envolve o custo com a geração de novos cadastros e captura de contatos, o que traz um resultado mais preciso. 

Por exemplo, suponha que você desenvolveu uma estratégia de inbound marketing e fez um investimento de R$ 5.000 –  esse era o seu orçamento. 

Como resultado, você trouxe 4.000 cliques na landing page, o que gerou 350 leads. 

Quando se aplicam esses valores na fórmula, temos saldo de quase R$ 14,28. 

Mas, você deve estar se perguntando: este custo por lead é bom ou ruim? Para chegar a essa conclusão, é preciso analisar alguns pontos, que veremos a seguir. 

Fonte: leadster

Quando o custo por lead é bom ou ruim?

Conhecer a proporção de vendas para os leads gerados é uma das maneiras de descobrir se a estratégia de geração de demandas foi positiva ou negativa. 

Aqui, o objetivo é  investigar qual foi sua margem de lucro e compreender quanto pode investir em um potencial cliente, sem prejudicar o capital de giro

Nota-se que não existe resposta certa. Tendo isso em mente, considere avaliar a taxa de fechamento e o ticket médio da solução vendida. Assim, você saberá se as ações são sustentáveis ou não. 

Embora seja complicado definir se o custo por lead é bom e ruim. Pelo menos, temos várias estratégias que permitem reduzir essa métrica, sem que os seus resultados sejam afetados. 

A seguir, você descobre mais detalhes! 

Como reduzir o custo por lead? 

A redução do custo por lead envolve várias etapas, tais como: conhecimento sobre sua persona, aumento do tráfego orgânico, investimento no marketing de performance, foco e engajamento. 

Na sequência, trouxemos diversas dicas que te ajudam a colocar tais ações em prática. Vamos a elas! 

Estude a sua persona 

A persona (cliente ideal de uma marca ou empresa) reúne as principais características dos consumidores. Assim, sua empresa implementa estratégias mais alinhadas a sua audiência.

🎥 A propósito, confira este vídeo e aprenda como criar a sua persona: 

Otimize o tráfego orgânico 

Quando a sua empresa foca apenas em estratégias de mídia paga, você conquista retorno ágil, mas ele é pouco consistente. 

Dito isso, o mais indicado é que você trabalhe com o tráfego orgânico, que traz resultados, com um investimento mais baixo. 

Trabalhe com marketing de performance 

Embora o marketing digital seja o primeiro passo, em grande parte dos casos, você precisa focar em performance para ter resultados sólidos de longo prazo. 

Tal pensamento é indicado quando é preciso aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) e a personalização das estratégias. 

Como consequência, você diminui o CPL e otimiza a sua conversão de leads

Ficou claro porque o custo por lead é essencial para a sua estratégia? 

Cuidar desses detalhes é uma maneira de manter a saúde financeira da sua empresa em dia e ter um processo de vendas sólido e com alta performance. 

Dica extra: reduza seu custo por lead com a EAD Plataforma

Estratégias completas e de qualidade são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, sobretudo, quando se fala em leads. 

Contudo, para reduzir o seu CPL e otimizar seus resultados, é importante ir além. Ou seja, entregar um produto ou serviço de valor para a sua audiência. 

E se você quer lançar o seu curso online mas não sabe como fazer, precisa investir não só nos seus leads inbound, mas também em uma plataforma de hospedagem, como a EAD Plataforma! 

Afinal, a experiência do usuário na hora de utilizar o produto conta muito também! 

A EAD Plataforma tem mais de 1.400 clientes ativos, 2 milhões de horas de conteúdo em mais de 50 mil cursos. 

A plataforma comercial permite que você venda cursos online sem dor de cabeça, funcionando como uma loja virtual com carrinho de compras e disponível para o público 24h. 

Você também conta com diversas outras funcionalidades:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Certificados.
  • E muito mais!

O que achou da EAD Plataforma? Faça um teste grátis e comece agora a construir a autoridade digital do seu negócio!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy