Dicas para afiliados iniciantes: saiba como começar com o que você tem agora

Se você chegou até esse conteúdo procurando por dicas para afiliados iniciantes, provavelmente já entende como esse mercado é um dos mais promissores no Brasil e no mundo, certo?

A verdade é que muito tem se falado sobre afiliação digital na internet, e são inúmeras as pessoas que já transformaram esse novo modelo de negócio em uma profissão e a sua principal fonte de renda. 

O mercado, que desde 2015 vem apresentando crescimento constante, promete ser um dos setores mais favoráveis para atuar entre os mais diversos trabalhos digitais. 

E se você não quer ficar de fora dessa, chegou a hora de aprender as principais dicas para os afiliados inexperiente e, principalmente, descobrir o que não fazer para garantir bons resultados. 

4 dicas indispensáveis para afiliados iniciantes

1. Estude o mercado digital

A primeira e mais importante entre as dicas para afiliados iniciantes é aprender o máximo que puder sobre o mercado digital

Em um primeiro momento, esqueça as vendas e foque em se atualizar e especializar.

Para ter sucesso nesse mercado, você precisa entender:

  • como funcionam as vendas online;
  • quais as etapas que um consumidor passa antes de concluir uma compra;
  • quais são as principais estratégias do mercado online, etc. 

2. Escolha um nicho de atuação 

Pode ser que você se depare com muitos conteúdos de dicas para afiliados iniciantes que indiquem se afiliar em vários produtos para divulgar. Mas, se você quer ter resultados nessa área, não caia nessa!

A verdade é que você só consegue divulgar bem algo que você conhece e entende. Portanto, se você nunca usou uma câmera na vida, talvez um produto da área de fotografia não seja assim tão interessante para começar. 

Procure entender quais os nichos que você mais se identifica, pense em suas habilidades e em assuntos que você domina. Depois de levantar todos esses pontos, encontrar um nicho para atuar será muito fácil. 

3. Procure um programa de afiliados

Para vender um produto digital como afiliado, você precisa estar inscrito em uma plataforma ou programa de afiliação. 

Atualmente, existem diversos programas dos quais você pode fazer parte, mas uma das melhores dicas para afiliados iniciantes é optar por apenas uma para começar.

Analise como funciona cada uma, qual o suporte que eles oferecem para os afiliados, como são as formas de pagamento e comissões, a quantidade e variedade de infoprodutos cadastrados e o que mais você achar relevante.

Uma boa alternativa para quem está iniciando agora é a EAD Plataforma. Ao se tornar nosso parceiro, você pode divulgar nossos recursos e receber comissões muito interessantes. Veja mais informações clicando aqui

4. Aprenda técnicas de venda e persuasão

Depois de saber tudo sobre o mercado digital, de ter seu nicho definido e estar cadastrado em um programa de afiliados, chegou a hora de estudar incansavelmente métodos de venda para aplicar em suas divulgações. 

Afinal, o  infoproduto não irá se vender sozinho, certo?

Por isso, invista tempo em aprender as melhores técnicas de marketing, em desenvolver suas habilidades de venda e persuasão, para que você se sinta mais seguro e confiante para começar a divulgar seus links de afiliado. 

Para isso, você pode contar com os diversos materiais que estão disponíveis na internet. No blog da EAD Plataforma, por exemplo, você pode conferir muitos conteúdos interessantes sobre o assunto para desenvolver suas habilidades como vendedor. Confira!

Erros de afiliados iniciantes: o que você não deve fazer 

Agora que você sabe quais as principais dicas para afiliados iniciantes, chegou a hora de descobrir o que não fazer ao começar a atuar nessa área. 

Muitas vezes, o afiliado inexperiente acaba cometendo falhas que o impedem de realizar vendas e conquistar resultados mais expressivos nesse mercado.

Por isso, tão importante quanto saber o que é interessante fazer, é descobrir quais os erros mais comuns que quase todo afiliado iniciante comete para evitá-los. Veja só! 

Fazer spam com o link de afiliado

Enquanto consumidor, você certamente não curte quando sua caixa de entrada do e-mail fica cheia de mensagens de spam de uma empresa, certo? 

Então, por qual razão a sua base de contatos ou os consumidores em potencial iriam curtir receber spam dos produtos aos quais você é afiliado?

No mercado dos infoprodutos, o jeito mais clássico de fazer spam é no Facebook, nos famosos grupos. 

Nesses casos, além de já estar cometendo um dos maiores erros de afiliados iniciantes, ainda nos deparamos com afiliados que sequer se preocupam em procurar os grupos certos, e acabam divulgando infoprodutos de gastronomia em grupos de fotógrafos, e por aí vai. 

Essa prática de spam é muito comum porque é vista como uma fórmula milagrosa para as vendas, mas a verdade é que a única coisa que ela faz é colocar o seu profissionalismo e autoridade em jogo. Por isso, evite! 

Pensar apenas em venda e esquecer o conteúdo

Esse é um dos maiores erros de afiliados iniciantes, e que muitas vezes faz com que eles acabem caindo na falha do spam. 

Não adianta pensar que hoje, na internet, é possível vender sem se preocupar em oferecer conteúdo de valor para o usuário. 

Quando o foco está apenas na venda e não em apresentar uma solução para a dor da persona, você corre o risco de acabar se tornando um grande anunciante de propagandas, como a página de classificados de um jornal. 

Por isso, foque em transformar a produção de conteúdo de valor em uma base para todas as suas estratégias. Assim, você ativará um dos gatilhos de venda mais poderosos: a reciprocidade.

Aplicar diversas estratégias antes de validar a primeira

Ao adentrar no universo da afiliação, certamente você irá se deparar com muitas dicas de métodos e estratégias para afiliados iniciantes. 

No entanto, tentar colocar todos eles em prática de uma única vez é um dos maiores erros que você pode cometer no início da sua jornada.

Afinal, não são todas as técnicas que irão funcionar para todo afiliado, menos ainda para todos os nichos e tipos de infoprodutos. 

Por isso, antes de começar a colocar todas as estratégias em prática de uma vez, na expectativa de fazer suas primeiras vendas, experimente validar cada uma para entender aquilo que funciona para você e o que pode ser descartado

Assim, a venda se torna uma consequência. 

Se afiliar a vários produtos no início

Por fim, esse é um dos erros de afiliados iniciantes que se deve tomar muito cuidado. 

Se afiliar a um único produto pode acabar dificultando o planejamento de estratégias, é verdade. Mas isso não significa que se afiliar a centenas de infoprodutos seja o certo. 

Na realidade, para quem está começando, definir um nicho de atuação é uma das escolhas mais assertivas, e de preferência uma que você tenha afinidade. 

Assim, você pode optar por produtos que se complementam e podem até mesmo ter um público-alvo semelhante. 

E, ao passar do tempo, quanto mais você investir em produção de conteúdo e em estratégias de divulgação, mais irá aprender sobre aquela área, facilitando vendas futuras.

Abaixo, no vídeo do Gabriel Floriano, você pode conferir outros erros de afiliados iniciantes para evitar e melhorar os seus resultados nesse mercado:

E se você quer continuar aprendendo sobre o mercado de afiliados, veja outros conteúdos que podem te ajudar durante sua jornada:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy