ferramentas-marketing-pessoal

Ferramentas de marketing pessoal: 7 trunfos para se destacar na multidão!

Quer se tornar uma referência na rede? Então você precisa driblar a concorrência e se destacar com a ajuda das melhores ferramentas de marketing pessoal! 

De acordo com o portal Learn 2G, o uso do marketing pessoal como estratégia de vendas é um dos caminhos mais efetivos para converter usuários em leads e leads em clientes, veja só: 

  • Leads desenvolvidos por meio de marketing pessoal de funcionários nas redes sociais são convertidos sete vezes mais frequentemente do que outros leads;
  • Os representantes de vendas que usam a mídia social como parte de suas técnicas de vendas superam as vendas de 78% de seus colegas.

Interessante, não? Se estas estatísticas despertaram a sua curiosidade para conhecer as melhores ferramentas de marketing pessoal na rede, continue a leitura! Falaremos sobre: 

  1. LinkedIn;
  2. Instagram;
  3. Site; 
  4. E-book;
  5. Webinar
  6. E-mail;
  7. YouTube.

7 ferramentas de marketing pessoal 

A seguir, você confere nossas 7 dicas de ferramentas de marketing pessoal e como fazer para extrair o melhor de cada uma delas. 

1. LinkedIn

O LinkedIn é uma das melhores redes sociais para se converter marketing pessoal em oportunidades de trabalho. Aliás, pesquisas recentes, como esta, da Opinion Box, mostram que 30% dos brasileiros que já usaram a rede para buscar oportunidades de trabalho conseguiram atingir seus objetivos. 

Se você está em busca de ferramentas de marketing pessoal para se consolidar como uma autoridade no tema que aborda e chamar a atenção de potenciais parceiros e recrutadores, aqui vão algumas dicas para potencializar seu alcance na rede: ]

  • Aposte na publicação de artigos. De acordo com um relatório divulgado pelo especialista em marketing digital Rafael Kiso (@rkiso, no instagram), 94% do público confia mais na credibilidade do conteúdo do LinkedIn do que em outras plataformas;
  • Crie um bom storytelling. Vá além das estatísticas e envolva a sua história pessoal nas publicações.
  • Comente e curta publicações de outras autoridades do assunto. Isso vai fazer com que o público se atente à sua expressividade na rede e passe a acompanhar seu perfil. 

2. Instagram

Engana-se quem pensa que o Instagram é meramente uma rede social de compartilhamento de imagens. Aliás, a tendência é que a plataforma caminhe para se tornar o principal canal de comunicação externa corporativa, bem como de marketing pessoal. 

O segredo, neste caso, é conhecer os principais caminhos para engajar o público e tornar visíveis seus argumentos de credibilidade. Aqui vão as nossas dicas, também com base em pesquisas divulgadas pelo perfil de Kiso no Instagram: 

  • para perfis com até 5.000 seguidores, publicações em estilo “carrossel” (álbum com várias fotos) são as que mais engajam o público, seguidas por imagens individuais e vídeos;
  • explore múltiplos canais para construir sua reputação na rede. Faça lives, publique vídeos no IGTV e Reels e crie grupos de Melhores Amigos para segmentar o público e promover produtos digitais
  • além disso, as taxas de engajamento no Instagram são maiores quando o conteúdo tem viés educacional, ou seja, ensina algo. E isso é excelente para quem busca ferramentas de marketing pessoal!. 

3. Site

Como investir em marketing digital sem pensar em um website que canalize todos os seus serviços? É complicado! 

Empreendedores digitais que desejam se fortalecer enquanto figuras influentes em um segmento precisam enxergar o site como seu cartão de visitas. 

Mesmo que a atuação de rotina se concentre em redes sociais e outras plataformas, o site deve estar constantemente atualizado e recheado de informações que corroborem a autoridade construída nos outros canais. 

Além disso, é importante que o site contenha CTAs, ou Chamadas para Ação que levem o consumidor a clicar para adquirir o produto ou serviço oferecido por você em suas outras redes. 

4. E-book

Conteúdos ricos são ótimas ferramentas de marketing pessoal. Isso porque, se oferecidas ao potencial cliente no momento certo, eles servem como forma de atestar o conhecimento sobre um determinado tema. 

Pense, por exemplo, em um empreendedor digital que busca se consolidar como referência na venda de cursos online sobre gestão de negócios. 

Para encantar o público-alvo e mostrar que ele entende do assunto, produz e-books que ajudam a desmistificar termos técnicos e a compreender etapas do planejamento estratégico de uma empresa de forma simples. 

Assim, seus potenciais clientes adquirem confiança em seu domínio sobre o tema. Consequentemente, tornam-se mais propensos a comprar o curso para mergulhar ainda mais fundo no segmento. 

5. Webinar

Quer mais ferramentas de marketing pessoal? Aqui vai mais uma: os webinars, ou seminários digitais. 

Neste formato de conteúdo, é possível realizar conversas com outras autoridades ou mesmo abordar, de forma expositiva, um tema relacionado ao produto ou serviço vendido. 

Seja qual for o formato escolhido, o webinar é uma boa ferramenta de marketing pessoal, porque possibilita a exposição de teorias,argumentos e experiências sobre determinado tema. Além disso, conecta o apresentador com um público potencialmente qualificado, ou seja, com maior potencial de conversão. 

De acordo com o 99Firms, em único webinar bem divulgado pode levar à obtenção de mais de 1.000 leads. Isso ocorre porque a taxa de conversão deste tipo de conteúdo digital é alta: 67,05%.

6. E-mail

Abrir canais de comunicação com seus potenciais clientes é o objetivo de qualquer ferramenta de marketing pessoal. Além de permitir a exposição de seus diferenciais profissionais e de seu conhecimento de causa, o marketing pessoal reforça argumentos de venda. 

Por isso mesmo, toda oportunidade de divulgar conteúdo e reforçar sua expertise no segmento do produto oferecido é válida. Neste sentido, o e-mail torna-se uma potente ferramenta de marketing pessoal. 

Por meio dele, é possível enviar newsletters periódicas com informações que conectem o potencial cliente ao seu produto ou serviço. Além disso, o e-mail possibilita a construção de um relacionamento com os potenciais clientes, sendo um canal efetivo de trocas de informação e estímulos à conversão. 

7. YouTube

Por último, mas não menos importante, está o YouTube. Este é um dos canais mais utilizados para o marketing pessoal, pois naturalmente coloca o indivíduo em evidência, permitindo que ele se torne uma referência no tema que escolher divulgar. 

Não à toa, o Brasil tem diversas celebridades reconhecidas que tiveram sua carreira iniciada nesta plataforma, como:

  • Whindersson Nunes: vídeos bem-humorados sobre temáticas cotidianas;
  • Felipe Neto: de games a política; 
  • Átila Iamarino: biólogo e pesquisador, ganhou popularidade ao comentar pesquisas científicas sobre o coronavírus; 
  • Otávio Ugá: maior YouTuber especializado em crítica de cinema do mundo. 

Quer descobrir quanto ganham alguns destes famosos YouTubers? Veja o vídeo abaixo e inspire-se ainda mais para migrar de vez para a ferramenta! 

Dicas para aproveitar ao máximo as ferramentas de marketing pessoal do YouTube! 

A internet é uma fonte inesgotável de caminhos para se aproximar do público-alvo e construir credibilidade. Porém, é preciso conhecer as particularidades dos canais e aproveitar as ferramentas disponíveis de acordo com suas características e funcionalidades. 

Para te ajudar a começar a explorar as ferramentas de marketing pessoal com o pé direito, separamos uma lista de leituras que vão te familiarizar com uma dos mais potentes canais citados neste artigo: o YouTube: 

Apps para YouTubers;

Dicas para YouTubers

Como ser um YouTuber de sucesso?

11 dicas de marketing para YouTuber

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy