Identidade visual para escola: aprenda como criar a sua!

Criar uma identidade visual para escola transmite profissionalismo, agrega valor por meio de imagem, valoriza a sua instituição e atrai mais alunos para o seu negócio. 

Dito de outra forma, é o primeiro impacto do aluno, que costuma ser atraído pelas cores e ícones do seu site, redes sociais e outros canais de comunicação. 

Ademais, caso ele tenha gostado da identidade visual, ele pode comentar com outras pessoas, gerando um marketing boca a boca atrativo para o seu negócio. 

Parece interessante?

Quer trazer esses resultados para a sua instituição?

Então, continue a leitura e aprenda agora mesmo como criar a identidade visual de uma escola.

Qual é a importância de uma identidade visual para escola? 

A identidade visual é um dos elementos mais importantes de uma escola, pois traz reconhecimento e valor para a marca. Além disso, é o primeiro item que um potencial cliente vê e, caso não goste, pode desistir de uma possível parceria.

Tal desenvolvimento pode ser feito em diversos períodos da sua escola, seja durante o início da estratégia, mudança no cenário competitivo e alteração no foco dos clientes. 

🎥 Quer saber mais? Assista:

Quais são os pilares de uma identidade visual para escola? 

A construção de uma identidade visual para a escola depende da escolha do diferencial da sua instituição, do público-alvo e da mensagem que pretende transmitir para os pais e alunos. 

Na sequência, explicaremos cada um desses pontos. Acompanhe! 

1- Diferencial competitivo 

Antes de mais nada, escolha qual é o diferencial competitivo da sua escola, ou seja, quais são os elementos que se destacam das outras opções do mercado.

De maneira geral, os pais costumam a valorizar os seguintes elementos:

  • localização;
  • método de ensino;
  • qualidade das instalações;
  • atenção e o atendimento;
  • qualidade do corpo docente. 

2- Público-alvo 

Com o diferencial competitivo escolhido, o próximo passo é definir o seu público-alvo, isto é, a fatia de mercado que a sua escola pretende atingir. 

Por exemplo: sua escola ou curso deseja atender alunos de classe média, baixa ou alta? 

Em paralelo, analise se a sua instituição será focada em uma região específica, de um bairro, de uma cidade ou se ela será EAD

Além disso, defina se o curso será superior ou pensado para um nicho de mercado, como o de corte e costura, por exemplo. 

Para facilitar, recomenda-se que você defina a sua persona (representação fictícia do cliente ideal de um negócio). 

🎥Aliás, este vídeo é uma boa fonte para que você crie a sua. Confira:

3- Posicionamento 

É a união entre segmentação com diferencial competitivo. A partir daí, você forma uma imagem mental das vantagens da sua escola e para quem ela se destina. 

Tal representação deve destacar a proposta de valor da sua instituição e ocupar um espaço nos corações e mentes da persona. 

Por exemplo: você pode se posicionar como a melhor do bairro, a mais próxima dos estudantes, a que tem o melhor corpo docente, a que consegue obter as melhores notas no ENEM e assim por diante. 

Com isso em mente, você tem insumos suficientes para escolher os elementos de sua identidade visual para escola, sobretudo, para a criação de um logotipo

Afinal, você saberá o seu posicionamento e para que tipo de público aquela mensagem será compartilhada. 

💡 Fique ligado: Como fazer design instrucional? 4 etapas essenciais?

Como criar a identidade visual de uma escola? 

A identidade visual para escola é formada pelos seguintes itens: nome, logo, fonte, padrão de cores, slogan, imagens, formas, ícones e elementos gráficos.

Na sequência, você aprende como escolher cada uma dessas peças para a sua instituição. Acompanhe! 

1- Nome 

Essa é a primeira etapa da construção de uma identidade visual para a escola. Se você já tem uma ideia do nome, vá em frente.

Caso contrário, recomenda-se que você busque uma equipe especializada em criação de branding, se tiver orçamento disponível para isso. 

Tal preocupação é necessária porque o nome é o que vai diferenciar a sua instituição quanto ao uso e também no aspecto de memória de marca. 

2- Logo 

Engana-se quem pensa que a logo é somente o desenho ou símbolo da sua escola. Pelo contrário, trata-se de um grupo de elementos que estão associados à sua marca. 

O site é um dos espaços onde você pode testar e promover sua instituição, não apenas no visual, mas também aplicando outros recursos, entre eles, vídeo, imagens, infográficos e história. 

Quanto a logo a ser adicionada no site, você pode usar e abusar da criatividade, caso tenha mais que uma versão. 

Adicionalmente, lembre-se de pensar nos sub elementos do logo, tais como:

  • forma;
  • cores;
  • nome;
  • união de significados, simbologias, aparências e texturas. 

3- Fonte 

É um item forte e simples que permite que a sua marca seja reconhecida por seus potenciais alunos. 

Algumas instituições escolhem a fonte somente no logo e deixam o formato do site e outras artes visuais com flexibilidade de variar. 

Independentemente da sua escolha, tenha em mente que uma boa fonte é aquela que a combinação de palavras e letras seja fácil de ler. 

Caso contrário, pode prejudicar o reconhecimento do público e dos clientes, sobretudo com o passar dos anos.   

Basta observar o visual de marcas como Coca-Cola,  Disney e McDonald’s. Elas continuam a mesma, reforçando a sua identidade na memória dos clientes. 

4- Padrão de cores 

Escolha um padrão de cores que seja coerente, atrativo e que traga flexibilidade para ser usado em diversos espaços, tais como redes sociais, sites, panfletos e outros tipos de mídia. 

Para isso, recomenda-se que você estude sobre psicologia das cores. 

🎥 E, como este assunto envolve várias técnicas, é mais útil que você assista este vídeo e conheça todos os detalhes para que se escolha um padrão mais adequado para a sua instituição. É só dar o play! 

5- Imagens, formas, ícones e elementos gráficos 

Aqui, evite escolher imagens, formas, elementos gráficos e ícones apenas porque eles estão na moda. Afinal, nem sempre um coração, um foguete ou uma caixa se adequa a sua instituição. 

Dito isso, escolha itens que correspondem a sua escola e que ajudam a formar a concepção da mensagem de marketing. 

6- Slogan 

O Slogan, por sua vez, amplia a proposta de valor e o diferencial da sua instituição. 

Um bom exemplo disso é a Nike, que escolheu o  “Just do it” como algo poderoso e determinante para compartilhar com o seu público. 

💡 Fique ligado: Como organizar feed de Instagram comercial: 4 dicas para atrair clientes pelo visual

Crie a sua identidade visual para escola hoje mesmo! 

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Crie sua identidade visual, faça testes em diversos canais de comunicação, peça feedbacks para amigos, colegas e parentes. 

E, caso esteja seguro, compartilhe a novidade com o público. E se você já tem ou quer ter um negócio de vendas de cursos online ou infoprodutos para divulgar no Instagram, a EAD Plataforma é o que faltava para completar o seu negócio!

A EAD Plataforma é uma plataforma de hospedagem que conta com mais de 1.400 clientes ativos, 2 milhões de horas de conteúdo em mais de 50 mil cursos. 

A nossa Plataforma Comercial permite que você venda cursos online sem dor de cabeça, funcionando como uma loja virtual com carrinho de compras e disponível para o público 24h. 

Você também conta com diversas outras funcionalidades:

  • aulas ao vivo com chat;
  • assinatura com recorrência;
  • gestão de alunos;
  • certificados.
  • e muito mais!

Ficou curioso?  Faça um teste grátis e comece agora o seu negócio!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy