o que é marketing pessoal

O que é marketing pessoal? 5 passos para ser bem-sucedido!

Por acaso, você conhece alguém que tem uma incrível capacidade de se autopromover, de forma natural? Pensando nisso, você pode se interessar em descobrir o que é marketing pessoal (e para que ele serve). Afinal, essa estratégia pode abrir muitas portas, seja na vida pessoal ou profissional.

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que a “autopromoção” não está ligada a contar mentiras. Mas por que não ressaltar as próprias habilidades e agregar valor a você mesmo? Em especial se estamos falando de coisas que te diferenciam de outras pessoas.

Por falar nisso, confira a matéria da Forbes que fala da trajetória da presidente da IBM, Ana Paula Assis. Aliás, esse vídeo da série “Forbes Mulher” demonstra a importância de entender o que é marketing pessoal. Assim, fica mais fácil colocar esses conceitos em prática!

Na teoria, o que é marketing pessoal?

Selecionamos 5 pontos para facilitar o entendimento sobre o que é marketing pessoal. Embora seja um conceito relativamente fácil de compreender, vale conhecer o potencial disso tudo.

O que significa marketing pessoal?

O marketing pessoal diz respeito à própria imagem, tanto pessoal, quanto profissional. Para isso, é preciso reunir um conjunto de técnicas que valorizam seus pontos fortes. E, ao mesmo tempo, é importante trabalhar os pontos de melhoria. 

Mas qual o conceito de marketing pessoal?

Já ouviu falar no livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”? No caso, a obra fala do poder da persuasão e da liderança para trazer impactos positivos. A propósito, esses são alguns pontos do best-seller:

  • não critique, reclame ou condene, mas também tente ver outros pontos de vista;
  • sorria e seja um bom ouvinte. Em seguida, desperte emoções em terceiros;
  • mostre-se genuinamente interessado no que as outras pessoas têm a dizer;
  • opte por fazer perguntas e trazer reflexões, ao invés de dar ordens diretamente;
  • faça elogios (mesmo para coisas pequenas) e, em paralelo, promova incentivos.

Para que serve o marketing pessoal?

Ao valorizar suas habilidades e competências, você pode conquistar novas oportunidades. Por exemplo, isso pode significar uma promoção no trabalho ou ainda a formação do seu networking.

E qual é o principal objetivo do marketing pessoal?

Os objetivos do marketing pessoal giram em torno de mostrar o seu verdadeiro valor. E, apesar de ninguém ser perfeito, não faz mal ressaltar aquilo que você tem de bom, não é?

De quebra, você passa a se relacionar (e se comunicar) melhor com as outras pessoas. Ou seja, tudo isso contribui para o seu crescimento pessoal e profissional. E até mesmo para deixar seu legado, sua marca no mundo.

Como melhorar o marketing pessoal?

Hoje em dia, não basta entender o que é marketing pessoal, mas também se autoavaliar. Por isso, antes de continuar com o passo a passo do próximo item, vale pensar nas suas habilidades. E, também, considerar quais são os pontos de melhoria, a exemplo da comunicação não-violenta.

Passo a passo: entenda o que é marketing pessoal (e coloque em prática)

A seguir, selecionamos 5 passos para que você vá além de entender o que é marketing pessoal. Afinal, é preciso colocar esse personal branding em prática, não é mesmo?

1. Faça uma autoavaliação sincera

Pense em si mesmo como uma marca. Em seguida, faça uma análise SWOT para identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Além disso, vale refletir sobre suas posturas no dia a dia, incluindo:  

  • além de ser simpático, você pratica a empatia e a escuta ativa?
  • existe alinhamento entre aquilo que você fala e o que você faz? 
  • você tem algum tipo de dificuldade para trabalhar em equipe?

2. Cultive relações saudáveis (e não só networking)

O networking vai além de ter muitos contatos em diferentes locais. Aqui, a ideia é formar uma rede com quem você pode contar (e que também pode contar contigo). Ou seja, é um jogo de ganha-ganha, em que é preciso ter reciprocidade.

Por isso, lembre-se de considerar:

  • no caso, você só procura seus contatos quanto precisa de algo?
  • você se coloca à disposição para trocar ideias e experiências?
  • sua agenda tem “espaço” para conversar despretensiosamente?   

3. Use suas redes sociais como uma vitrine

Seja qual for a mídia social, você pode contar com um tipo de vitrine para promover sua marca. Isto é, a sua imagem pessoal e profissional. Dessa maneira, você ganha mais visibilidade e ainda reforça sua credibilidade em um determinado assunto.

Entretanto, considere as características de cada rede social, por exemplo:

4. Mantenha-se sempre atualizado na sua área

A tecnologia facilita a nossa vida em muitos aspectos, inclusive para conhecer tendências do mercado. Para isso, você pode optar por muitos tipos de conteúdos digitais, conforme a demanda:

5. Faça uma imersão nas técnicas de storytelling

Um dos pontos-chave para compreender o que é marketing pessoal é o fato de contar boas histórias. Assim, você pode melhorar as habilidades de comunicação e, ao mesmo tempo, transmitir sua mensagem.

Segundo a Fantástica Fábrica Criativa, lembre-se de 3 etapas na contação de histórias. Em outras palavras, estamos falando de começo, meio e fim:

  • apresente os personagens e, também, o herói (ou a heroína) da trama. Nesse ponto, a ideia é criar uma relação de empatia e abrir espaço para o “conflito”;
  • mostre como o protagonista lida com as “complicações”, conforme elas vão surgindo (e aumentando). Assim, você gera curiosidade na continuação do plot;
  • diante da crise final, o protagonista tem um dilema e, portanto, deve tomar uma decisão. Por fim, o “clímax” vai se encaminhando em direção à resolução. Nesse caso, é a mensagem a ser transmitida, como se fosse a “moral da história”.   

E então, o que achou dessas dicas sobre o que é marketing pessoal? Por sinal, acesse o nosso blog para conferir mais posts sobre desenvolvimento pessoal e profissional, como:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy