Clickbait no Youtube: descubra por que é ruim para o seu canal e como não fazer!

Você já esteve navegando pela internet e se deparou com um título muito curioso e convidativo para clicar? Algumas vezes o conteúdo em que você é direcionado responde às suas dúvidas, mas em outros casos nada é dito sobre o assunto e o conteúdo sequer tem alguma ligação com a dúvida que gerou na sua mente, não é?

O nome dessa prática é clickbait e é muito comum na internet. Um dos lugares que isso é mais utilizado é no Youtube, porque a partir do momento em que você dá play em um vídeo, ele aumenta o número de visualizações. Mas você sabia que o clickbait no Youtube não é recomendado?

O Youtube é uma ótima ferramenta tanto para trabalhar quanto para se entreter. Segundo a Think With Google, só no Brasil, existem cerca de 98 milhões de pessoas conectadas por lá. E uma das formas de monetização de um canal é por meio do número de visualizações.

Mas apesar dessa prática de clickbait no Youtube parecer convidativa para aumentar o seu alcance e engajamento, você sabia que ela na realidade atrapalha o desempenho do seu canal?

Neste artigo você vai descobrir o que é clickbait no Youtube, por que não é recomendado que você faça em seu canal e ainda vai aprender 5 dicas para fazer bons títulos!

Se interessou? Então continue a leitura!

O que é clickbait no Youtube?

Antes de entendermos por que o clickbait é ruim, vamos falar um pouco sobre o que é clickbait no Youtube exatamente.

Clickbait significa “isca de cliques” em inglês e é uma prática que consiste em dar títulos sensacionalistas às notícias, artigos e vídeos na internet. São títulos com senso de urgência e que normalmente prometem respostas revolucionárias. Mas quando você clica no conteúdo, ele não cumpre nada do que prometeu e geralmente é bem raso.

No caso do clickbait no Youtube é a mesma coisa. Ele acontece quando são utilizados títulos e thumbnails sensacionalistas para atrair mais visualizações, enquanto que o conteúdo não agrega ou responde o que realmente foi proposto. 

Saiba mais: Ideias para vídeos informativos: 8 dicas para criar conteúdos engajantes para YouTube e TikTok

Por que o clickbait no Youtube é ruim?

O clickbait no Youtube é ruim porque quando você promete uma resposta no seu título que não é capaz de dar no conteúdo do vídeo, o espectador se sente frustrado e perde a confiança no seu conteúdo.

Ou seja, apesar de a curto prazo aquele vídeo que você utilizou o clickbait para atrair mais visualizações de fato ter aumentado o alcance, a longo prazo o seu conteúdo no geral pode perder a relevância e o valor, já que as pessoas passarão a associar o seu canal com sensacionalismo. 

Dessa forma, além de perder a credibilidade, você corre o risco de receber vários comentários negativos e perder inscritos. E da próxima vez que postar um vídeo, o seu público não se sentirá atraído para clicar a assistir porque ele já perdeu a confiança no seu conteúdo. 

E uma das piores coisas no mundo online é perder a credibilidade, não acha? Então que tal conhecer alguns exemplos do que não fazer nos títulos dos seus vídeos? 

Exemplos de clickbait em títulos e thumbnails

Se para você ainda não ficou claro como funciona um clickbait no Youtube, vamos conferir alguns exemplos práticos para você aprender o que NÃO fazer em seus títulos e thumbnails.

  • Você não vai acreditar no que ele fez depois!
  • Saiba como perder 10 kg em 1 semana!
  • A fórmula para transformar a sua vida em 15 dias!
  • Descubra como ficar rico da noite para o dia!

Leia também: Algoritmo do YouTube: o que é, como funciona e 3 dicas para usá-lo a seu favor e impulsionar o seu canal

Como fazer bons títulos no Youtube: 5 dicas essenciais 

Agora que você já entendeu por que o clickbait no Youtube não é uma boa ideia, que tal descobrir como fazer bons títulos para os seus vídeos sem perder credibilidade nem frustrar o seu público? Então confira a seguir!

Seja honesto

Como você pode ver, na maioria das ocasiões os títulos com clickbait são mentirosos. Por isso, seja sempre honesto sobre o que você vai entregar com o seu conteúdo.

Tenha clareza

Traga sempre clareza nos seus títulos, dessa forma as expectativas do seu público estarão alinhadas com a sua entrega no momento em que as pessoas derem play no vídeo. 

Dê urgência ao seu conteúdo

Você pode criar um sentido de urgência no título como forma de persuasão. Mas lembre-se que a estratégia só funcionará se o seu conteúdo realmente entregar o que foi prometido. 

Utilize palavras-chave

Utilize palavras-chave no título. Uma boa técnica é colocar a palavra-chave, dois pontos, e depois colocar uma breve explicação do que o seu título irá abordar sobre o assunto. 

Faça títulos com listas

Uma ótima ideia que gera vontade de assistir a um conteúdo é colocar listas, como por exemplo “X produtos ótimos para…” ou “X piores produtos para…”. 

Com essas 5 dicas os seus títulos e thumbnails terão a capacidade de atrair os views sem que o seu público se sinta frustrado. 

Saiba mais: Como criar um bom título para vídeo no YouTube? Chame atenção!

Clickbait no Youtube nunca mais!

Em resumo, não é indicado que você faça clickbait no Youtube porque essa prática faz com que o seu canal perca autoridade e seja visto até mesmo como um tipo de propaganda enganosa. 

Ao invés disso, você deve buscar títulos e thumbnails que sejam persuasivos para o seu público mas que sempre sejam verdadeiros e despertem o interesse para o que realmente o seu vídeo propõe responder. 

E se você já tem um canal no Youtube e quer expandir esse trabalho com um negócio de cursos online ou infoprodutos, a EAD Plataforma é o que faltava para você!

A EAD Plataforma é uma plataforma de hospedagem que conta com mais de 1.400 clientes ativos, 2 milhões de horas de conteúdo em mais de 50 mil cursos. 

A nossa Plataforma Comercial permite que você venda cursos online sem dor de cabeça, funcionando como uma loja virtual com carrinho de compras e disponível para o público 24h. 

Você também conta com diversas outras funcionalidades:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Certificados.

E muito mais!

O que achou da EAD Plataforma? Faça um teste grátis e comece agora o seu negócio!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy