como-organizar-minicurso

Como organizar um minicurso que seja um SUCESSO? 7 passos essenciais

Saber como organizar um minicurso pode ser determinante para empreendedores que buscam uma oportunidade de adentrar no mercado EAD. Isso porque trata-se de uma modalidade em crescente procura e cuja popularidade, há alguns anos, se mantém em alta. 

Prova disso é o Censo Abed 2019, que mostra que, desde 2012, os cursos livres não-corporativos  a distância ultrapassam, ano após ano, a marca de 3 milhões de matrículas. Isso ainda não acontece com nenhuma outra modalidade de educação a distância, muito embora ela também cresça a cada ano no país. 

Formações rápidas e intensas sobre uma temática específica e pouca ou nenhuma demanda direcionada, trabalhos e avaliações. Isso é o que buscam os alunos ao se matricularem em minicursos. 

Portanto, se você está pensando em formatar conteúdos neste formato, saiba que precisa se atentar às informações dadas acima. 

Mas, se houver alguma dúvida, não se preocupe! A lista abaixo pode te ajudar a entender, de uma vez por todas, como organizar um minicurso bem-sucedido em 7 passos:

1. Delimite precisamente o nicho de atuação do seu curso

2. Faça um brainstorming para avaliar tudo o que você tem de informação

3. Estruture o curso

4. Crie um conteúdo interessante e engajante

5. Faça boas parcerias para divulgar e realizar o minicurso

6. Crie um plano de marketing efetivo

7. Ofereça aos alunos formas fáceis de se inscreverem e assistirem ao conteúdo 

Ótima leitura! 

Como organizar um minicurso? 7 Dicas fundamentais para prosperar 

A seguir, você confere nossas 7 dicas para entender como organizar um minicurso do zero. Você vai descobrir como tirar suas ideias do papel e como se organizar para garantir que seu conteúdo seja capaz de captar novos alunos EAD (ou mesmo presenciais).

1. Delimite precisamente o nicho de atuação do seu curso

O passo inicial para entender como organizar um minicurso diz respeito à delimitação do conteúdo. É preciso refletir, de forma estratégica, sobre qual o nicho de abordagem da formação oferecida.

Nós também damos essa dica para quem quer descobrir como montar um curso online. Mas podemos dizer que, no caso de um minicurso, ter objetividade na definição do nicho pode ser crucial. 

Isso porque, como mencionamos logo acima, na introdução, o perfil dos alunos EAD ou presenciais que buscam por um minicurso contém características como: 

  • Objetividade; 
  • Praticidade;
  • Agilidade do processo de aprendizagem; 
  • Baixo nível de cobrança. 

Lembre-se também de considerar as características “universais” dos minicursos: formações curtas, geralmente iniciadas e encerradas no mesmo dia, com durações entre 4h (para cursos online) e 8h (para cursos presenciais).

Entende por que é importante ter especificidade no recorte do nicho para saber como organizar um minicurso? Se sua área de atuação for, por exemplo, a gastronomia, tente aplicar uma lente em apenas um dos pontos abordados na profissão (por exemplo: bolos temáticos, bolo vulcão, e por aí vai). 

2. Faça um brainstorming para avaliar tudo o que você tem de informação

Com o recorte decidido, é hora de começar a entender de que forma o conteúdo será ofertado aos alunos. 

Para isso, antes de colocar a mão na massa para produzir, permita-se fazer uma tempestade de ideias. 

Liste tudo o que você considera importante na formatação do conteúdo, tudo o que contribuiria para o crescimento profissional dos alunos. Sobretudo, liste aquilo que torna o seu minicurso atrativo e diferenciado. 

Após finalizar o brainstorming, faça um filtro em tudo o que foi elencado, deixando na versão final apenas aquilo que for essencial. 

Se estiver em dúvida sobre como fazer um brainstorming, veja algumas ideias no vídeo abaixo e inspire-se! 

3. Estruture o curso

Com os pontos fundamentais em mãos, é hora de estruturar o curso! A essa altura, já será possível compreender qual a duração ideal para garantir a motivação dos alunos durante a formação. Lembre-se de que esta é uma definição estratégica, afinal: 

O curso não deve ser longo e arrastado;

Mas também não deve ser curto demais e com informações “jogadas”. 

Relembre as características-base de um minicurso e tente adaptar a lista do item acima a este formato. 

Além disso, na fase 3 da lista de como organizar um minicurso, também deve-se levar em conta: 

  • Divisão do conteúdo por módulos; 
  • Ordem de apresentação das informações; 
  • Ganchos entre os módulos; 
  • Estratégias para manter os alunos engajados ao longo do minicurso;
  • Métodos para avaliação do desempenho (apenas presença? Prova? Atividade? Relatório?)

4. Crie um conteúdo interessante e engajante

Agora sim, é hora de entender, da forma mais prática possível, como organizar um minicurso. Prepare-se para criar o conteúdo! 

A elaboração de um conteúdo EAD ou presencial deve ser feita com atenção e responsabilidade. Isso porque, além de ser o principal fator de retenção de alunos, é, também, um dos principais aspectos considerados pelos alunos ao classificarem um aprendizado como positivo ou negativo. 

Por isso, guarde nossas dicas e busque criar um material fora da caixa: 

  • Explore diferentes tipos de conteúdos digitais;
  • Use recursos criativos, como simulações, webinars e aulas online ao vivo
  • Invista em conteúdo autoral e criativo; 
  • Crie um plano de aula que possibilite o acompanhamento da rota educacional pelos alunos;
  • Disponibilize materiais de apoio e referências bibliográficas complementares em uma biblioteca virtual ou grupo de WhatsApp. 

5. Faça boas parcerias para divulgar e realizar o minicurso

Com o conteúdo pronto, você terá avançado algumas casas importantes no tabuleiro do “como organizar um minicurso”. Mas o trabalho ainda não acabou! 

É hora de começar a pensar em sua viabilização. 

Para isso, é essencial que você tenha clareza sobre a metodologia de ensino utilizada em seu curso: será o EAD? Será o ensino híbrido, com materiais complementares disponibilizados online e um encontro presencial com o tutor?

Essa definição será peça-chave para o quinto passo da nossa lista: fazer boas parcerias. 

Se seu curso demandar encontros presenciais, que tal buscar universidades, institutos e espaços educacionais para ajudarem a viabilizar os espaços? Em muitos casos, eles já dispõem de todo o material necessário, e cedem seus espaços em troca de divulgação ou de uma parceria formal. 

Caso sua metodologia educacional seja a EAD, que tal fazer parcerias com autoridades do segmento ou mesmo influenciadores digitais que ajudem a popularizar a ideia do minicurso? Assim, você alcança um universo de possíveis alunos muito maior!  

6. Crie um plano de marketing efetivo

Além das parcerias, é fundamental trabalhar, também, com uma frente de marketing robusta. Seja o seu minicurso online ou presencial, o meio digital é o melhor lugar para encontrar potenciais alunos (mas não é o único!) Por isso, é importante mesclar estratégias de divulgação off-line e on-line para obter um aproveitamento de excelência. 

Para um bom plano de marketing, considere: 

  • Construção de presença nas redes sociais;
  • Criação de mailing com contatos de potenciais clientes (esta base pode ser construída por meio de um formulário para aquisição de um material rico sobre o tema do minicurso, como um e-book ou um webinar);
  • Envio de e-mails; 
  • Promoções para os primeiros matriculados; 
  • Criação de materiais que ajudem a apresentar o minicurso e, ao mesmo tempo, divulgá-lo;
  • Parcerias (como pontuamos acima).

7. Ofereça aos alunos formas fáceis de se inscreverem e assistirem ao conteúdo 

Por fim, não se esqueça de criar um caminho curto e simples que conduza os alunos captados pelo plano de marketing à matrícula efetiva no minicurso. 

Para isso, ofereça diferentes formas de pagamento, crie botões de inscrição visíveis ao longo do site do curso e não se esqueça de mencionar o processo de inscrição em suas postagens e divulgações. 

Bônus: escolha a melhor plataforma EAD para o seu minicurso online

Por fim, mas não menos importante, a hospedagem do seu minicurso! Se a modalidade EAD for a escolhida, entender como organizar um minicurso passa, necessariamente, pela definição da melhor plataforma EAD

Isso porque é neste ambiente que alunos e tutores EAD farão a gestão do aprendizado sob ambos os pontos de vista. Para os alunos, a plataforma EAD funciona como AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para os tutores, opera como um LMS, Learning Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem.

Se você, após entender como organizar um minicurso, quer começar a pesquisa por uma boa plataforma EAD, temos uma boa notícia: a melhor delas está bem aqui! 

A EAD Plataforma é referência no mercado, ultrapassando a marca dos 3 milhões de usuários com altos índices de satisfação.

Quer ver as funcionalidades da EAD Plataforma de perto? Preencha o formulário e faça o teste gratuito da nossa solução!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy