Para começar a editar vídeo online, você precisa buscar referências e inspiração. Vamos te ajudar com isso!

Precisa editar vídeo online? Veja aqui por onde começar

Quem já tem mais de 25 anos certamente lembra de como era a vida antes das redes sociais aderirem ao vídeo como principal recurso. A partir daí, houve uma verdadeira revolução: pessoas começaram a se comunicar por vídeos rápidos, marcas aderiram a esse movimento e os creators surgiram. Saber editar vídeos online se tornou uma necessidade.

Sim, os criadores de conteúdo. Sua trajetória rápida mudou o mercado do entretenimento e da publicidade. 

Afinal, não é mais necessário ser contratado por uma grande emissora para cantar, atuar, contar histórias – qualquer pessoa com um celular e alguns poucos equipamentos pode dizer ao mundo o que pensa, e influenciar diversas camadas da sociedade.

Por que é importante saber como editar vídeos online?

Saber editar vídeos abrirá muitas portas para você. Seja para aumentar a tração de seu negócio atual, para iniciar uma nova fonte de renda ou mesmo para realização pessoal, ter um vídeo de qualidade aumenta suas chances de impactar mais pessoas com suas ideias.

É possível editar vídeo online grátis?

Sim, há diversas opções gratuitas de editor de vídeo na internet. Tudo o que você precisa é testar até encontrar aquele que se adapta melhor ao seu estilo. Siga conosco para conferir algumas opções logo adiante.

>>> Você também irá gostar de ler:
Como criar um canal no YouTube
7 dicas para fazer live no Instagram

O que é preciso para começar a editar vídeos?

Fizemos essa lista para te ajudar a dar os primeiros passos, mas nada aqui está escrito em pedra. Inclusive, o algoritmo de plataformas como Instagram e TikTok promove mais vídeos que são simples, caseiros, sem grandes recursos de edição. Afinal, eles querem mostrar pessoas reais, vivendo suas vidas.

Já o YouTube, por exemplo, tem o intuito de ensinar algo, e vai além do entretenimento. Então, para fazer seus vídeos bombarem nessa plataforma, é vital investir um pouco mais de tempo em planejamento e edição.

Preparamos uma lista para te ajudar a começar, confira abaixo.

1. Defina seu objetivo

Antes de começar a editar vídeos online, é preciso definir uma estratégia. Assim, você poderá direcionar seus esforços e sua atenção, atingindo resultados ainda melhores.

Alguns exemplos:

  • quero criar um canal do YouTube e lucrar com a propaganda feita pelo site;
  • minha intenção é me tornar digital influencer, contando sobre meu estilo de vida, hobbies, opiniões e, claro, aproveitando todas as trends;
  • tenho muito conhecimento sobre um determinado tema e quero compartilhar isso com outras pessoas, por meio de um curso online;
  • vejo na edição de vídeos uma nova oportunidade de carreira – quero me especializar para conseguir um bom emprego na área.

Há outros objetivos possíveis, claro. No entanto, ao definir o seu, terá mais foco e poderá conquistar seus sonhos de forma mais estruturada.

2. Crie um calendário editorial

Com o seu objetivo nas mãos, planeje um calendário de conteúdo: qual a ordem lógica que esses vídeos devem ser gravados, editados e lançados? Dessa forma, organizando os temas, fica mais fácil se comunicar com seu público e gerar identificação.

Dê atenção ao tema (pesquise antes de gravar, sempre!), treine antes de começar a gravar. Sua edição ficará ainda mais fluída.

3. Valorize o roteiro

Uma boa edição depende muito do tema e do roteiro do vídeo. Mesmo que seja possível cortar e editar um vídeo online, quanto menos erros precisam ser resolvidos pela edição, mais otimizado será o tempo e o resultado final.

4. Ambientação: cenário, luz, apresentação e elementos de cena

Você irá agradecer por ter levado em consideração esses conceitos. Isso porque será muito mais fácil editar os vídeos se a luz for adequada e os objetos que aparecem na gravação não precisarem ser cortados manualmente depois.

Para fazer uma boa captação e ter menos dificuldade ao editar seus vídeos, é bom investir em:

  • ring light (aquela luz circular, que é acessível e cria um bom efeito no rosto);
  • tripé para celular (para manter a estabilidade);
  • microfone de lapela (evita ruídos externos);
  • cenário adequado (mesmo um pano que imite uma prateleira é mais interessante do que um fundo branco);
  • sua apresentação – roupas que combinam com o tema do vídeo, sua personalidade e o cenário. Uma opção também é utilizar algum tipo de base (maquiagem), para evitar refletir a luz em sua pele.

A propósito, uma boa câmera no celular aumenta a qualidade dos vídeos.

E, mesmo que tenha alguma iluminação artificial, considere gravar durante o dia em ambiente interno (para evitar mudanças na direção da luz solar).

5. Busque inspiração

Você pode captar um vídeo muito bem, mas não ter ideias de edição que vão tornar tudo mais dinâmico e agradável de se ver. Por exemplo, sabia que, em média, vídeos no YouTube com até 3 minutos são mais vistos? Apenas os grandes influenciadores costumam reter a atenção dos usuários por mais tempo.

Essas inspirações e dicas você consegue ao acompanhar pessoas que começaram essa jornada há mais tempo. A seguir, alguns perfis do Instagram que compartilham insights e ensinam a editar vídeo online grátis:

6. Invista em conhecimento

Você não precisa investir dinheiro, necessariamente, mas dedicar seu tempo é muito importante. Faça uma seleção de cursos (muitos são gratuitos, inclusive), leia artigos e, claro, faça testes. Você verá que será muito mais simples quando precisar editar seus vídeos de verdade.

>>> Para te ajudar, separamos os seguintes artigos:
Como editar vídeos de maneira fácil
Como aprender a editar vídeo

7. Escolha um bom editor

Você não precisa de um site para editar vídeos online, muito menos instalar nada em seu computador. Há, no mercado, diversas opções de aplicativos gratuitos que permitem cortar e editar vídeos online, diretamente da tela do seu celular.

Aqui, vamos falar dos principais editores utilizados em 2023.

Adobe Premiere

Certamente, o favorito dos videomakers profissionais. O Premiere é um programa que tem um custo alto de licença e deve ser instalado no computador.

Sua qualidade, no entanto, é inegável. A maior parte dos vídeos que são produzidos por grandes influenciadores é feita nesse software. Sendo assim, não poderia ficar de fora da nossa lista.

Canva editor

O Canva já conquistou o coração do pequeno e médio empresário, porque democratizou o acesso às ferramentas de design, de forma simples e com custo bastante acessível.

O editor de vídeos online do Canva é prático, fácil de usar e possui diversos templates que podem ser adaptados. Para isso, basta selecionar um template e trocar cores, textos e imagens, adaptando a linguagem visual e verbal ao seu negócio. 

Se preferir, você pode fazer vídeos do zero, utilizando apenas os elementos que os designers do Canva deixam disponíveis no aplicativo.

CapCut

Esse é o queridinho dos influencers que trabalham por conta própria, e é uma ótima escolha para quem quer editar vídeo online grátis.

Totalmente intuitivo, o CapCut possibilita criar e editar vídeos com uma velocidade incrível. Além disso, possui uma função que permite legendar seus vídeos automaticamente – ele transforma voz em texto e costuma acertar, sendo que poucos ajustes são necessários.

Há duas versões, mobile e desktop. Para quem está começando, recomendamos a versão mobile, que está disponível para iOS e Android.

Movavi

Possui uma versão gratuita, claro. Porém, dentre os editores que são pagos (e oferecem um serviço profissional), dispõe dos valores mais acessíveis.

O Movavi tem uma série de vídeos tutoriais em seu site – vale conferir para entender o quão potente é esse software.

Filmora

Está conquistando os corações de diversos editores. É pago, porém, tem muitos tutoriais disponíveis no YouTube, além de contar com uma interface simples e amigável.

Filmora veio para ficar – se você quer trabalhar como videomaker, conhecer essa plataforma é indispensável.

Editores nativos

Redes sociais, como o TikTok e o Instagram, têm seus próprios editores de vídeo – eles são uma boa saída para quem precisa criar conteúdo para redes sociais em escala.

Aliás, vale citar que o Instagram quer que você edite seus vídeos pelo “Reels” diretamente, portanto, o algoritmo tende a penalizar a entrega dos vídeos que enviamos para o Insta já editados. Por outro lado, o TikTok é parceiro do CapCut, logo, editar seus vídeos por lá não irá impactar seu alcance.

Bônus: ganhe dinheiro com vídeos online

Se você tem algum conhecimento para compartilhar, transformar isso em um curso online pode ser extremamente lucrativo. Seu investimento será baixo e cada curso é um produto em sua prateleira que, na maioria dos casos, não tem prazo de expiração.

Na EAD Plataforma, você encontra todos os recursos necessários para começar a oferecer cursos completos: ferramentas de gestão e acompanhamento, aplicação de provas e até emissão de certificados.

Por falar nisso, o que uma renda extra poderia fazer pelo seu orçamento hoje? Para saber por onde começar, teste a nossa plataforma gratuitamente.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy