screencast

O que é screencast? Inclua essa ferramenta nas suas aulas online!

Se você adora oferecer vídeos dinâmicos e bastante explicativos, não deixe de conhecer mais sobre o screencast e entender como aplicá-lo nas suas estratégias de vídeos.

E antes que pense “ah, mais uma ferramenta que preciso estudar como fazer…”, já adiantamos: os vídeos que capturam telas são fáceis de produzir e baratos também.

Quer saber como usar o screencast e quais são as melhores ferramentas para fazer a gravação? Leia este texto até o final e aprenda!

O que é screencast?

O screencast é uma gravação da tela do seu computador, celular ou tablet. Ou seja, um vídeo que mostra tudo o que você está fazendo na tela acompanhado por uma narrativa.

Um ótimo exemplo são os vídeos em que uma empresa apresenta a sua ferramenta ou software ou então mostra como navegar em seu site ou participar de alguma campanha.

Chamado também de vídeo capturado da tela, o screencast possibilita uma criação de vídeos mais econômica, rápida e simples. Basta acessar uma ferramenta, realizar a gravação, editá-la e pronto.

Como usar o screencast ?

Há muitas formas de como usar o screencast, basta ser criativo. No caso de gravar tutoriais ou dar cursos online, diversas estratégias podem ser adotadas.

Afinal, esse método de gravação é perfeito para conteúdo educativo e informativo. Durante as videoaulas é possível mostrar imagens e inserir uma explicação narrada ao mesmo tempo. Ou seja: o screencast agrega valor à sua aula e deixa o material mais rico, dinâmico e completo.

Leia também: Como gravar videoaulas incríveis? 9 dicas

Por que usar o screencast?

Já falamos aqui sobre os principais benefícios de gravar vídeos da tela do seu computador: é mais barato, rápido e fácil. Não precisa ter equipamentos caros e avançados ou arrumar todo o local da gravação. É só ter um celular, tablet e computador com microfone em bom funcionamento e utilizar um software de screencast adequado.

Outra vantagem é a possibilidade de criar vídeos em qualquer lugar! Afinal, eles são mais fáceis de gravar e não filmam o ambiente em que você está.

Como fazer screencast?

Antes de falarmos sobre as melhores ferramentas e softwares de screencast, organizamos um passo a passo para você gravar um screencast de alto nível.

Para que isso aconteça, é necessário se atentar a algumas dicas. Confira a seguir.

  1. Grave em um ambiente silencioso: não conte apenas com a edição do vídeo. Escolha um local sem barulhos para não ter ruídos na sua fala durante a gravação.
  2. Verifique o eco do local: nada mais chato do que assistir aulas com eco, não é mesmo? Algumas dicas são escolher um ambiente com bastante móveis, gravar a sua voz dentro de uma caixa grande de papelão, colar papelão com fita crepe nas paredes, usar um cobertor na cabeça em forma de cabaninha.
  3. Faça um roteiro e pratique a sua fala: organize a ordem da sua fala e pratique antes para entender se está no tamanho ideal para o vídeo e bem explicativa. Mostre que você domina o assunto e está seguro do que está narrando. Fale devagar, respire.
  4. Feche todas as abas do seu computador: concentre-se apenas na sua gravação e evite se distrair com alguma notificação ou aba aberta. Além disso, o seu computador fica mais leve e evita travamentos.
  5. Teste antes o seu software de screencast: finja que está gravando algo e teste a sua ferramenta, descubra como mexer nela adequadamente e quais são as funcionalidades úteis para a sua aula online.
  6. Vá direto ao ponto: tente ser breve e objetivo ao falar. Evite contar histórias longas ou que tirem a atenção do público da tela, daquilo que você quer mostrar.
  7. Use a dimensão padrão: para oferecer uma boa experiência no seu curso online, fique atento à dimensão do vídeo. A dimensão padrão é a mais adequada para um público diverso assistir sem ficar pequena demais ou grande, cortando parte da tela.
  8. Use um microfone bom: não precisa ser o equipamento mais caro, mas certifique-se da qualidade do som do seu microfone. As pessoas precisam entender claramente o que está sendo dito. Você pode investir em um microfone que capta apenas o que está à frente dele, eliminando ruídos externos.
  9. Fique longe do microfone: uma gravação falada muito perto do microfone tem muita interferência do ar que sai da boca e das narinas. Por isso, fique cerca de 10 a 20 centímetros de distância do microfone.
  10. Faça um resumo no final do vídeo: após explicar detalhadamente a sua apresentação, crie um resumo com os pontos principais do que foi dito. Isso ajuda na memorização e mostra cuidado com quem está assistindo à aula.

Coloque em prática: Top 5: melhores microfones de lapela! Grave vídeos incríveis!

Dicas de software de screencast

Há software gratuito e pago de screencast. Ou seja, opções para todos os bolsos e gostos. Veja algumas ferramentas para você usar na gravação da sua tela. Muitas delas já tem como editar na própria plataforma. O que agiliza ainda mais o trabalho.

  • Camtasia: ele é considerado o melhor software de screencast no mercado pela sua interface completa e repleta de funções de edição. Tem uma versão de teste gratuita e limitada.
  • Webnaria: é uma ferramenta gratuita, mantida por uma comunidade de desenvolvedores. Possui opções gratuitas e pagas e é simples de usar.
  • CamStudio: mais um programa gratuito para gravar screencast. O lado negativo é que possui poucas opções de edição e personalização, mas isso pode ser feito com uso de outra ferramenta.
  • Movavi Screen Capture: esse software disponibiliza vários recursos para capturar a tela e o áudio do computador ou do celular. É simples e fácil de usar e ainda possui tutorial em português.
  • Snagit: produzido pelo mesmo desenvolvedor do Camtasia, esse programa é especializado em gravar telas. Tem versão gratuita e paga.

Caso você prefira utilizar as versões gratuitas dessas plataformas, é possível editar seus vídeos em outros programas de edição mais completos, como:

  • Windows Movie Maker/iMovie: esse programa de edição é gratuito e, normalmente, já vem instalado no sistema operacional do seu computador;
  • Adobe Premiere: essa é uma ferramenta profissional e bastante completa. Por isso, sua versão é paga e funciona no modelo de assinatura mensal. Se quiser, há a possibilidade de testá-la gratuitamente.

Viu como não é difícil usar o screencast? Além de várias versões gratuitas, ele deixa o seu curso online mais completo e dinâmico. O conteúdo se torna ainda mais rico, gerando valor para quem o assiste.

Se você quer testar esse recurso nas suas videoaulas, conheça a EAD Plataforma e faça um teste gratuito!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy