tipos de mentoria

Tipos de mentoria mais procuradas e 3 dicas essenciais para se tornar um bom mentor

A mentoria, ou mentoring (seu termo em inglês, comumente utilizado), é muito importante para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um. Poder contar com a influência, orientação e direção de um mentor experiente pode levar o mentorado (pessoa que recebe a mentoria) longe. 

Mas, afinal, quais são os tipos de mentoria mais procuradas? É sobre isso que vamos abordar neste artigo. Antes, no entanto, falemos um pouco mais sobre para que serve a mentoria e como as pessoas podem se beneficiar dela.

Um artigo publicado na Harvard Business Review sugere que os melhores mentores devem abordar a mentoria da mesma forma como Michelangelo abordava suas esculturas. O renomado escultor italiano acreditava que uma obra de arte já existia dentro da pedra e que seu trabalho era apenas revelá-la. 

Nesse sentido, ainda segundo a publicação, um mentor habilidoso deve poder afirmar o eu ideal de outra pessoa – aquela forma única, promissora, mas vulnerável que pode estar escondida da vista.

Assim, para ser um bom mentor, além de saber o que é mentoring e estar por dentro dos principais tipos de mentoria, tanto no que diz respeito aos temas mais procurados, quanto aos formatos utilizados, é preciso que você se torne um mentor que busca revelar em seu mentorado seu eu ideal.

Para ajudar você nisso, apresentamos 3 dias essenciais ao final deste artigo. Boa leitura!

O que é mentoria?

Mentoria, também chamada de mentoring ou tutoria, consiste nos ensinamentos dados por um mentor. Por sua vez, um mentor é alguém com conhecimento suficiente para ensinar ou aconselhar uma pessoa menos experiente e geralmente mais jovem sobre algum assunto específico. 

Num ambiente organizacional de trabalho, um mentor influencia o crescimento pessoal e profissional de um mentorado.

É comum haver, nas empresas, uma mentoria de funcionários seniores orientando os juniores, mas os mentores não precisam necessariamente ser mais seniores do que as pessoas que eles orientam. O que importa é que os mentores tenham experiência com a qual outros possam aprender.

Nesse sentido, o principal objetivo do mentoring é aproveitar a experiência e o conhecimento de um especialista para avançar na área escolhida para se aprimorar. 

Quais são os tipos de mentoria?

Os tipos de mentoria podem ser classificados tanto de acordo com o tema, ou área/setor de mentoring, quanto em relação ao seu formato. Em relação aos temas, os principais são:

Mentoria de carreira

A mentoria de carreira consiste em alguém (o mentor) que compartilha seu conhecimento e experiência com você para ajudá-lo a definir metas, resolver problemas e fazer boas escolhas referentes ao seu plano de carreira. Se você tiver sorte, terá um mentor – ou vários – que o ajudará ao longo de sua carreira, desde seus primeiros cargos até a aposentadoria.

Mentoria de negócios

O mentoring de negócios é direcionado para empreendedores que desejam aprofundar seus conhecimentos a partir da experiência em negócios de um especialista na área. O mentor de negócios oferece aconselhamento, orientação e suporte para ajudá-lo a administrar e melhorar seus negócios.

Se você é um empreendedor, este artigo pode lhe interessar:

Como empreender online? Voe mais alto com 5 dicas infalíveis

Mentoria financeira

Neste tipo de mentoria, o mentor é essencialmente alguém que pode ajudá-lo a planejar estratégias inteligentes sobre como gastar, economizar e investir seu dinheiro. Ter um mentor financeiro confiável pode trazer clareza e contexto para suas decisões financeiras e tornar coisas como investir e economizar um pouco mais fáceis de entender e gerenciar.

Mentoria de liderança

Dentre os tipos de mentoring, a mentoria de liderança pode ser traduzida na arte de liderar uma equipe por meio de uma orientação eficaz da equipe. Também, é um método para desenvolver melhores líderes no futuro, por meio do conhecimento, erros e acertos de líderes experientes. 

Leia também: Como montar um treinamento de liderança em 5 passos

Formatos de mentoria

Como vimos, quando falamos em tipos de mentoring, também nos referimos aos formatos em que essas mentorias acontecem:

Mentoria tradicional individual

Dentre os tipos de mentoria, na tradicional individual, um mentorado encontra seu mentor, seja por meio de um programa ou por conta própria. Ambos participam de uma relação de mentoria pessoalmente, com estrutura e prazo determinado ou conforme estabelecido por um programa formal de mentoria.

Mentoria em grupo

Neste tipo de mentoria, um único mentor oferece orientação a um grupo de mentorados. A estrutura inicial do programa é apresentada, permitindo que o mentor direcione e acompanhe o progresso, o ritmo e as atividades dos participantes.

Mentoria online

O relacionamento de orientação no tipo de mentoria online acontece tendo as duas partes (ou grupo) em locais diferentes, mediada pelo uso de plataformas digitais e da internet.

Aprenda mais sobre o assunto: 

Curso online é produto ou serviço? Tire a dúvida e posicione seu negócio corretamente

3 Dicas essenciais para ser um bom mentor

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de mentoria, aprenda como se tornar um bom mentor com estas dicas para você não errar durante esse processo.

Independente da área e formato da sua mentoria que escolher, se você praticar essas três dicas essenciais, certamente será um mentor de sucesso:

1. Esteja disponível

Quando falamos da sua disponibilidade como mentor, não estamos falando apenas de reservar um tempo para reuniões individuais com seus mentorados. Estamos nos referindo a algo mais amplo: tornar a si mesmo, suas ideias, experiência, sabedoria e compreensão disponíveis para eles. 

Mas, o que significa isso? Significa ser honesto e transparente para que você possa encorajá-los a confiar em você e permitir que seu relacionamento com eles floresça.

Por exemplo, você precisa estar emocionalmente disponível para dar o apoio emocional necessário, incentivando eles a continuarem quando as coisas ficarem difíceis.

Um bom mentor precisa dar ouvidos e mostrar preocupação genuína com a carreira ou negócio de seus mentorados. Afinal, o sucesso deles é seu também. 

Uma forma de demonstrar sua disponibilidade é oferecendo uma forma de contato fora do horário de expediente. Isso pode ser feito por telefone ou e-mail. Embora não seja obrigatório que você ofereça isso, é importante que o seu mentorado saiba que pode contar com você em momentos emergenciais e/ou críticos relacionados à mentoria em questão.

2. Pratique a escuta ativa

Para ser um bom mentor, é preciso ser um ouvinte ativo. Isso é uma habilidade que não é ensinada na escola e você só consegue adquiri-la praticando. 

Uma forma de saber se você está sendo um bom ouvinte é perceber se as respostas que você dá para as perguntas dos seus mentorados estão gerando mais dúvidas ou não. Se sim, isso pode significar que você não está prestando atenção suficiente. 

Um mentor que está ouvindo ativamente orientará a conversa para evitar perguntas fechadas e becos sem saída, optando por uma abordagem qualitativa por meio de consultas amplas.

É válido lembrar que seu trabalho não é você solucionar os problemas do seu mentorado, mas por meio da sua experiência e conhecimento conduzi-lo para a autodescoberta. 

3. Seja analítico

Como o tempo é sempre limitado, é preciso que o seu mentorado sinta que aproveita o máximo do pouco tempo que passa com você. Portanto, é preciso que você tenha habilidades analíticas excepcionais para poder compreender rapidamente as preocupações dele e apresentar as respostas mais eficazes no menor tempo possível. 

Nesse sentido, é essencial que você se mantenha atualizado para compreender facilmente os desafios mais recentes da área na qual você oferece a mentoria.

Mantenha-se flexível o suficiente para modificar seu ponto de vista e análise com base nas últimas mudanças no setor. Um bom mentor também deve ser objetivo e justo na análise de cada situação.

Agora que você já conhece os principais tipos de mentoria e como se tornar um bom mentor, o que acha de oferecer sua mentoria online? Você pode contar com a EAD Plataforma nesse processo. Experimente nossos serviços por sete dias grátis e aproveite os diversos recursos disponíveis!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy