ead-aliado-exatas-ensino-superior

EAD como aliado no aprendizado de exatas no ensino superior

As disciplinas de exatas são o terror de muitos alunos. Um quadro negro cheio de cálculos, números e os temidos exercícios de limites, derivadas e integrais, podem distanciar os estudantes da disciplina caso o ensino não seja proveitoso e didático.

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que, entre os anos de 1997 e 2019, o índice de reprovação e evasão nas aulas de Cálculo I da instituição passou de 75%. O alto índice pode ser explicado pela dificuldade imposta pela disciplina e pela rejeição dos alunos aos métodos de ensino.

Se a matemática já não costuma ser a matéria “preferida” nos tempos de ensino fundamental e médio, o mesmo acontece no ensino superior, quando o nível de complexidade da matéria, a exigência e domínio dos cálculos são muito maiores. Mesmo alunos que tiveram bom desempenho em matemática na escola podem apresentar dificuldades com a disciplina de cálculo na graduação.

Mas, quando o aluno escolhe cursar uma faculdade de exatas, ele não tem muito para onde fugir. Cálculos, limites, derivadas e integrais vão fazer parte da rotina. A saída é procurar se aproximar mais das matérias, aperfeiçoar o método de estudo, praticar e recorrer às plataformas de ensino à distância (EAD) disponíveis na internet.

Ensino à distância complementa aprendizado

Por mais difícil que seja uma disciplina de exatas, sempre existirá uma saída. Por isso, experimentar novas dinâmicas de ensino podem não só ser interessantes, como um caminho de incentivo ao estudo e ao aperfeiçoamento.

Ter um novo olhar para as disciplinas de exatas é o que propõe as plataformas de ensino à distância (EAD) disponíveis na internet, como a Responde Aí, que oferece materiais que auxiliam na compreensão e no entendimento das disciplinas.

A principal vantagem de estudar por meio dessas plataformas é ter flexibilidade para organizar melhor a rotina. Ou seja, o estudante pode escolher qual o melhor momento do dia para consumir o conteúdo EAD, sem prejudicar as aulas da faculdade.

Outro recurso interessante da Responde Aí é a forma como os conteúdos são disponibilizados. O material é separado por disciplinas e em diferentes formatos. O estudante pode, por exemplo, assistir vídeo-aulas com a explicação do professor; pode baixar resumos para leitura; acompanhar o passo a passo da resolução de um exercício; e ainda tirar dúvidas com tutores que atuam na plataforma.

Além disso, caso ele não queira ficar em frente ao computador, pode baixar um aplicativo para celular e ter acesso aos mesmos materiais, que ficam disponíveis ao toque dos dedos.

Estudar a distância também ajuda a desenvolver outras habilidades que favorecem a vida acadêmica e a carreira profissional. O aluno passa a criar uma disciplina para realizar suas tarefas, aprende a fazer uma melhor gestão de tempo e ter mais foco e concentração.

Dicas para ir bem em provas de exatas

As provas de exatas na faculdade são bem diferentes daquelas aplicadas nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No curso superior, geralmente, é exigida uma análise mais crítica dos dados. Por isso é tão importante conhecer e dominar os princípios básicos de cálculo, bem como gráficos, parábolas, funções e logaritmos.

Mesmo os estudantes que sempre se deram bem nessa área, invariavelmente vão passar aperto em algum momento do curso de exatas.Dessa forma, a preparação precisa ser constante e seguir uma rotina de estudos.

A prática é amiga da perfeição. Por mais que um aluno leia e releia os livros e as próprias anotações sobre integrais, por exemplo, nada substitui os exercícios. Para fixar as fórmulas e entendê-las, o cérebro deve ser treinado. Decorar uma ou outra questão faz parte, mas o principal é compreender como tudo funciona.

Eliminar todas as dúvidas antes de uma avaliação contribui para um bom resultado. Se ficar algo nebuloso após a explicação do professor, o aluno deve fazer seus questionamentos. Vale lembrar de fazer isso durante a aula, pois a dúvida de um estudante pode ser a mesma de algum outro colega.

Elaborar um cronograma de estudos também é fundamental, ainda mais se o aluno adota como hábito consumir conteúdos por EAD para complementar o aprendizado. Criar uma rotina diária voltada para analisar o material didático e se dedicar aos cálculos é necessária e, ao mesmo tempo, favorece o seu desenvolvimento na faculdade e domínio sobre os assuntos abordados no seu curso.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy