educação 5.0

O que é a Educação 5.0? Entenda os princípios da metodologia

A educação 5.0 consiste em uma metodologia de ensino que usa a tecnologia como um meio para facilitar o processo de aprendizado dos alunos, tornando o caminho mais seguro, saudável e menos prejudicial ao meio ambiente. 

Por falar nisso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende essa nova abordagem, mostrando que ela é capaz não só de produzir conhecimentos, mas também de solucionar problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos. 

Contudo, a implementação desse tipo de metodologia não pode ser feita de qualquer forma. É preciso que você conheça os seus quatro pilares, que incluem: capacitação, estilos de aprendizado, relacionamentos e tecnologia. 

E, embora eles sejam familiares, cada um tem suas próprias particularidades. Por isso, continue a leitura deste artigo e entenda o conceito de educação 5.0 e como aplicar essa metodologia com eficácia. 

Boa leitura! 

O que é educação 5.0? 

A educação 5.0 é uma metodologia de ensino que trabalha as habilidades interpessoais (soft skills) do aluno, para que ele vá além dos desafios lógicos e seja capaz de oferecer soluções inovadoras para a sociedade. 

Um bom exemplo de educação 5.0 é um projeto interdisciplinar em que os estudantes trabalham em grupos para resolver um problema real da comunidade. 

Eles usam ferramentas tecnológicas para pesquisas e desenvolvem soluções criativas. Ao mesmo tempo, aprendem sobre as habilidades socioemocionais que são vitais para trabalhar em equipe e resolver soluções eficazes.   

Outro exemplo é uma aula gamificada em que os estudantes jogam um jogo educacional. Aqui, eles trabalham em equipe, tomam decisões e solucionam problemas para atingir um objetivo comum. 

Dessa maneira, o aluno sai de um campo limitado de ensino, que envolve materiais tradicionais como português e matemática, e entra em um novo mundo, que forma alunos com espírito de liderança, colaboração e resiliência.

Qual é a diferença entre a educação 4.0 e 5.0? 

A educação 4.0 foca no uso de ferramentas digitais para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, entre elas: inteligência artificial, big data, robótica e internet das coisas. A educação 5.0, por sua vez, concentra-se no desenvolvimento de habilidades humanas, como empatia e criatividade. 

Além disso, a educação 5.0 foca no pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas dos alunos. 

Contudo, a implementação desta metodologia de ensino não é fácil, uma vez que existem vários desafios durante esse processo. Conheça, a seguir, quais são eles e como solucioná-los em sua instituição de ensino. 

Desafios da educação 5.0

A implementação da educação 5.0 traz diversos desafios para as empresa, tais como: 

  • capacitação de professores: é preciso formar tutores capazes de lidar com novas tecnologias e metodologias pedagógicas para aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos;
  • resistência à mudança: deve-se educar professores, estudantes e até mesmo os pais sobre essa nova metodologia de ensino, uma vez que algumas pessoas costumam ficar desconfiada com a sua eficácia; 
  • investimento financeiro: exige que a instituição de ensino invista em tecnologia, infraestrutura, formação de professores e outros aspectos. 

A princípio, a educação 5.0 parece distante de grande parte das escolas, especialmente com os desafios apresentados acima. 

Contudo, dados do Censo da Educação Superior 2021 revelam que o ensino à distância cresceu 474% em uma década. 

Logo, isso permite concluir que o ensino remoto está cada vez mais ao alcance de todos. Entretanto, você deve estar se perguntando “como implementar essas transformações?” 

Isso é assunto para o próximo tópico. Continue conosco e acompanhe! 

Como se preparar para a educação 5.0? 

A educação 5.0 é formada por quatro importantes pilares: capacitação, metodologia de ensino, tecnologia, relacionamento entre pais e professores. Cada um contém as suas próprias particularidades, que devem ser seguidas à risca para que a escola obtenha os benefícios desse investimento. 

Vamos entender cada uma delas! 

Capacitação 

Esse é um dos principais pilares quando se fala sobre educação 5.0, uma vez que é preciso educar os professores sobre as novas tecnologias e processos. Para isso, considere investir em workshops e materiais. 

Além disso, recomendamos que você experimente a educação EAD, pois ela facilita o processo de aprendizagem. Afinal, os alunos assistem aos conteúdos em qualquer lugar do mundo. Basta ter um computador com acesso à internet. 

Metodologia de ensino 

Teste abordagens diferentes de aprendizado para engajar e incentivar a autonomia dos alunos. 

Entre as opções disponíveis, pode-se destacar a aprendizagem baseada em projetos (ABP). 

Trata-se de uma metodologia em que os alunos aprendem por meio da resolução de problemas reais e úteis para suas vidas e comunidade. 

Ademais, vale a pena experimentar a sala de aula invertida. Aqui, o estudante assiste a vídeos ou estuda a disciplina em casa. 

E, quando o aluno chega à sala de aula, o professor traz discussões, trabalho em equipe e aprofundamento do conhecimento. 

Isso faz com que o aluno trabalhe de forma mais colaborativa e autônoma, fazendo com que o professor se torne um facilitador da aprendizagem. 

💡 Quais são as estratégias de ensino que devem ser utilizadas na educação online? Conheça 3 opções! 

Relacionamentos 

A conexão é vital para que a educação 5.0 traga ótimos resultados para os alunos. Por isso, pais e professores precisam manter um diálogo aberto para que todos identifiquem o verdadeiro impacto desse formato de ensino. 

Tecnologia 

Disponibilizar tecnologias adequadas para os alunos, professores e gestores é outro pilar importante da educação 5.0. Afinal, ela melhora a comunicação, estimula a colaboração e impacta diretamente a produtividade de todos os envolvidos. 

De maneira geral, estas são as ferramentas mais utilizadas pelo ensino online: 

  • Chat online;
  • Fórum de discussão;
  • Webinars ao vivo;
  • Transmissão de aulas ao vivo;
  • E-mail;
  • Videoconferência;
  • Inteligência Artificial.

A propósito, confira este guia e conheça as melhores ferramentas de interação na EAD

Implemente a educação 5.0 hoje mesmo! 

Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre educação 5.0. E, caso pretenda dar este novo passo para sua instituição de ensino, considere investir na EAD Plataforma

Com ela, você pode reduzir custos operacionais oferecendo aulas online para seus alunos com uma estrutura completa. 

Além de compartilhar conteúdos ao vivo, as aulas também podem ser gravadas e guardadas em uma biblioteca da própria plataforma. 

Isso facilita o armazenamento de  arquivos de PDF e outros materiais didáticos que enriquecem o aprendizado.

Ficou curioso? Então, agende uma demonstração gratuita e entenda agora mesmo como a EAD Plataforma pode ser útil para você!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy