o que precisa para abrir uma escola particular

O que precisa para abrir uma escola particular? Passo a passo

Saber o que precisa para abrir uma escola particular é fundamental para todos aqueles que têm o sonho de empreender no ramo de educação. Porém, para ter sucesso nesse segmento, é necessário foco, planejamento e criatividade. 

A questão da inventividade já faz parte do cotidiano de muitos empresários no Brasil. Não é para menos, afinal, o mercado exige ideias e medidas fora da caixa devido à elevada competição. 

Além da criatividade, é essencial ter conhecimento sobre o setor e sobre o cenário econômico. Isso porque não basta ter um plano na cabeça, é preciso analisar a situação como um todo. 

Nesse sentido, podemos destacar a crise que as escolas privadas estão sofrendo no Brasil devido à pandemia da Covid. Desde 2011 a quantidade de instituições privadas só cresceu (como pode ver no gráfico abaixo). 

Porém 2020, com todas suas particularidades e atipicidades, mudou esse contexto e, durante esse período, cerca de 50% das escolas focadas no ensino infantil fecharam. 

Essa informação não é para desanimar, muito pelo contrário, ela só demonstra como o conhecimento é necessário. Afinal, essa diminuição não reflete falta de interesse ou relevância do setor, apenas representa as medidas de isolamento social. 

Contudo, há outras opções bastante interessantes e inteligentes, como optar por saber o que precisa para abrir uma escola particular online ou então mudar o perfil, optando por investir em uma instituição que não tenha como foco o ensino infantil. 

Faz sentido, não é mesmo?

Para saber o que precisa para abrir uma escola particular, basta seguir lendo!

O que precisa para abrir uma escola particular? 5 passos importantes 

Confira, agora, o passo a passo completo e descubra o que precisa para abrir uma escola particular

Estude o setor e a concorrência 

Como dito acima, entender o contexto geral do mercado é uma prática crucial para se planejar de modo eficiente. 

Porém, esse estudo vai muito além disso. Isto é, é importante não só avaliar questões de ordens jurídicas, como também verificar a logística, as diretrizes pedagógicas, o investimento financeiro e como a concorrência está agindo. 

O que a concorrência está fazendo que está dando certo? O que não está? A primeira resposta servirá como inspiração e como norte para você. Já a segunda representará uma grande oportunidade para você se destacar, visto que, ciente disso, você pode pensar em um diferencial e preencher uma lacuna do mercado importante. 

Levante todos os custos 

Depois de ter analisado a concorrência e entendido o que falta no setor, o próximo passo é saber o quanto é preciso investir. 

Nesse cenário, é preciso avaliar os custos relacionados a:

  • aluguel;
  • movéis, 
  • documentação;
  • funcionários;  
  • contas fixas;
  • materiais;
  • contas variáveis.

Em relação aos valores, é importante ressaltar que caso opte por montar uma escola particular online, custos como móveis e aluguel não existirão. Em contrapartida, você precisará investir em equipamentos como câmeras e microfones

Aqui é bem provável que surjam dúvidas do tipo: o capital necessário para investir em seu diferencial é muito superior ao que tinha em mente. 

Nesse momento, é preciso equilibrar a ambição e o medo. Isto é, é vital colocar em uma balança se os custos não pesam demais no seu bolso ou se você tem outras estratégias para cobrir esses valores como, quem sabe, pedir um empréstimo ou buscar por outras alternativas, como o crowdfunding. 

Não se esqueça da legislação 

O terceiro passo para saber o que precisa para abrir uma escola particular é cuidar da documentação.

Para garantir o funcionamento de sua empresa, é preciso, antes de mais nada, registrá-la na Prefeitura. Uma boa dica aqui é contratar um escritório de contabilidade para ajudá-lo. 

Pesquise no site do Ministério da Educação sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para entender o que a legislação determina e ficar a par dos pontos de regularização. 

Atenção: a regularização demanda uma série de documentos, como:

  • requerimento da Secretaria de Educação que apresente a solicitação da regularização da instituição;
  • duas vias do projeto pedagógico;
  • cópia do contrato social da instituição
  • documento de descrição dos funcionários e suas funções;
  • certificado do imóvel;
  • declaração de idoneidade, entre outros. 

Para não errar nesse quesito tão importante, vale a pena contratar um advogado ou contar com outro tipo de suporte jurídico. 

Para entender melhor sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sugerimos que assista ao vídeo a seguir.

Determine a estrutura de sua escola 

A lei determina um número máximo de alunos por sala de aula e também estabelece o número máximo de adultos. 

Por exemplo, uma sala de aula pode abrigar até 25 crianças de 4 a 5 anos por professor. Já para os estudantes adolescentes, esse número pode ser maior, desde que respeite o espaço mínimo exigido (que é de 1,2 metro quadrado por aluno). 

Sendo assim, você precisa analisar quantas salas de aula serão necessárias para que todos seus estudantes fiquem confortáveis, assim como deve planejar a sala de professores, os banheiros, a biblioteca, o laboratório, o espaço para as pessoas circularem na hora do intervalo e, até mesmo, o cantinho do café.  

Um ponto importante desse item é que todos esses espaços devem ser higiênicos, ter boa iluminação e ser ventilados. 

Também é crucial analisar a quantidade de máquinas, equipamentos de laboratório, computadores e softwares. 

Abrace outras alternativas 

Principalmente para quem está começando agora no setor e está com orçamento mais justo, contar com outras modalidades pode ser uma estratégia bastante benéfica. 

Uma boa aposta é adotar uma plataforma que apresente todos os recursos necessários para você criar e vender seus cursos online. 

Esse é o caso da EAD Plataforma, uma ferramenta fácil e intuitiva de usar, que garante a você e a seus alunos uma experiência de ensino completa e de elevada qualidade. Quer entender melhor como funciona a EAD Plataforma? Então, convidamos você a testá-la por sete dias de forma totalmente gratuita!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy