como-fazer-live-instagram

Como fazer live no Instagram? Passo a passo para operar a ferramenta e construir uma estratégia de sucesso!

Quer conquistar seu público digital e transformá-lo em cliente assíduo do seu produto ou serviço? Então você precisa saber como fazer live no Instagram!

Este formato de conteúdo vem ganhando espaço ao longo dos anos, e se consolidando como um dos principais meios utilizados pelos consumidores para obter informações sobre sua marca ou produto de interesse. Prova disso são as estatísticas: de acordo com esta pesquisa, da Tubular Insights, as pessoas gastam 8 vezes mais tempo assistindo a vídeos ao vivo do que gravados. 

Continue a leitura deste artigo e aprenda como fazer live no Instagram e direcionar o conteúdo para captar e engajar seu público! 

Como fazer live no Instagram? Passo a passo para configurar sua transmissão ao vivo

A primeira etapa necessária para entender como fazer live no Instagram é operacional. Afinal, você precisa dominar a ferramenta utilizada para garantir uma produção de conteúdo efetiva! 

Preparamos um passo a passo básico com 6  etapas fundamentais para compreender como fazer live no Instagram a partir do zero. Veja só: 

  1. Deslize sua tela para o lado direito ou toque no ícone com a sua foto (ou da empresa) no canto superior esquerdo do seu feed do Instagram;
  2. Selecione a opção “Ao Vivo” no rodapé da página (basta deslizar a tela para a esquerda duas vezes;
  3. Clique no botão central “Iniciar ao vivo”. O Instagram fará uma rápida verificação sobre a qualidade da sua conexão e permitirá o início da transmissão;
  4. Transmissão iniciada? É só aproveitar o tempo disponibilizado pela plataforma (4 horas contínuas) para apresentar o seu conteúdo ao público de interesse; 
  5. O Instagram permite que os usuários façam ajustes de configuração ao longo da transmissão. Se, por exemplo, você identificar que sua imagem está escura, é possível ativar o flash enquanto transmite. Também é possível utilizar diferentes filtros para dinamizar a apresentação do conteúdo e interagir com os usuários;
  6. Para finalizar sua live, clique em “encerrar transmissão”. Você pode fazer o download do conteúdo ou armazená-lo em um destaque no feed do seu Instagram para que mais pessoas o assistam posteriormente. Lembre-se de que, fora dos “Destaques” a live disponibilizada no Instagram Stories fica disponível por apenas 24 horas!

Dicas extras para entender como fazer live no Instagram: 

  • Para tornar sua transmissão mais dinâmica, você pode convidar até 3 pessoas para participarem do vídeo ao vivo. Se você é um tutor EAD ou empreendedor digital da área de educação, que tal contar com a participação de outros profissionais da área ou influencers do segmento? Este é um recurso interessante para quem busca caminhos para ganhar mais seguidores! 
  • Antes de iniciar sua transmissão, configure a câmera utilizada. Você pode escolher, por exemplo, entre a câmera frontal ou traseira do telefone. Escolha aquela que garante mais qualidade para a imagem!; 
  • Utilize o recurso do chat para promover interações com os seguidores, responder perguntas e até mesmo realizar sorteios. Este é um caminho efetivo para captar novos alunos para seu curso online, estabelecer uma relação de confiança com o público-alvo ou mesmo conquistar leads para o seu negócio. 

Dicas para uma estratégia de sucesso: o que sua live precisa ter? 

Agora você sabe como fazer live no Instagram do início ao fim. Mas não acabou! Nós, da EAD Plataforma, desejamos que você consiga transformar sua live do Instagram em uma verdadeira estratégia de sucesso. Por isso, preparamos mais algumas dicas além do óbvio para te ajudar a criar conteúdo de qualidade para seu público-alvo! 

1. Interação

Interação é a palavra de ordem quando falamos de redes sociais. Afinal, a característica principal desta plataforma é permitir que pessoas se conectem e encontrem outras com interesses semelhantes e afinidades. 

Por isso, não utilize a plataforma do Instagram para fazer longas exposições e “monopolizar” seu tempo de fala. Estimule a interação, faça perguntas ao público e crie um ambiente o mais semelhante possível ao de uma conversa informal. 

Se você já sabe como fazer transmissão ao vivo no YouTube, está a meio caminho de compreender como fazê-lo também no Instagram. Nesse sentido, ambas as redes são semelhantes: o sucesso de uma transmissão ou de um conteúdo depende diretamente dos níveis de interação obtidos. 

Dicas práticas para estimular a interação do público:

  • faça perguntas e peça que respondam nos comentários;
  • peça a opinião dos espectadores sobre os temas tratados na live; 
  • convide pessoas para participarem eventualmente das lives. Estes participantes podem ser escolhidos aleatoriamente (a partir do público espectador) ou previamente, mediante acordo entre os envolvidos. 

2. Leveza

A leveza é outro elemento essencial para entender como fazer live no Instagram. Esta rede social é inteiramente arquitetada para proporcionar aos usuários a sensação de proximidade com os perfis seguidos; sejam eles pessoais ou profissionais. 

Neste sentido, é importante dizer: sabemos que o segmento de atuação do perfil é o grande responsável por ditar o tom de voz usado nas lives. Entretanto, é possível falar sobre os temas mais sérios com leveza e informalidade. O segredo, aqui, é convidar à participação na transmissão profissionais que dominem o tema abordado e que, sobretudo, conheçam a plataforma Instagram e o perfil do público utilizador. 

Um bom exemplo de perfil no Instagram que aborda uma temática séria de forma leve é o @nathfinancas, cujo tema central é, como o nome diz, saúde financeira. 

3. Engajamento

Curtidas, compartilhamentos, comentários. Todas essas ações digitais são consideradas símbolos de um bom engajamento. E são, também, parte do pacote “além do óbvio” para entender como fazer live no Instagram. 

Quer uma dica para conseguir engajamento em sua live no Instagram? Produza vídeos com a temática “tutorial” (como fazer?). De acordo com esta pesquisa, os vídeos de tutorial são responsáveis pelas maiores taxas de engajamento da rede. 

4. Gatilhos mentais

Por fim, aqui vai uma dica de marketing para vídeos ao vivo: sempre que possível, e de forma sutil, utilize gatilhos mentais que estimulem os espectadores a uma ação.

Se seu objetivo for a divulgação de um curso online, por exemplo, insira, em alguns momentos da live, falas que despertem nos usuários o desejo de conhecer seu produto e se inscrever nos módulos oferecidos. 

Algumas dicas de gatilhos mentais que devem ser utilizados ao longo da transmissão são: 

  • escassez: reforce que a promoção ou condição oferecida é exclusiva enquanto durar a live;
  • prova social: convide clientes satisfeitos ou autoridades no assunto para assegurar a qualidade do curso;
  • autoridade: mostre que sua empresa conhece com ninguém o tema abordado e que, por isso, é a melhor opção para os clientes. 

Leia mais sobre gatilhos mentais de vendas aqui e assista ao vídeo abaixo para entender melhor como a estratégia funciona: 

Agora sim, você pode dizer que sabe como fazer live no Instagram. Isso porque, além de operar a ferramenta, você também compreendeu aspectos estratégicos por trás da construção de um roteiro para transmissão ao vivo.Nossa dica é que você continue de olho nos conteúdos da EAD Plataforma sobre tecnologia e não perca a chance de aperfeiçoar sua estratégia de venda e divulgação do seu produto digital na rede!

Fabio Godoy