Melhor aplicativo para dar aula online

Top 3: o melhor aplicativo para dar aula online pelo celular

Quer saber qual o melhor aplicativo para dar aula online usando seu próprio celular? Afinal, você não precisa de um computador para viabilizar a educação a distância (EAD). Por isso, vamos te mostrar 3 apps e 4 dicas práticas, para começar hoje mesmo.

Aliás, o mobile learning abre um mundo de possibilidades, tanto para professores, quanto para alunos. Para tal, é importante usar ferramentas eficazes de ensino remoto, além de conteúdos otimizados para dispositivos móveis.

Enfim, quer descobrir o melhor aplicativo para dar aula online com seu smartphone? Então, vem com a gente para conhecer novas formas de ensinar e aprender. Mas, antes de continuar lendo o artigo, que tal conferir 7 estratégias de aprendizagem móvel?

Como saber qual o melhor aplicativo para dar aula online?

Antes de escolher o melhor aplicativo para dar aula online, o primeiro passo é entender as suas necessidades. Aliás, as demandas são bem diferentes para cursos livres, aulas particulares ou treinamentos. Adicionalmente, isso se aplica às escolas, faculdades, universidades corporativas e franquias.

Nesse sentido, vale considerar essas dicas para dar um up no ensino remoto

1. Aprendizagem por dispositivos móveis

Aqui, uma das grandes vantagens é justamente a flexibilidade. Com isso, os alunos têm acesso às informações 24 horas por dia, seja onde estiverem. 

Logo, os seguintes fatores são fundamentais para enriquecer o mobile learning

  • Plano de aula remota: organize a lógica das informações com base em um roteiro criativo. Nesse caso, use o storytelling para seguir o fio e, ainda, prender a atenção da turma.
  • Responsividade: sua ideia é incluir materiais ricos, como e-books, apresentações ou infográficos? Para isso, busque layouts arrojados e, ao mesmo tempo, responsivos. Dessa maneira, o conteúdo se ajusta aos diversos tamanhos de tela.
  • Microlearning: digamos que a proposta é dar aula de inglês online, mas você está começando do zero. Sendo assim, uma opção é preparar materiais focados nos aprendizados de curta duração. Por exemplo, a Oak divulga aulas EAD com “pílulas” de informação, a fim de esclarecer dúvidas. 

3. Plataformas de ensino

No mercado, existem vários tipos de LMS, que é a sigla para Learning Management System. Em português, o termo se traduz como Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA). 

Nessa perspectiva, temos plataformas de e-learning para todos os gostos (e bolsos), considerando vários tipos de LMS:

  • Online ou instalado;
  • Em nuvem ou hospedado;
  • Comercial ou gratuito;
  • Com código fechado ou aberto.

4. Ferramentas adicionais

Além de pensar no melhor aplicativo para dar aula online, você pode investir em outras ferramentas. No fim das contas, alguns acessórios fazem toda a diferença na sua produção. Pensando nisso, listamos exemplos simples e funcionais:

  • Tripé: coloque um suporte para que as imagens não fiquem “tremidas”. Além disso, você evita as quedas do aparelho e, consequentemente, os possíveis prejuízos;
  • Microfone de lapela: serve para amplificar a voz e garantir um som mais “limpo”. Ou seja, sem os ruídos e os chiados, que, por sua vez, prejudicam o áudio;
  • Ring light: tente usar a iluminação natural, sempre que possível. Porém, se for o caso, opte pelo anel de luz, principalmente os modelos que já vêm com um tripé.

Por falar nisso, a youtuber e pedagoga Clara dá várias dicas para gravar aulas com o celular. A propósito, ela fala sobre iluminação, acústica, edição de vídeo e mais!

Top 3: escolha o melhor aplicativo para dar aula online

A seguir, listamos 3 opções entre os melhores aplicativos para dar aula online, conforme o custo-benefício:

1. EAD Plataforma

Os recursos da EAD Plataforma já são otimizados para dispositivos móveis (smartphones, tablets e outros). As principais vantagens são:

2. WhatsApp

Quem disse que é complicado dar aula pelo Whatsapp? Isso é possível (e viável), sim! A dica aqui é instalar o Whatsapp Business, que foi feito justamente para as contas comerciais. 

Por ser um app de comunicação, alguns recursos podem ser adaptados para o contexto educativo, tais como:

  • Criação de grupos para interagir com as turmas, dar recados e enviar tarefas;
  • Diversificação de conteúdos digitais, em especial nos formatos de áudio e vídeo;
  • Listas de transmissão para segmentar contatos: professores, turmas, familiares etc. 

3. Google Meet 

Para fechar a lista dos melhores aplicativos para dar aula online, temos o gratuito Google Meet. Nele, você pode realizar webconferências com seus alunos, até mesmo com salas temáticas.

Esses são alguns diferenciais:

  • Lousa interativa, que é uma espécie de quadro branco virtual;
  • Filtro de ruído nas videochamadas, inclusive na digitação do teclado;
  • Em breve, o Meet poderá ser acessado pelo próprio Gmail nos dispositivos móveis. Isto é, não será necessário abrir outro app no celular.

Bônus: +2 apps para gravar suas videoaulas

  • Movavi: esse é um programa intuitivo, gratuito e online. Com ele, você cria e edita um vídeo diretamente no navegador, sem fazer o download.
  • Screenflow: por fim, esse software é exclusivo para usuários de Mac. São 3 opções de pacotes e funcionalidades, que custam a partir de 129 dólares.  

E então, já escolheu o melhor aplicativo para dar aula online? Por sinal, vale a pena pesquisar os exemplos de quem já está decolando na educação a distância. E mais: aproveite também para conferir outros conteúdos no Blog e no canal do Youtube!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy