Blog EAD Plataforma 08-02-2019 videoaulas criativas

5 ideias para gravar videoaulas criativas e cativar seus alunos

Quer dar um toque especial para o conteúdo do seu curso online? Então, invista em videoaulas criativas e com elementos diferentes.

Essa é uma das maneiras mais eficazes de captar a atenção dos seus alunos e evitar que alguma distração tire o foco do que, realmente, importa: APRENDER!

Por isso, trouxemos cinco dicas de ações, para lá de especiais, que têm tudo para deixar suas videoaulas criativas e ainda mais atrativas. Leia e descubra!

Nossas sugestões para videoaulas criativas

Se a sua cabeça está sempre cheia de ideias, sobre como proporcionar um conteúdo único para os seus alunos, nós podemos ajudá-lo a organizar esses pensamentos.

Afinal, uma parte importante do trabalho do nosso trabalho é auxiliar no desenvolvimento dos negócios EAD.

Queremos mostrar algumas possibilidade, para que você ofereça videoaulas criativas nos seus cursos online de forma simples.

O segredo aqui é entender o que você já possui e tirar o máximo proveito dos recursos que estão ao seu redor.

Pensando nisso tudo, trouxemos essas cinco ideias IN-CRÍ-VEIS! Vamos falar sobre cada uma delas mais abaixo.

  1. Faça a transmissão de aulas ao vivo;
  2. Utilize o bom humor para descontrair;
  3. Insira assets para reforçar pontos importantes;
  4. Busque inspirações no Youtube;
  5. Conte uma história.

1. Faça a transmissão de aulas ao vivo

Se você ainda não pensou em fazer a transmissão de aulas ao vivo, no seu curso online, não sabe o que está perdendo.

As transmissões ao vivo estão com tudo. Observe, por exemplo, as suas redes sociais. É cada vez maior o número de empresas e pessoas fazendo lives.

E por que não utilizar esse recurso também nos seus cursos online? Com toda certeza o resultado será videoaulas criativas e alunos engajados.

As transmissões de aulas ao vivo permitem a interação em tempo real. O que garante um envolvimento maior dos estudantes, tornando a sua relação com os tutores mais próxima.

E você não precisa fazer um curso inteiro com aulas ao vivo. Basta utilizá-las de forma estratégica, quando for necessário oferecer um momento especial aos alunos.

DICA: A EAD Plataforma já oferece essa função integrada a sua ferramenta, em conjunto com outros recursos indispensáveis para o seu curso EAD.

2. Utilize o bom humor para descontrair

A forma como você se expressa diante às câmeras é um dos fatores que define o sucesso do seu conteúdo.

Por isso, é importante que você se prepare um roteiro, treine as suas falas, para passar a imagem de alguém que está a vontade com a situação.

Na hora de escrever o roteiro, não é preciso se levar a sério demais. Deixe a gravação mais leve, dando um toque de bom humor ao vídeo.

Dentro do possível, tente usar uma linguagem descontraída e, até mesmo, incluir piadas pertinentes ao tema abordado no curso. Ah! e não esqueça da trilha sonora.

Assim você conseguirá fazer com que seus alunos se sintam mais confortáveis. Além disso, o humor ajudará a estreitar a conexão entre vocês.

Dependendo do tema tratado, é claro, vale a pena incluir alguns memes famosos.

Fonte da imagem: Uol

Invista nessa ideia! Temos certeza que ficará difícil para os seus alunos não prestarem atenção em videoaulas criativas e bem humoradas.

3. Utilize assets para reforçar pontos importantes

Assets é como são conhecidos os recursos visuais que podem ser aplicados a tela de um vídeo, durante a fala do interlocutor.

são alguns exemplos de assets bastante utilizados:

  • Ícones;
  • Caixas;
  • Tópicos;
  • Personagens virtuais;
  • Gráficos;
  • Números.

Você pode aplicá-los quando for necessário frisar alguma informação ou dado importante para os alunos do seu curso online.

Além do mais, eles não apenas deixam suas videoaulas criativas.

Esses recursos também são úteis para tornar o processo de ensino mais eficaz, ao ressaltar pontos essenciais do seu conteúdo.

4. Busque inspirações no Youtube

Uma forma simples de buscar inspirações para videoaulas criativas é observando exemplos de sucesso a sua volta.

Então, por que não observar os canais dos produtores de conteúdo da plataforma de vídeo mais popular do mundo, o Youtube?

Nossos amigos Youtubers têm muito a nos ensinar neste quesito. Você pode tirar excelentes ideias de seus vídeos, para aplicar direto nas suas videoaulas.

Mas lembre-se: Observe e crie sua própria versão, a partir das inspirações escolhidas. Nada de copiar o conteúdo de outra pessoa.

5. Conte uma história

As pessoas gostam de ouvir uma boa história, principalmente, se ela trouxer algum elemento com o qual elas se identifiquem.

Então, pensando nisso, muitas empresas passaram a utilizar técnicas de Storytelling, para se comunicar com os seus consumidores.

O Storytelling é um estilo de narrativa em que a explicação de um determinado tema ou assunto é feita de forma lúdica, utilizando histórias, personagens ou casos reais.

Sabe como todo conto infantil sempre esconde uma lição para as crianças? Da mesma maneira, uma história envolvente pode ser utilizada para ensinar os seus alunos.

Essa é uma forma divertida de transmitir o seu conteúdo e deixar as suas videoaulas criativas. Isso porque, esse formato despertará o interesse dos estudantes em conhecer o desfecho da história apresentada.

Aliás, se hoje os seus alunos levam muito tempo para consumir os conteúdos do curso, utilizar o Storytelling pode ajudar a resolver esse problema.