escalar venda de infoproduto

Como escalar a venda de infoprodutos sem perder a qualidade?

A venda de produtos digitais aumenta gradativamente no Brasil. Segundo o site Consumidor Moderno, 17,5 milhões de pessoas adquiriram um produto do tipo em 2021. Já no ano seguinte, o número passou dos 20 milhões. Saber como escalar a venda de infoprodutos é fundamental para ampliar sua fatia nesse mercado. 

Ao entender como aumentar suas vendas, você satisfaz a demanda sem prejudicar a qualidade do seu produto. Além disso, tem mais chances de se solidificar como autoridade no mercado e alcançar um público maior.

Se você deseja se tornar autoridade no seu segmento, sabe que o número de clientes tende a aumentar conforme o aumento da sua reputação. Veja como escalar a venda de um infoproduto e trabalhar sua estratégia digital ao mesmo tempo.

O que é escalar a venda de um infoproduto?

Escalar a venda de um infoproduto significa aumentar a produção e as vendas sem prejudicar sua qualidade. A escalabilidade também não deve comprometer o orçamento e os recursos da empresa. 

Aumentar as vendas é o sonho do infoprodutor. Porém, é preciso ter estratégia para não prejudicar nem sua produção, nem a experiência do consumidor.

Por exemplo: quando há uma venda maciça sem um pós-venda bem-feito, o cliente pode se sentir desamparado ou até mesmo enganado. E se houver alguma crítica sem retorno imediato, ele pode reclamar em plataformas como o ReclameAqui.

Há também a qualidade do infoproduto, um requisito essencial para transformar o produtor em autoridade no seu segmento. Se houver um aumento de clientes, mas a qualidade do conteúdo cair, você terá mais dificuldade de escalar as vendas do infoproduto no próximo ciclo.

Como escalar um infoproduto sem perder a qualidade?

Algumas estratégias para escalar operações online são:

  • ter um orçamento;
  • investir aos poucos;
  • trabalhar com plataformas de hospedagem robustas;
  • controlar as métricas e os KPIs;
  • automatizar os infoprodutos;
  • delegar algumas atividades a outros profissionais;
  • investir na qualidade do infoproduto.

Entenda melhor por que cada uma dessas abordagens é indispensável.

Tenha um orçamento

Escalar a venda de infoprodutos implica investir em marketing digital. Contudo, o orçamento não pode comprometer seu negócio. 

Algumas estratégias, como marketing de conteúdo e inbound marketing, demoram meses para dar um bom retorno financeiro. Portanto, faça uma boa análise no seu caixa antes de investir em qualquer ferramenta ou serviço.

Invista aos poucos

Em vez de colocar todo seu orçamento todo em uma ou duas abordagens, prefira investir um pouco em diferentes ferramentas e, após analisar os resultados, ver quais convertem mais. 

Não significa, porém, que você deva cortar estratégias com menos retorno. Em alguns casos, o resultado demora mais a surgir. 

Técnicas de curto prazo e com bom retorno, como tráfego pago no Google e nas redes sociais, costumam receber mais orçamento. Porém, invista pouco a pouco.

Veja o que precisa de otimização e ajustes. Assim, você consegue alocar um valor maior no momento em que a estratégia estiver de acordo com seus objetivos.

Trabalhe com plataformas de hospedagem robustas

A qualidade na venda de infoprodutos é o que diferencia o seu negócio da concorrência. Para isso, invista em uma plataforma de hospedagem robusta, na qual você possa colocar seu conteúdo e trabalhar com diferentes formas de pagamento.

A plataforma de hospedagem é uma das mais conhecidas ferramentas para escalar infoprodutos e serve tanto para hospedar o produto em si quanto para receber e administrar os pagamentos. Portanto, centraliza os pontos mais importantes do seu negócio.

Uma plataforma profissional permite configurar seu domínio, customizar a página de checkout, escolher formatos de parcelamento e inserir cupons de desconto. Além disso, você consegue administrar todos os infoprodutos e outros recursos disponíveis no seu site.

E se você, criador de infoprodutos, deseja uma plataforma que se adapta às suas necessidades, precisa conhecer a EAD Plataforma. A ferramenta conta com tudo o que você precisa: são mais de 50 integrações para você em um só lugar, além de facilidades para hospedar vídeos, criar certificados e personalizar o checkout.

Quer fazer parte dos mais de 1,6 mil clientes satisfeitos? Agende uma demonstração gratuita da EAD Plataforma!

Faça automação para infoprodutos

Outra ferramenta para escalar vendas que não pode faltar no seu negócio é a de automação para infoprodutos. A tecnologia integra e otimiza tarefas repetitivas, como atendimento ao cliente e gestão de leads. 

Existem também ferramentas de automação voltadas para redes sociais, que centralizam todo o trabalho estratégico e permitem estudar métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Para infoprodutos, a automação é uma forma de otimizar a produção e centralizar dados de clientes, vendas e retorno financeiro. Com uma plataforma de gestão, você pode:

  • centralizar o trabalho de marketing de conteúdo e tráfego pago nas redes sociais;
  • avaliar a relação custo-benefício de recursos para produção;
  • conferir quais estratégias de vendas necessitam de ajustes;
  • analisar o ROI (retorno sobre investimentos);
  • conferir quais estratégias convertem mais;
  • avaliar o ticket médio.

Controle as métricas e KPIs

Como visto, para escalar a venda de infoprodutos é preciso ver quais anúncios e estratégias convertem mais. Contudo, não dá para ter essa informação sem fazer uma boa análise de dados.

Por exemplo: um anúncio no Google pode trazer um número maior de acessos e até de vendas para o seu infoproduto. Mas quando analisamos a conversão, a landing page é muito mais efetiva, mesmo que o número de acessos seja consideravelmente menor.

Novamente, os dados não dizem para abandonar uma estratégia ou outra, e sim para aperfeiçoá-las. Nesse caso, você pode investir em marketing de conteúdo ou em anúncios nas redes sociais e no Google para aumentar o acesso à landing page e, assim, o número de conversões.

Delegue a especialistas

Quando o volume de vendas aumenta, é normal que o empreendedor não consiga dar conta de tudo sozinho. Portanto, crie equipes de suporte que possam auxiliar a parte financeira, contábil, o atendimento ao cliente e a produção de conteúdo.

Caso ainda não possa ter equipes próprias, trabalhe com profissionais terceirizados. No entanto, sempre observe se a estratégia, o conteúdo e o atendimento estão de acordo com a imagem que você deseja passar.

Invista na qualidade do seu infoproduto

No momento em que as vendas dão certo, é normal ofertar outro infoproduto logo para manter o público engajado. Porém, a pressa pode prejudicar a qualidade do lançamento.

Em vez de investir em um novo produto logo de cara, use o marketing de conteúdo para educar seu público. A estratégia permite engajar o público enquanto você trabalha qualidade na venda de seus infoprodutos. Alguns exemplos:

  • um material gratuito e introdutório sobre algum curso que você queira lançar futuramente;
  • dicas nas redes sociais, como reels sobre alguma novidade no segmento;
  • textos sobre novidades da empresa e do mercado no LinkedIn;
  • uma live ou webinar sobre um assunto de interesse do seu público;
  • enquetes com o público sobre o que os consumidores desejam saber mais.

Você pode contratar profissionais especializados em marketing de conteúdo para auxiliar nessa estratégia. Nesse intervalo, invista no seu próximo infoproduto e utilize o retorno do seu público para otimizá-lo.

Uma forma de mesclar venda direta e conteúdo é por meio do push and pull marketing. Confira o vídeo abaixo e entenda como essa estratégia funciona.

Pronto para escalar as vendas do seu infoproduto sem prejudicar a qualidade do conteúdo? Então, confira mais textos produzidos pela EAD Plataforma que vão transformar a estratégia do seu negócio:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy