Dicas de liderança remota: 5 passos para alcançar o sucesso no home office

Para muitas empresas, a necessidade de implementar uma liderança remota bateu na porta quando a pandemia do Coronavírus colocou equipes trabalhando em home office. Para outros negócios, entretanto, ter equipes remotas já era uma realidade e aprender como liderar e motivar as equipes à distância é uma prioridade. 

Mesmo antes da pandemia, 3,8 milhões de brasileiros já trabalhavam em home office e, com a aprovação do modelo de trabalho por 80% dos gestores de empresas, é previsto um crescimento de 30% do trabalho remoto após a pandemia. 

Se você está lendo este artigo no pós-Corona saiba que as dicas que listamos aqui são para você também. 

Implementar uma liderança remota de qualidade é, e cada vez mais será, uma necessidade das empresas.

Por isso, continue com a gente e confira as cinco dicas de liderança remota que separamos, a seguir. 

5 dicas de liderança remota para o sucesso do seu negócio

Então, afinal, como implementar a liderança remota e fazer a gestão de equipe remota? Nós indicamos que você siga cinco dicas:

  1. Alinhe expectativas e necessidades
  2. Use ferramentas de controle de demandas e entregas
  3. Priorize a comunicação interna
  4. Defina metas e controle os resultados
  5. Faça reunião de alinhamento e feedback

A seguir apresentamos cada tópico, com detalhes. Confira!

1. Alinhe expectativas e necessidades

Uma das principais preocupações de gestores da todo tipo de empresa é como manter a equipe interagindo, como ter respostas imediatas e como resolver problemas comuns do dia a dia da empresa com cada profissional estando em um lugar. 

A primeira coisa a se fazer nesse sentido é alinhar as expectativas da gerência com os colaboradores que irão trabalhar a distância. 

Algumas empresas não trabalham com horário, mas por demanda. O colaborador pode trabalhar a hora que quiser, mas precisa entregar as demandas dentro do deadline. Entretanto, se esse modelo não funciona para você, não é necessário descartar o home office.

Se é necessários que seus funcionários cumpram um horário de trabalho fixo, por exemplo, de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, deixe isso bem claro desde a implantação do modelo de trabalho. 

Como você verá adiante, as ferramentas de comunicação são fundamentais para manter a equipe em contato, mesmo à distância. 

Você pode definir que todos devem estar online no horário combinado para que possam ser acionados em caso de necessidade.

“O combinado não sai caro!”. Organize a rotina que melhor se encaixa na realidade da empresa e compartilhe com todos os profissionais. 

2. Use ferramentas de controle de demandas e entregas

A tecnologia é a principal aliada da liderança remota. Quer saber o que seus colaboradores estão fazendo? Em quais projetos estão trabalhando? Quanto já foi concluído do trabalho? 

Ferramentas de gestão de projetos, como Trello e Runrun.it, são fundamentais para o acompanhamento do cumprimento de demandas à distância. 

Opte por modelos de ferramentas SaaS, hospedadas em nuvem, e tenha acesso a todas as informações dos projetos em tempo real. 

Os sistemas de gestão de projetos permitem:

  • compartilhar documentos e arquivos, 
  • fazer comentários sobre necessidades de alteração,
  • alterar deadline,
  • transmitir a opinião do cliente, 
  • organizar as demandas de acordo com a prioridade de cada uma, 
  • acompanhar o andamento de cada etapa de um projetos, 
  • compartilhar tarefas e mais. 

Implementar soluções em cloud computing é fundamental para garantir que todos os colaboradores terão acesso a materiais, documentos, arquivos e ferramentas de que precisam para executar suas tarefas diariamente. 

Uma das formas de contribuir para uma gestão eficiente de demandas é através da implementação de um help desk interno, por exemplo. 

3. Priorize a comunicação interna

Manter a comunicação é fundamental para garantir que todas as etapas dos projetos serão executadas e que o andamento do trabalho não será prejudicado porque não há contato físico entre a equipe. 

Além disso, a comunicação interna é um elemento central para manter a integração da equipe, o espírito colaborativo e a motivação dos profissionais. 

Ferramentas como Slack e Zoom e Discord (para videochamadas) contribuem para:

  • repasses de informações em grupo e individualmente, 
  • realização de reuniões, 
  • conversas em geral. 

4. Defina metas e controle os resultados

A necessidade de metas e controle de resultados é um ponto central da liderança remota. 

Acompanhe a produtividade da equipe, o tempo de resposta, o cumprimento das atividades dentro do deadline, o tempo gasto em cada cliente e busque otimizar todos os resultados a cada período. 

Parte do papel da liderança remota é encontrar gargalos e oferecer soluções para  garantir a melhoria contínua no processo, da equipe e da entrega para os clientes. 

5. Faça reunião de alinhamento e feedback

A liderança remota ou presencial exige uma relação próxima do gestor com sua equipe. Manter uma política de reuniões periódicas com a equipe completa e com cada indivíduo separadamente é importante para: 

  • alinhar expectativas, 
  • reconhecer avanços, 
  • apontar pontos de melhoria, 
  • ouvir as carências que a equipe sente no trabalho remoto, 
  • propor soluções para demandas dos colaboradores.   

Lembre-se de que sua empresa deve estar atenta ao atendimento dos clientes externos e internos e de suas demandas.

Somente assim você garante uma equipe motivada, engajada e comprometida com o sucesso de negócio. 

Não há dúvidas de que o trabalho home office passou de um desejo futuro para uma realidade que está fazendo a cabeça dos profissionais e das empresas. 

Além de representar uma economia quanto a infraestrutura para a organização, o trabalho remoto já se mostra com resultados positivos, contrariando o medo que alguns gestores tinham: 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando remotamente.

Como tentamos mostrar neste artigo, a liderança remota precisa apenas de algumas adaptações para poder ser executada para melhorar ainda mais os resultados do negócio. Por isso, não tenha medo, arregace as mangas e aproveite todos os benefícios que o trabalho a distância pode trazer para sua empresa e para seus colaboradores. Este artigo foi escrito pela Zendesk, uma empresa com soluções de help desk internal e atendimento remoto para clientes. Conheça nossos sistemas de atendimento ao cliente que incluem CRM, automação de contatos com o cliente, chat, central de suporte, inteligência de dados e muito mais. Acesse o site da Zendesk e compreenda o que podemos fazer por você.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy