Calendário Editorial

Calendário editorial: o que é + como fazer o seu

O calendário editorial é uma ferramenta fundamental para o planejamento e a otimização da criação e distribuição de conteúdo para uma empresa.

Ele permite a organização de ideias e a definição de um cronograma de publicações, tornando mais fácil e eficiente a produção de conteúdo de qualidade.

De acordo com uma pesquisa feita pela Content Marketing Institute, empresas que usam calendários editoriais são um terço mais propensas a alcançar sucesso em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Além disso, os gestores dessas organizações relatam que o calendário editorial aumenta a consistência na publicação e otimiza o uso do tempo, recursos e orçamento. 

Isso tudo mostra a importância de se ter um calendário editorial bem estruturado para o sucesso da estratégia de conteúdo de um negócio.

Quer saber como criar um calendário editorial?

Então não deixe de ler este artigo e descubra tudo o que você precisa!

O que é calendário editorial?

O calendário editorial é uma ferramenta de planejamento que ajuda as equipes de marketing e comunicação a organizarem sua estratégia de conteúdo de forma eficiente e consistente.

Ele permite a visualização dos conteúdos planejados para serem publicados em diferentes plataformas, como blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outros.

Além do mais, o calendário editorial possibilita que o planejamento de conteúdos seja feito de acordo com as datas comemorativas, eventos, tendências e objetivos do seu negócio.

O seu uso garante a publicação de forma regular, sem interrupções, e que haja uma variedade de conteúdo para atender às diferentes necessidades do público-alvo.

Fora isso, ele possibilita que as equipes de marketing e comunicação identifiquem os melhores momentos para as publicações, maximizando o alcance e engajamento dos usuários.

Em resumo, essa é uma ferramenta fundamental para ajudar as equipes a planejarem e organizarem sua estratégia de forma eficiente, garantindo a consistência e qualidade dos conteúdos publicados e maximizando o alcance e engajamento do público-alvo.

Leia também:

Qual a importância de fazer um calendário editorial?

Um calendário editorial de marketing digital é importante porque fornece uma estrutura e planejamento para a produção. Com ele, é possível ter uma visão geral do que será produzido ao longo do tempo, garantindo que todos os tipos de conteúdo sejam equilibrados e abrangentes.

Além disso, ele permite que os profissionais de marketing se programem e se organizem, garantindo que a publicação aconteça de forma consistente e regular.

Outra vantagem é a possibilidade de programar a publicação de acordo com datas comemorativas ou eventos específicos, como uma campanha de vendas ou lançamento de um novo produto.

Isso maximiza o impacto e você aproveita ao máximo as oportunidades de mercado. Ademais, ele também ajuda a evitar a sobrecarga de trabalho, pois é possível planejar a produção com antecedência, deixando tempo suficiente para a revisão e edição.

Por fim, ele também ajuda a alinhar as expectativas. Pois, todos sabem o que esperar em relação à produção e podem trabalhar juntos para garantir que o conteúdo esteja disponível na data prevista. 

Vale dizer ainda que o calendário editorial auxilia os profissionais de marketing, possibilitando o monitoramento do desempenho do conteúdo e fazendo ajustes para maximizar seus resultados.

Quais os benefícios que o calendário editorial traz para o seu negócio?

São muitos os benefícios que o calendário editorial traz para o seu negócio, incluindo:

  • organização: ele ajuda a organizar e planejar o conteúdo de forma estratégica, evitando publicações aleatórias e sem propósito.
  • consistência: garante que o conteúdo seja publicado regularmente e com consistência, o que é fundamental para manter o engajamento dos seguidores e para a construção de uma presença online sólida.
  • eficiência: possibilita planejar antecipadamente o que será publicado e quando, economizando tempo e recursos que poderiam ser gastos com a produção de última hora.
  • otimização: permite o alinhamento das estratégias de marketing e de vendas, além de ser possível planejar a publicação de acordo com os momentos em que o público-alvo está mais ativo.

Lembrando que esses são apenas alguns dos benefícios, sendo que dependendo do setor onde sua empresa está atuando, eles podem ser ainda maiores.

Quer saber como a IA vai ajudar a alavancar o seu negócio? Então dá só uma conferida neste vídeo que separamos para você 👇

Como fazer um calendário editorial

Abaixo vamos mostrar como você pode fazer um calendário editorial tanto para as redes sociais quanto para o seu blog.

Redes sociais

Fazer um calendário editorial para redes sociais envolve planejar e agendar o tipo de conteúdo que será publicado. É importante levar em consideração as datas comemorativas, eventos da empresa, sazonalidade, entre outros fatores relevantes para a audiência. 

Além disso, é crucial considerar a frequência de publicações e a distribuição dos tipos de conteúdo, como vídeos, imagens, textos, etc. Para fazer um calendário editorial eficiente, é necessário conhecer bem a audiência e o propósito das redes sociais do seu negócio.

Blog

Fazer um calendário editorial para blog é uma forma eficaz de planejar, organizar e garantir a consistência da publicação de conteúdo. Alguns passos para criar um calendário editorial para blogs incluem:

  • definição dos objetivos do blog: é importante ter claro qual é a missão e o propósito do blog para que o conteúdo seja produzido de forma alinhada e coerente.
  • identificação do público-alvo: conhecer o público-alvo é crucial para produzir conteúdos relevantes e que tragam resultados positivos.
  • escolha dos temas: selecionar os temas que serão abordados em cada post é importante na criação do calendário editorial. É preciso levar em consideração a época do ano, eventos relevantes, tendências de mercado, entre outros aspectos.
  • planejamento das publicações: com os temas definidos, é hora de planejar a frequência e a data de publicação dos posts. É importante levar em consideração o perfil do público-alvo e o objetivo do blog ao planejar o calendário.
  • monitoramento do desempenho: por fim é preciso acompanhar o desempenho dos posts publicados e avaliar o impacto do calendário editorial para que sejam feitos eventuais ajustes para melhorar os resultados.

Conforme você pode ver, fazer um calendário editorial não é difícil, mas requer bastante planejamento e organização. E se você investe em vídeos e outros conteúdos, conheça a EAD Plataforma, e saiba como melhorar ainda mais suas publicações.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy