Como planejar um curso online do zero? Dicas, ferramentas e caminhos para orientar seu percurso educacional!

Saber como planejar um curso online é o primeiro passo para quem deseja se tornar um empreendedor digital. Este promissor mercado é, também, extremamente concorrido. Portanto, ganha destaque quem entende como estruturar um negócio coerente e inovador. 

Se você pensa em investir no segmento, mas não sabe ao certo por onde começar, não se preocupe. Ao longo deste artigo, falaremos sobre como organizar um curso online em 6 passos: 

  1. Determine o tema do curso
  2. Faça um brainstorming de conteúdos
  3. Segmente o curso em módulos
  4. Produza o conteúdo de cada módulo
  5. Determine as metodologias de avaliação 
  6. Escolha as melhores ferramentas de apoio

Divirta-se! 

Como planejar um curso online? Do esboço ao resultado final em 6 passos

Sem mais delongas, vamos te ajudar a entender como planejar um curso online. Para elaborar nossa lista, consideramos aspectos gerais de planejamento, do rascunho à revisão do curso online.

Confira! 

1. Determine o tema do curso

Quer entender como planejar um curso online? Então foque nas etapas iniciais! Elas serão a base para a formatação do seu conteúdo, e te ajudarão a entender todas as necessidades posteriores.

O primeiro passo, portanto, é determinar o tema do curso. Para isso, é preciso levar em conta uma série de variáveis, tais como: 

  • sua expertise e formação; 
  • áreas de interesse;
  • conteúdos com os quais você mais se identifica;
  • temas de maior interesse por parte dos alunos (oferecer temáticas interessantes e inovadoras é um caminho de sucesso para captar alunos EAD!) 
  • disponibilidade de conteúdo-base atualizado na rede;
  • facilidade de transmissão do conteúdo de forma digital (conteúdos que exigem formação prática, por exemplo, podem não funcionar com excelência na metodologia EAD). 

2. Faça um brainstorming de conteúdos

A segunda etapa essencial para entender como planejar um curso online é fazer um brainstorming de conteúdos. 

Aliás, você sabe o que é brainstorming? A tradução desse termo significa “tempestade de ideias”, e diz muito sobre a essência do processo. 

A proposta é se permitir colocar no papel (ou em uma lousa digital ou física) tudo aquilo que você acredita ser importante para o curso em questão. 

  • estrutura;
  • conteúdo;
  • módulos;
  • informações-chave;
  • curiosidades;
  • ideias de parcerias para a produção de conteúdo;
  • e por aí vai. 

Nesse momento, você descobrirá se seu entendimento sobre o tema é suficiente para planejar um curso online por completo e, caso não seja, quais as demandas em aberto para alcançar seu objetivo. 

Antes de seguir para o próximo tópico, saiba mais sobre brainstorming assistindo ao vídeo abaixo: 

3. Segmente o curso em módulos

Após a etapa de brainstorming, você será capaz de dimensionar o volume do curso. Esse conhecimento lhe permitirá entender como o conteúdo deve ser segmentado para originar um material completo, interessante, engajante, mas jamais maçante. 

Pense em uma estrutura de funil, que inicia com uma visão ampla do conteúdo e, em seguida, trabalha seu afunilamento até chegar a um tópico específico. 

Veja no exemplo abaixo como a estrutura funcionaria para um curso de marketing digital com ênfase em gestão de mídias sociais:

  1. O que é marketing?
  2. Como surgiu o marketing digital? características e particularidades
  3. Gestão de mídias sociais; 
  4. Canais específicos: 
  5. Facebook;
  6. Instagram;
  7. LinkedIn;
  8. Novas mídias (TikTok, Clubhouse etc). 
  9. Produza o conteúdo de cada módulo

Com a divisão dos módulos da formação, você estará ainda mais perto de entender como organizar um curso online. Nessa etapa, o objetivo é elaborar o conteúdo EAD de forma estratégica. 

4. Produza o conteúdo de cada módulo

A elaboração de conteúdo EAD precisa ser feita com um objetivo principal em mente: motivar alunos EAD. Por isso, é essencial: 

5. Determine as metodologias de avaliação 

Saber como planejar um curso online vai além da estruturação do conteúdo. Afinal, é importante tratar a formação como um projeto completo, com início, meio e fim. Se o planejamento da estrutura é o início e a elaboração do conteúdo é o meio, o que representa o fim do processo? 

Isso mesmo, as avaliações. 

Separe um tempo para entender o melhor caminho para atestar o aproveitamento dos alunos no curso. Isso pode acontecer por meio de avaliações, apresentações, relatórios, trabalhos em grupo etc.

O importante é considerar o método de avaliação que melhor se enquadra no formato de conteúdo oferecido. Veja alguns exemplos: 

  • cursos práticos, como o de marketing digital citado anteriormente, podem ser avaliados na forma de um relatório prático, a formulação de um planejamento de marketing etc.;
  • por outro lado, formações que exigem o domínio de regras e protocolos fixos, como as da área de saúde, direito etc, podem ser avaliadas de acordo com o sistema convencional de avaliação. 

6. Escolha as melhores ferramentas de apoio

Por fim, conte com o apoio de ferramentas que ajudem a criar um ambiente dinâmico e de trocas ativas entre os tutores EAD e os alunos. 

Alguns exemplos de ferramentas de interação na EAD que oferecem esse tipo de dinamismo às aulas são: 

Por que a escolha da plataforma EAD ajuda a entender como planejar um curso online? 

Além de elencar as melhores ferramentas de apoio, saber como planejar um curso online passa pelo entendimento da importância da plataforma EAD para convergir informações,  armazenar informações-chave e permitir uma boa gestão educacional. 

Ao escolher a melhor hospedagem para o seu curso online, você descobre que é possível estabelecer uma comunicação constante — síncrona ou assíncrona — com os alunos, transportando o vínculo das formações presenciais para o ambiente digital. 

Agora que você já sabe como planejar um curso online, que tal dar um passo importante rumo à escolha da sua plataforma EAD? 

Nós, da EAD Plataforma, oferecemos um serviço completo, intuitivo, simplificado e eficaz para tutores e alunos. Não à toa, nossa base de usuários já conta com mais de 3 milhões de cadastros, e os índices de satisfação só crescem! 

Quer conhecer de perto as funcionalidades disponíveis? Preencha este formulário e teste todas as ferramentas disponíveis na EAD Plataforma por 7 dias gratuitos!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy