O combo de infoprodutos consiste em oferecer mais de um produto digital em um pacote disponível para compra. Mais prático e conveniente, esse conjunto é vendido por um preço atrativo para o cliente. Ao mesmo tempo, agrega valor, aumenta o ticket médio e contribui para novas aquisições por parte do consumidor.
Para surtir esses efeitos, vale a pena adotar várias estratégias de marketing para infoprodutores. O objetivo é criar combos relevantes, com conteúdos complementares e que realmente sejam interessantes para o comprador. Com esse propósito em mente, você tem a chance de se destacar da concorrência e conquistar vantagem competitiva.
Tanto é que pesquisas indicam que 38,58% do varejo já utiliza essa estratégia para aumentar suas vendas. Mais além, a prática é importante para atrair e reter clientes. Afinal, o consumidor vai adquirir mais de um produto digital e pagar um preço menor do que se adquirisse esses itens separadamente.
Então, como criar e lucrar com combo de infoprodutos? Confira as melhores dicas neste post. Leia e saiba mais!
O que é combo de infoprodutos?
Combo de infoprodutos é a estratégia de oferecer descontos ou benefícios exclusivos para diferentes conteúdos em um pacote digital. O propósito é incluir materiais complementares, que agreguem valor ao cliente e permitam acesso a uma solução completa por um preço mais atrativo do que a aquisição dos itens separadamente.
Assim, você pode oferecer cursos on-line, webinars, e-books, infográficos, consultorias, mentorias e o que mais achar útil e estratégico. A decisão depende da análise do público-alvo e identificação dos seus objetivos.
Para entender como usar os combos a seu favor, imagine o seguinte exemplo. Você quer potencializar as vendas de um curso de redação. Nesse caso, pode oferecer:
- um e-book com os principais canais para encontrar trabalho na área;
- um infográfico com as principais dicas para começar a escrever;
- uma quantidade de X horas de consultoria on-line com instruções exclusivas.
Percebe como o seu potencial cliente tende a ver os pacotes digitais como mais relevantes? Afinal, o conhecimento é mais amplo, aprofundado e prático. Portanto, agrega valor.
Veja também: 15 tipos de infoprodutos para faturar com produtos digitais
Como criar e lucrar com combo de infoprodutos?
Para criar e lucrar com combo de infoprodutos, o segredo está em identificar temas complementares entre os produtos digitais, adotar estratégias de agrupamento e determinar o preço ideal. A partir dessas etapas, basta configurar a oferta na plataforma utilizada e fazer a divulgação.
Veja mais detalhes sobre o que fazer para criar e lucrar com os pacotes digitais.
1. Identifique temas complementares entre os produtos
Mais do que saber o que é combo de infoprodutos, você deve entender como montar esse conjunto de materiais. Escolher temas complementares e que agreguem valor ao potencial cliente é apenas o começo — e é fundamental para o sucesso de toda a estratégia.
Portanto, você pode ter várias ideias de infoprodutos, mas o resultado ficará aquém do esperado se os materiais não tiverem relação. Por exemplo, se você vende um curso de marketing digital, que tal oferecer um infográfico com dicas para melhorar as postagens nas redes sociais?
Essa é uma boa alternativa para atrair clientes nesse cenário. Afinal, o comprador percebe que investirá em um conteúdo mais aprofundado.
2. Desenvolva estratégias de agrupamento
A partir da identificação de temas complementares, crie a sua estratégia de agrupamento. Ou seja, verifique quais formatos são ideais para inserir no combo dos produtos digitais. Nesse momento, considere algumas questões:
- realidade do seu negócio: esse aspecto interfere na seleção de produtos, promoção a implementar e canais a divulgar;
- necessidades dos seus clientes: identifique o padrão de compra, o que tende a apresentar mais saída e qual costuma ser a preferência;
- formatos dos infoprodutos com os quais você trabalha: por exemplo, checklists, e-books, templates e cursos.
Para ter acesso a essas informações, faça uma pesquisa de mercado e uma análise do histórico de dados da sua empresa.
Também vale analisar os tipos de materiais mais vendidos. Segundo a pesquisa Consumo de Infoprodutos no Brasil, os itens que apresentaram melhor resultado entre 2022 e 2023 foram:
- streaming de filmes e séries (31,5%);
- cursos on-line (17,4%);
- streaming de música (14,8%);
- e-books (7,9%);
- consultoria, mentoria ou coaching (5,4%);
- clube de assinatura (5,1%);
- eventos (4,7%);
- workshops, palestras e webinars (3,7%);
- podcasts (2,8%);
- infográficos e planilhas (2,3%).
Leia também: Por que usar ferramentas para pesquisa de mercado e quais são as melhores
3. Determine o preço ideal
Com as etapas anteriores prontas, defina o preço mais adequado. O valor deve apresentar uma redução significativa em comparação com a compra dos conteúdos em separado. Afinal, o cliente deve entender que vale a pena fechar negócio. Ao mesmo tempo, evite comprometer o seu lucro.
Nesse sentido, um bom patamar é oferecer descontos que variam de 10% a 30%. Uma alternativa é criar combos de infoprodutos para diferentes perfis de consumidores. Assim, cada um dos pacotes digitais recebe um desconto específico.
Por exemplo, um combo básico terá um valor mais baixo e um desconto também menor, se comparado a um pacote digital premium. O motivo é simples: o primeiro oferece menos aprofundamento e conta com menos estratégias. Ou seja, o consumo é válido para iniciantes.
Em relação à configuração na plataforma, a questão é técnica. Portanto, verifique diretamente com o serviço. Na EAD Plataforma, você tem todo o apoio necessário para fazer esse procedimento.
Em seguida, é só partir para a divulgação. O que fazer para atingir bons resultados? Confira algumas dicas a seguir.
Confira também: 5 passos práticos para criar um infoproduto e vender on-line
Dicas para vender combos de infoprodutos
Para ter sucesso na venda de combos de infoprodutos:
- conheça seu público-alvo e identifique seus interesses;
- monte um combo atrativo, tanto no que se refere ao conteúdo quanto ao preço;
- use estratégias de marketing para infoprodutores, como fluxo de e-mail marketing, publicações em redes sociais e criação de promoções sazonais;
- evidencie as vantagens do combo para o consumidor. Por exemplo, o custo-benefício, a conveniência e o valor agregado pelo amplo conhecimento que o comprador terá com o conjunto de materiais.
O objetivo, portanto, é deixar bem claro que vale a pena adquirir os pacotes digitais. Para atingir esse propósito, você pode usar várias chamadas persuasivas como dicas para vender combos de infoprodutos.
Por exemplo, “kits de produtos com X% de desconto!” ou “Promoção relâmpago: XX% de desconto no combo de curso + e-book por 24 horas”. Você ainda pode usar diferentes gatilhos mentais, como a prova social.
Nesse caso, uma opção é criar uma landing page que traga depoimentos de clientes. Dessa forma, existe uma comprovação de que os seus materiais são úteis.
Qual o benefício de vender combos de infoprodutos?
O benefício de vender combos de infoprodutos é, principalmente, o impulsionamento das vendas. Essa vantagem vem do desconto praticado na compra conjunta. Dessa forma, surgem outros pontos positivos, como o aumento do ticket médio, a possibilidade de destacar produtos complementares e a maior percepção de valor pelo cliente.
Como resultado, também há uma chance maior de fidelização dos compradores. Afinal, você oferece um pacote digital mais completo, com produtos complementares e por um preço atrativo.
Fica claro que essa relação oferece benefícios para ambos os lados da transação de compra, ou seja, é o famoso “ganha-ganha”. De um lado, o cliente compra os produtos digitais com desconto e tem uma motivação maior com a economia obtida.
De outra parte, você aumenta o seu faturamento e consegue maximizar as suas vendas, inclusive naqueles materiais que estão com menos visibilidade. Desse modo, o combo de infoprodutos pode ser a alternativa certa para você alavancar seus resultados, conquistar clientes e tornar seus produtos conhecidos no mercado.
Agora, que tal começar a montar o seu combo com infoprodutos? Baixe este checklist gratuito, exclusivo e elaborado pelos profissionais da EAD Plataforma com o passo a passo para criar e lançar o seu primeiro curso online. Faça o download agora e veja dicas práticas para alcançar bons resultados.
- Como vender um infoproduto? Dicas práticas para começar - 1 de fevereiro de 2025
- Marketing multicanal: guia completo para você ter sucesso - 31 de janeiro de 2025
- Como fazer gamificação para eventos online? Saiba mais! - 30 de janeiro de 2025