Já imaginou uma forma de vender que, ao mesmo tempo em que te aproxima do cliente, reforça o posicionamento da sua marca e facilita a logística do seu negócio? Então você precisa conhecer e saber como criar um clube de assinatura!
Muitas empresas, cientes das vantagens deste tipo de estratégia, investem em novos recursos e impulsionam o mercado de forma substancial. Segundo a The Business Research Company, o setor de clube de assinatura cresceu de US$ 31,4 para US$ 36,8 bilhões de 2023 para 2024 — e a tendência é que, até 2028, avance mais 18,2%.
No relatório da pesquisa, a principal justificativa para esses altos valores é o aumento na fidelização do cliente, além da previsibilidade logística de manter um clube de assinatura ativo.
Quer aprender mais sobre o tema e entender como criar um clube de assinatura? Continue a leitura! Hoje, falamos sobre:
- o que é um clube de assinatura;
- quais as vantagens;
- quais as principais plataformas para criar um clube de assinatura.
Bom aprendizado!
O que é um clube de assinatura?
Clube de assinatura é um serviço recorrente em que os usuários pagam uma taxa para adquirir produtos ou serviços exclusivos de uma marca ou seus parceiros. Estes bens se relacionam aos interesses ou necessidades dos consumidores e variam em quantidade, tipo e outras características gerais: podem ser cosméticos, livros, ingredientes culinários, roupas ou outros artigos.
A principal característica dos clubes de assinatura é a curadoria personalizada. Ao adotar a decisão de como criar um clube de assinatura, as marcas proporcionam experiências marcantes para os usuários, auxiliam na descoberta de novos produtos ou serviços e transmitem uma sensação única de exclusividade.
Top 5 vantagens do clube de assinatura
Como já mencionamos no começo deste artigo, existem inúmeras vantagens no clube de assinatura: desde a melhoria no relacionamento com seu cliente até benefícios internos, para sua organização. Confira as principais a seguir.
1. Receita recorrente e previsível
Um clube de assinatura funciona por meio de aquisições prévias, o que permite que você saiba, desde o início, quanto vai receber mensalmente por este tipo de serviço. Dessa forma, você consegue realizar investimentos e prever sua lucratividade com antecedência para evitar sufocos.
2. Controle de inventário e economia
Assim como criar um clube de assinatura te ajuda a prever seus lucros, esta estratégia também te permite manter um controle mais estrito sobre o inventário. Afinal, você sabe, com antecedência, o que comprar e em que quantidade. Assim, além de evitar gastos desnecessários, você não fica com produtos parados no estoque sem necessidade.
3. Fidelização do cliente
Os clientes tendem à fidelização ao receber produtos ou serviços de qualidade por um preço fixo e acessível. Neste sentido, a criação de um clube de assinaturas é uma forma inteligente de oferecer o que o seu público quer, para garantir aquilo que você mais precisa para o sucesso do seu negócio: a aprovação de quem consome sua marca.
4. Feedback contínuo
Ao enviar os produtos ou serviços pelo clube de assinatura, você pode disponibilizar um formulário de satisfação para os clientes. Desta forma, você coleta feedbacks valiosos sobre a qualidade, quantidade e variedade dos itens enviados para que, no futuro, adapte as remessas àquilo que seu público espera.
5. Oportunidade de marketing
O formato de assinatura permite o uso de diversas estratégias de marketing: envio de brindes, promoções para novos membros, programa de indicação e descontos exclusivos. Aliás, a própria ideia de “caixa surpresa” facilita a criação de campanhas com hashtags e “unboxing” nas redes sociais, quando os consumidores gravam a abertura das embalagens.
Depois de compreender as vantagens do clube de assinatura, tenho certeza que você se interessou e quer saber como criar este modelo de negócio para sua empresa, não é? Então confira o nosso passo a passo a seguir!
Como criar um clube de assinatura?
A criação de um clube de assinatura deve seguir alguns passos indispensáveis. Desta forma, você garante a integridade e a segurança do serviço e a qualidade percebida pelos seus clientes. Confira, a seguir, o nosso passo a passo:
-
defina o modelo de negócio e a periodicidade: os clubes de assinatura funcionam a partir de 3 modelos, cada um com um objetivo e com uma periodicidade própria:
- curadoria de produtos: quando você seleciona e envia artigos relevantes ao cliente e referentes ao seu nicho de atuação;
- assinatura de reabastecimento: quando você garante o envio de produtos de forma contínua, como itens de higiene, joias, cafés e vinhos;
- acesso exclusivo: quando você oferece acesso antecipado a produtos ou serviços exclusivos aos assinantes.
- busque fornecedores confiáveis: parcerias que oferecem itens de qualidade e dentro do prazo especificado são essenciais para garantir a satisfação do seu público;
- defina a logística e distribuição: a organização quanto à compra, recebimento, embalagem e envio dos produtos é essencial. Este é o momento de buscar transportadoras de confiança e definir um bom sistema de controle de estoque;
- escolha a plataforma de e-commerce: a escolha das plataformas para receber e gerenciar as assinaturas, bem como os pagamentos, faz toda a diferença. Portanto, faça pesquisas e busque aquela que melhor atende às suas necessidades;
- pense no marketing para aquisição de clientes: invista em estratégias inteligentes para atrair usuários nas redes sociais, no site ou blog da sua marca, parcerias com influenciadores ou por meio de promoções;
- fique de olho nos resultados e feedbacks: é essencial ter atenção aos resultados para saber o que funciona ou não. Colete feedbacks de assinantes e pense constantemente em formas de melhorar aquilo que não os satisfaz.
Como mencionamos, o processo para gerenciar este modelo de negócio não costuma ser muito desafiador, embora seja um trabalho constante e que exige atenção. Mas existem formas de facilitar — e nós vamos te mostrar algumas!
3 plataformas para criar um clube de assinatura
Agora que você já sabe como criar um clube de assinatura, conheça algumas plataformas que te ajudam a gerenciar as atividades desta estratégia:
- Alumy: uma plataforma para criação e gerenciamento do clube de assinaturas com tudo o que você precisa: planos de pagamento, canal para entrar em contato com assinantes, segurança e suporte para esclarecer suas dúvidas;
- Betalabs: outra plataforma para a criação e gestão de clubes de assinatura, amplamente utilizada por empresas como a TAG Livros e Faber Castell;
- Rits SignUp: esta plataforma permite que você integre outros sistemas e personalize funcionalidades exclusivas, de acordo com a sua necessidade na hora de criar o clube de assinatura.
Hora de colocar a mão na massa!
Pronto, você já sabe como criar um clube de assinatura para melhorar suas vendas e a relação com os usuários da sua marca! Expanda seus conhecimentos com nossos conteúdos exclusivos, agende uma demonstração gratuita com a EAD Plataforma e dê o primeiro passo para o sucesso!
Na EAD Plataforma, além de conferir outros materiais sobre marketing digital que podem te ajudar, você também pode baixar o passo a passo para criar seu primeiro infoproduto e arrasar nas vendas!
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024