ebook high ticket

Como estruturar um ebook high ticket? Veja dicas e vantagens

O ebook high ticket é um livro digital de valor elevado. Por ter um preço alto, visa à oferta de um conteúdo aprofundado, com reais vantagens para o leitor. Portanto, seu custo-benefício compensa.

Mais do que uma estratégia de precificação, a abordagem se torna uma poderosa ferramenta para fortalecer sua marca. Ao mesmo tempo, permite que você se torne uma referência no mercado digital, já que os clientes valorizam seu trabalho.

Por esses motivos, investir nesse formato pode ser a saída para conquistar uma vantagem competitiva e se destacar perante a concorrência. Especialmente, quando o foco é a venda de produtos digitais, que estão em crescimento.

Segundo a pesquisa Consumo de Infoprodutos no Brasil 2023, da Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 54% dos brasileiros compraram esses materiais nos 12 meses anteriores ao levantamento. Desse total, 8% optaram por ebooks.

Entre os principais fatores para a aquisição estão desenvolvimento pessoal (27%), ganhar dinheiro (26%) e evolução na carreira (19%). Os números mostram que há espaço para comercializar itens de alto valor agregado, que contribuam para aumentar o conhecimento do público-alvo.

Então, como estruturar e vender conteúdos high ticket? A seguir, veja o conceito, dicas práticas e plataformas indicadas. 

Aproveite a leitura!

O que é um ebook high ticket?

Um ebook high ticket é um livro digital vendido por preço elevado e que agrega muito valor ao leitor. Devido às suas características, gera alta rentabilidade para o criador e exige a construção de um relacionamento com os clientes baseado na confiança. Assim, a diferença para os materiais tradicionais está no público-alvo e na abordagem.

Esses aspectos impactam o funil de vendas, já que a tendência é que haja menos interessados. Ou seja, em vez de atrair grande número de pessoas, o produto vai chamar a atenção de uma quantidade menor de potenciais compradores.

Por outro lado, o lead tende a ser mais qualificado, porque já tem disposição a pagar mais por aquele item. Afinal, seu intuito é ter um conteúdo exclusivo, aprofundado e que realmente agregue valor.

Como existe essa diferença, também é fundamental modificar o processo de vendas. Você deve manter o contato com os interessados e interagir de forma personalizada para ganhar a confiança.

Leia também: Como usar o funil de vendas no marketing digital para fechar negócios + 7 dicas para montar esse processo

Quais as vantagens de fazer um ebook high ticket?

As vantagens de fazer um ebook high ticket incluem:

  • a lucratividade tende a ser maior, isto é, o retorno financeiro é melhor, mesmo com a venda de menos produtos;
  • as chances de fechar negócios se elevam quando você atinge o público-alvo certo (com disposição para pagar mais);
  • a concorrência é mais baixa e se torna fácil chamar a atenção dos interessados;
  • você se posiciona como uma autoridade no seu segmento de atuação e essa postura aumenta a confiança dos potenciais clientes;
  • a satisfação do consumidor aumenta, porque o material é exclusivo, de alto valor agregado e soluciona um problema existente.

Agora que você já sabe o que é um ebook high ticket, vamos entender como elaborar esse tipo de material. 

Como estruturar um ebook high ticket?

Para estruturar um ebook high ticket, você pode seguir algumas dicas específicas. Veja as principais recomendações:

  • escolha um nicho de atuação específico. Verifique a área em que você tem amplos conhecimentos e pode se aprofundar no assunto;
  • entenda a necessidade do público-alvo e considere o perfil de cliente disposto a pagar mais. Para identificar esses aspectos, faça uma pesquisa de mercado;
  • selecione o tema a tratar. Alinhe a abordagem às expectativas dos potenciais consumidores, suas dores e demandas;
  • redija o conteúdo com um texto exclusivo, diferenciado e aprofundado. Ofereça soluções inovadoras, busque especialistas e atualize-se sobre as tendências de mercado;
  • crie um design único, que tenha relação com a sua identidade visual. Atente às cores, elementos e tipografia para fortalecer a sua marca e se tornar uma referência.

Como vender um ebook high ticket?

Um produto de alto valor agregado requer uma divulgação diferenciada. O objetivo é atingir o público certo, que busca um conteúdo exclusivo e de qualidade. Portanto, para vender um ebook high ticket, você deve estruturar bem a sua estratégia de marketing, ter presença nas redes sociais e desenvolver uma precificação adequada.

Confira os detalhes a seguir. 

Estruture bem a sua estratégia de marketing

A divulgação de um conteúdo que agrega valor depende da sua conexão com os potenciais clientes e da construção de confiança. É essencial que essas pessoas entendam que o seu material compensa o investimento, que oferece muita qualidade e é aprofundado.

Dessa forma, a estratégia de marketing para vender um ebook high ticket contempla as seguintes etapas:

  • reconhecimento de marca: promova seu negócio em vários meios e identifique as plataformas que o público-alvo mais usa;
  • geração de interesse: demonstre por que seu conteúdo é útil por meio de posts para blog, webinars e vídeos;
  • análise do comportamento dos clientes antes da compra: reforce a qualidade da sua oferta para fortalecer o custo-benefício. Traga evidências, como depoimentos de outras pessoas;
  • melhoria da experiência de compra: disponibilize diferentes métodos de pagamento e deixe claro todas as taxas cobradas, ou seja, priorize a transparência;
  • fidelização: entre em contato com o comprador após a aquisição, obtenha feedbacks e ofereça descontos em outros materiais que tiver.

Leia também: 5 dicas para fazer copy para ebook e criar textos incríveis e muito didáticos para vender mais

Tenha presença nas redes sociais

As redes sociais são um bom espaço virtual para ter visibilidade e se engajar com os potenciais clientes. Você pode usar esse ambiente online para fortalecer o seu posicionamento de mercado e criar anúncios voltados a usuários high ticket.

Lembre-se de postar e interagir com frequência para manter sua visibilidade e relevância. Ainda é possível usar as redes sociais para construir uma comunidade. Nesse caso, você pode conceder acesso a ofertas antecipadas e conteúdos exclusivos, por exemplo.

Desenvolva uma precificação adequada

Ainda que o ebook high ticket tenha o preço elevado como uma de suas características, ainda é preciso pensar nesse critério. A definição da quantia a cobrar deve refletir a percepção do consumidor. Portanto, pergunte-se: “Meu produto vale essa quantia?”.

Para ter um bom resultado nesse sentido, avalie o mercado e veja quanto os potenciais compradores têm disposição de pagar. Também considere a exclusividade da oferta para definir um preço adequado.

Quais as principais plataformas para vender infoprodutos?

As principais plataformas para vender infoprodutos são EAD Plataforma, Hotmart, Udemy, Eduzz e Monetizze. A seguir, veja mais detalhes sobre cada uma das opções.

EAD Plataforma

É uma das mais completas do mercado e oferece:

  • venda e gestão de infoprodutos;
  • criação de cursos corporativos;
  • experiência personalizada para atender às necessidades do público-alvo;
  • área própria de membros;
  • aulas ao vivo, com chat em tempo real;
  • player de vídeo seguro, com a união dos principais recursos do mercado;
  • inserção de provas e certificados, com data fixa ou flexível e área de boletim;
  • checkout de pagamentos com opções customizadas e possibilidade de configuração de juros, parcelamento e vencimento por curso.

Você também pode criar a sua plataforma personalizada e aproveitar as melhores taxas do mercado, a partir de 1,89%.

A EAD Plataforma ainda oferece mais de 50 integrações em um só lugar e planos sob demanda, conforme a sua necessidade. Mas você pode criar a sua conta grátis e começar a vender agora mesmo!

Faça um teste de 7 dias gratuitos e veja por que vale a pena escolher a EAD Plataforma para vender seu ebook high ticket.

Hotmart

Conta com mais de 15 formatos de produtos digitais e disponibiliza vários meios de pagamento. Para facilitar as vendas, conta com recursos como a construção de páginas e o disparo automático de e-mails. Por outro lado, há funcionalidades que exigem pagamentos extras.

Udemy

Voltada especificamente para o segmento de educação. Tem diferentes tipos de cursos e uma interface fácil de usar. A desvantagem é a comissão, que pode chegar a 75%. Sem contar que a plataforma detém os direitos autorais do conteúdo.

Eduzz

Com a possibilidade de vender diferentes infoprodutos, inclusive ebooks high ticket, é uma plataforma conhecida, mas limitada. Tem menos recursos do que a concorrência e cobra taxas elevadas. Então, o custo-benefício é baixo.

Monetizze

Esta plataforma para vender infoprodutos permite a comercialização de diferentes conteúdos e a interação com os participantes dos cursos. No entanto, tem taxas altas, impõe limite de faturamento para pessoas físicas e conta com mercado restrito.

Com essas informações sobre as melhores plataformas para vender infoprodutos, você já pode fazer a sua escolha. A EAD Plataforma tem todos os recursos necessários para criar o seu material, disponibilizar o item para a venda e divulgar em diferentes canais.

Agora, só falta você criar o seu ebook high ticket para começar a vender e se tornar uma referência no seu segmento de atuação. Conte com a EAD Plataforma nesse projeto para agregar valor aos seus clientes e ter sucesso!

Então, o que acha de ver o passo a passo para criar o seu primeiro infoproduto? Baixe este checklist gratuito e exclusivo da EAD Plataforma, acabe com as suas dúvidas e monte o seu produto digital!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy