Você é ótimo em uma atividade específica e quer produzir o próprio curso online para compartilhar seus conhecimentos, mas tem medo da timidez atrapalhar a comercialização? Pois saiba que, sim, é possível vender infoprodutos sem aparecer.
Afinal, nem todo mundo está confortável em colocar a cara para todo mundo ver na internet. Para ter sucesso como anônimo, basta aplicar as táticas corretas e, é claro, ser persistente para obter os resultados desejados.
Quer saber quais são as melhores estratégias para vender infoprodutos sem aparecer? Então, continue a leitura, pois apresentamos 5 das mais efetivas no artigo a seguir!
É possível vender infoprodutos sem aparecer?
Sim, é possível vender infoprodutos sem aparecer na internet. A verdade é que se tornar conhecido, especialmente nas redes sociais, pode até ajudar a criar um público, mas no fim das contas, o que realmente importa para as vendas são as estratégias que você usa para divulgar seus materiais.
Ou seja, dá para criar um cronograma de postagens e montar um blog (ou perfil no Instagram, por exemplo) com uma base sólida de seguidores, que confiam nas suas recomendações e as consomem.
Pronto, você sabe que é possível, mas quais são os melhores infoprodutos para vender anonimamente? Veja dicas no próximo tópico!
Quais são os melhores infoprodutos para vender anonimamente?
Você pode vender os seguintes infoprodutos sem aparecer:
- e-books;
- cursos (tanto próprios quanto de terceiros);
- materiais de apoio para profissionais (como checklists e planilhas);
- tutoriais (como receitas, dicas de confecção de roupas ou artesanato).
Todos esses são exemplos de infoprodutos que você pode vender sem necessariamente aparecer nas redes sociais. Para conseguir um bom rendimento, adote uma das estratégias que apresentamos a seguir!
Quais as melhores estratégias para vender infoprodutos sem aparecer?
Para vender infoprodutos sem aparecer, você deve investir em estratégias como:
- marketing de conteúdo;
- tráfego pago;
- e-mail marketing;
- redes sociais;
- marketing de afiliados.
Veja mais detalhes logo abaixo!
1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para vender infoprodutos sem aparecer. A ideia é criar um blog (ou site) e alimentar a página com conteúdos do mesmo nicho do seu material.
Não para por aí, os artigos também devem ser otimizados para SEO (otimização para mecanismos de busca, em português) a fim de alcançarem as primeiras posições durante as pesquisas.
Para atingir esse resultado, você pode aplicar diferentes métodos, como:
- usar palavras-chave estratégicas;
- fazer postagens regulares;
- otimizar as imagens e as URLs;
- colocar as metatags (como título e descrição da página) corretas.
2. Tráfego pago
O tráfego pago é aquele em que você paga para aparecer para os usuários da internet. Você pode programar anúncios tanto nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) quanto em outras páginas da web (como o Google Ads).
Dica extra 1: os anúncios devem ser chamativos (mesmo que você não apareça), fáceis de entender e com uma chamada para ação (CTA) clara e convidativa.
Dica extra 2: faça testes A/B (criar duas variantes para ver qual se sai melhor com uma amostra antes de veicular para o público geral) para potencializar seus resultados e sempre acompanhe as métricas de desempenho.
A propósito, as ferramentas mais populares, como o gerenciador de anúncios do Meta (para Instagram e Facebook) e o Google Ads (para o Google), permitem controlar todos os detalhes do anúncio, como tempo de duração da campanha, público-alvo e valores.
3. E-mail marketing
O e-mail marketing consiste na veiculação de mensagens para pessoas que assinaram (ou pediram para participar) da sua lista de contatos. Essa estratégia ajuda a atingir o público sem precisar mostrar a cara e pode ser bastante vantajosa.
E para aumentar as suas chances de vender, segmente os e-mails conforme as diferentes personas (ou origem do contato, como pessoas que vieram por uma landing page, por um anúncio ou pelo seu blog).
Outra ideia é criar funis de venda (como topo, meio e fundo) com conteúdos que se aprofundam com o tempo para criar uma jornada do usuário e guiar até a compra.
Por exemplo:
- primeiro e-mail: boas-vindas;
- segundo e-mail: conteúdo rico gratuito (um checklist, um e-book);
- terceiro e-mail: follow-up para saber se gostou do material;
- quarto e-mail: dicas de leituras complementares com conteúdos do blog;
- quinto e-mail: apresentação do infoproduto.
4. Redes sociais
Você pode usar as redes sociais para vender infoprodutos sem aparecer, por meio de perfis nichados. Ou seja, alinhados com o conteúdo do seu material (como vendas, beleza, saúde, investimento).
A ideia é alimentar os perfis com trends, dicas e outros materiais informativos. Também é interessante variar os formatos das publicações para aumentar o alcance e diversificar o feed, com posts estáticos e vídeos com narração.
5. Marketing de afiliados
A última dica é investir no marketing de afiliados, que é quando um produtor paga para outra pessoa vender o seu conteúdo na internet.
Inclusive, essa estratégia ajuda a alcançar mais público, já que os produtos aparecem em perfis de terceiros, o que também pode trazer mais credibilidade (afinal, é uma indicação, então devem ser bons).
Posto isto, algumas das estratégias para afiliados mais comuns são a criação de grupos e perfis dedicados às indicações, realização de lives ou a divulgação de anúncios nas redes sociais e outras plataformas.
Dicas de ferramentas para vender infoprodutos sem aparecer
Você não pode esquecer da seleção de ferramentas para vender infoprodutos sem aparecer. Na prática, são softwares e aplicativos que facilitam o contato com o público, a gestão do conteúdo e o envio dos materiais.
Portanto, as aplicações que você precisa ter são:
- plataformas de automação de marketing (para automatizar o envio de e-mails e mensagens promocionais);
- sistemas para criação de sites e blogs;
- bancos de imagens e vídeos;
- ferramentas para edição (em especial as que contam com recursos de locução via inteligência artificial).
Para completar, temos uma indicação para você que deseja não apenas vender sem aparecer, mas criar o próprio conteúdo: o checklist da EAD Plataforma com o passo a passo para montar e lançar o seu primeiro infoproduto.
Faça o download agora mesmo gratuitamente e veja tudo o que precisa fazer para criar um infoproduto de sucesso!
- É possível vender infoprodutos sem aparecer na internet? - 24 de abril de 2025
- Renda extra em 2025: 11 opções para trabalhar em casa! - 24 de abril de 2025
- Como vender mais pela internet: dicas para produtos digitais - 23 de abril de 2025