Zoom x Google Meet qual a melhor ferramenta para dar aula?

Se você está pesquisando por tipos de ferramentas para ministrar suas aulas online, já encontrou o que precisava! No artigo a seguir vamos comparar Zoom x Google Meet, além disso também vamos oferecer uma terceira opção para aulas no formato de videoconferência. 

Zoom e Google Meet são recursos criados para a realização de videoconferências com o objetivo de encurtar a distância entre reuniões de negócios, trabalho remoto, aulas online ou encontros sociais.

Ambas as ferramentas permitem o compartilhamento de tela e acesso, tanto em suas versões gratuitas quanto nas pagas, recebem atualizações constantes para continuar oferecendo um bom serviço. Confira quais são as vantagens de cada uma das plataformas e veja qual mais se encaixa melhor nas suas necessidades.

Comparativo Zoom x Google Meet

Principais recursos do Zoom 

Partindo da instalação da ferramenta Zoom, é preciso baixar um programa ou extensão no navegador. Enquanto para utilizar o Google Meet, basta você acessá-lo por meio de um link, o que torna tudo mais rápido e ágil.

A versão mais básica do Zoom está disponível gratuitamente, mas existem algumas restrições nesta versão: limite de reunião com até 100 pessoas, que podem ter até 40 minutos. Já em  planos pagos, é possível ter até 1 mil participantes em cada reunião. 

O Zoom disponibiliza uma série de recursos para auxiliar em eventos online com times maiores, pois possibilita a criação de salas simultâneas, configuração de chats particulares ou em grupo e controle de entrada e saída dos participantes.

Um dos principais diferenciais da plataforma é a qualidade de transmissão de áudio e vídeo que podem até mesmo superar as barreiras geográficas, já que é possível fazer chamadas de vídeo com pessoas de qualquer lugar do mundo, há longas distâncias. Este ponto pode ser notado inclusive nos planos gratuitos.

Outro ponto positivo para que o Zoom se tornasse cada vez mais acessível foi o fato de que pode ser acessado tanto no computador quanto em celulares, utilizando a plataforma no navegador, sem a necessidade do download de software.

Vale destacar que alguns recursos, como: gravações das videochamadas, mais tempo de reunião, transcrição ou legendas, quadro branco de rascunho, e armazenamento em nuvem fazem parte dos planos de assinatura mensais ou anuais.

Fonte: Divulgação Google

Facilidades da ferramenta Zoom:

  • Minimizar a aba: A janela se torna uma miniatura flutuante que pode ser movida ou ocultada;
  • Compartilhamento de tela: O Zoom possibilita a exibição da tela inteira de desktop ou dispositivo, aplicativos específicos e uma parte da sua tela;
  • Destaque do palestrante: Quando uma pessoa fala durante transmissão com 3 ou mais participantes, a janela de vídeo se expande;
  • Visualização no formato de galeria: Exibe miniaturas dos participantes, em formato de grade;
  • Gravação da reunião: o anfitrião pode gravar a chamada, basta que os participantes concordem com os termos antes de iniciar a ação. 

Principais recursos do Google Meet

O Google Meet não necessita do download de qualquer tipo de aplicativo, ao contrário do Zoom. Para iniciar uma videochamada, basta inserir o link da sala no em qualquer navegador. Além disso, como o Meet possui integrações com outros aplicativos, como: Gmail, Google Agenda e Google Drive, Microsoft 365, Outlook, você pode acessar suas reuniões direto da sua agenda, mesmo que essa agenda não seja do próprio Google.

No plano gratuito, o Meet comporta até 100 participantes simultâneos em uma reunião, onde todos podem compartilhar a tela com os demais participantes e gravar a reunião. A ferramenta também tem o moderador (criador da transmissão) que pode organizar a videochamada com diversos disponíveis, como bloqueio de microfones dos participantes, permissão de acesso aos participantes, recurso este que o criador da reunião aceita ou recusa a solicitação de entrada dos usuários.

Segundo o Google Workspace, gerenciador de serviços do Google, o Meet dispõe de uma infraestrutura de segurança e proteção integrada, além da rede global que o Google usa para proteger suas informações e privacidade. As videochamadas também são criptografadas em trânsito, e o conjunto de medidas antiabuso padrão Google garante a segurança das reuniões.

O Google Meet também permite que os usuários visualizem sua imagem para possíveis ajustes de enquadramento e iluminação, assim como a qualidade de imagem do vídeo, evitando o consumo de internet em casos de instabilidade. Nesta mesma janela que antecede o acesso à reunião é possível desativar a câmera e o microfone, garantindo mais conforto aos usuários. 

Fonte: Divulgação Google

Facilidades da ferramenta Google Meet:

  • Acesso otimizado: Para acessar a transmissão não é necessário nenhum tipo de download, sendo acessível por meio do compartilhamento de um link;
  • Compartilhamento de tela: O Meet possui três opções: apresentação da tela toda, de uma janela e apresentar uma única aba do Chrome, tornando possível a exibição de slides, ideias e documentos em geral;
  • Desabilitar som e imagem: Durante a fala de um participante, o ideal é que os outros usuários deixem o microfone desligado e só habilitem no momento da conversa;
  • Gravação da reunião: o anfitrião pode gravar a chamada, basta que os participantes concordem com os termos antes de iniciar a ação. 
  • Tempo de transmissão: O Google Meet oferece um tempo relativamente maior para a versão gratuita de 1 hora de duração.

Conheça o EAD Meet e o EAD Live

Ainda pensando na criação de aulas ao vivo, pensando em otimizar este processo reunindo tudo em um só lugar, a EAD Plataforma oferece duas possibilidades para ministrar este tipo de aula: O EAD Meet e a EAD Live.

O EAD Meet é muito similar ao serviço do Google Meet no que se refere aos recursos oferecidos, é uma aula do tipo conferência, que assim como uma sala de aula comporta vários alunos, sendo possível incluir até 50 participantes simultâneos. Este recurso está disponível em todos os planos que oferecemos e é muito utilizado pela grande maioria dos nossos clientes.

Fonte: EAD meet

Facilidades do EAD Meet:

  • Visualizar / ativar a câmera do computador;
  • Visualizar / ativar o microfone para interagir na conferência;
  • Sistema de chat para enviar mensagens, guardar anotações;
  • Raise your hand: Habilita o ícone de uma mão, para destacar um participante como se estivesse com a mão pro alto para falar aos demais;
  • Compartilhar a tela para todos os participantes da reunião (Somente administrador e professor criador da aula);
  • Desativar câmera e microfone quando for necessário.

EAD Live

Contamos também com o recurso EAD Live, que permite criar aulas ao vivo em seus cursos, além de interagir com os alunos e ao mesmo tempo fornecer um conteúdo dinâmico. Para utilizar essa opção, será necessário fazer o download do software OBSproject, pois ele será o responsável por iniciar o streaming na plataforma.

Comparações finais

Para empresas que necessitam de um ambiente corporativo com uma imagem mais profissional para ministrar treinamentos e utilizar diariamente o recurso de videochamada, investir na EAD Plataforma é a melhor alternativa. Assim como para os infoprodutores que podem monetizar através da plataforma e utilizar este recursos para minimizar os ruídos na comunicação com seus alunos. 

O EAD Meet, está disponível a partir do nosso plano GRÁTIS.

O Google Meet seria a ferramenta ideal para quem busca uma opção fácil, prática, intuitiva e gratuita, pois permite criar uma transmissão em poucos minutos com o acesso ao navegador, sem complicações e oferecendo uma boa qualidade de áudio e vídeo.

Gostou deste artigo? Fique ligado aqui para não perder nenhuma novidade sobre educação e tecnologia! 🚀

Deixe seu comentário!
Julia Amantini