Você sabia que, de acordo com uma pesquisa feita pelo Hubspot, 77% das organizações entrevistadas perceberam um aumento do engajamento dos seus clientes com os e-mails enviados pela empresa? E o que você está esperando para fazer newsletter?
Neste texto, explicaremos passo a passo como fazer uma newsletter. Além disso, vamos dar algumas dicas para ter muito sucesso com essa forma de comunicação entre a sua marca e seus atuais e futuros clientes, resultando em mais vendas e no reforço da sua imagem.
Vamos lá?
Como fazer newsletter para e-mail?
Para criar uma newsletter de sucesso, você deve seguir 4 passos principais:
- definir qual o seu público-alvo e os seus objetivos com a estratégia;
- escolher uma ferramenta para envio de newsletter que atenda às suas necessidades;
- criar conteúdo relevante;
- planejar o design e envio dos seus e-mails.
Veja a seguir como realizar cada etapa e entenda como fazer newsletter para e-mail:
- Defina seu público-alvo e objetivo
O primeiro passo é definir quem serão as pessoas que receberão os seus e-mails, ou seja, o seu público-alvo. Caso o seu negócio queira alcançar grupos diferentes, vale a pena pensar em fazer mais de uma newsletter, segundo os gostos dos segmentos mapeados.
Colete diversas informações sobre o seu público, como seus comportamentos, informações demográficas e preferências. Dessa forma, você adapta o tom de voz nos e-mails.
Nesta primeira etapa, também é interessante já definir o objetivo da sua newsletter: converter possíveis compradores? Aumentar a conscientização sobre a marca? Promover produtos ou serviços específicos? A depender da sua meta, a forma de escrever os e-mails muda.
Se você quer saber mais sobre o que é uma newsletter, recomendamos que você assista ao vídeo abaixo (ative as legendas):
- Escolha uma plataforma de e-mail marketing e ferramenta de newsletter
Agora, está na hora de escolher a plataforma e ferramenta de newsletter que dará vida a sua campanha de e-mail marketing. É dessa forma que você faz o envio dos e-mails para todos os contatos, além de segmentar seus públicos, fazer automações, entre outras atividades.
Para escolher a melhor plataforma para você, recomendamos que avalie alguns pontos:
- facilidade de uso;
- capacidade de personalização;
- automação;
- análise de dados;
- compatibilidade com dispositivos móveis;
- relação custo-benefício.
Analise todos os pontos acima pensando nas necessidades da sua empresa e nos objetivos pretendidos com a estratégia de e-mail marketing. Dessa forma, será mais fácil encontrar a plataforma e a ferramenta de newsletter ideal.
Quais são os tipos de newsletter?
Os principais modelos de newsletter que você pode utilizar em sua estratégia são:
- Informativas ou educacionais;
- E-mails promocionais;
- Notícias ou atualizações;
- E-mails com conteúdo curado;
- Boletins informativos internos;
- E-mails sobre eventos e convites;
- Feedback e pesquisas;
- E-mails com histórias de sucesso ou cases de clientes.
Veja um pouco mais sobre cada um desses modelos a seguir.
- Informativas ou educacionais: fornecem informações educativas e relevantes para o público. Seu conteúdo pode ser sobre novidades do negócio, dicas ou insights que sejam interessantes para o leitor.
- Promocionais: destacam serviços ou produtos da marca, ofertando descontos especiais ou divulgando lançamentos.
- Notícias ou atualizações: compartilhamento de atualizações e últimas notícias relacionadas à empresa, ou ao seu mercado de atuação, como novas parcerias, projetos ou conquistas da organização.
- Conteúdo curado: o negócio seleciona e envia ao seu público-alvo notícias relevantes de outras fontes interessantes para o leitor. Esse tipo de newsletter auxilia no ganho de autoridade da marca.
- Boletins informativos internos: e-mails enviados para equipes internas para manter os colaboradores informados sobre as novidades da empresa, mudanças organizacionais ou pesquisas.
- Eventos e convites: Promoção de webinars, eventos ou conferências. Nos e-mails, constam todas as informações sobre essas atividades, como links de inscrição, programação e local.
- Feedback e pesquisas: e-mails com pesquisas e questionários visando obter informações dos leitores sobre seus produtos e serviços ou até mesmo sobre outras newsletters.
-
Histórias de sucesso ou cases: e-mails que destacam histórias de clientes ou funcionários do negócio, visando a criação de uma narrativa convincente, além de ativar o gatilho de prova social.
- Crie conteúdo relevante e atraente
É preciso criar bons e-mails para cativar o seu público e fazer com que continue interagindo com a sua marca, e o desafio começa a partir do assunto do e-mail. O campo precisa trazer curiosidade e incentivar a abertura da mensagem, mas sem fazer clickbait!
O próprio conteúdo também precisa de um cuidado especial. O texto não deve ser muito longo e prezar pela objetividade. Também é interessante utilizar elementos de personalização, como chamar a pessoa pelo nome.
O que deve conter uma newsletter?
Para fazer uma boa newsletter, é preciso se certificar de que os e-mails tenham uma linha de assunto impactante (mas sem clickbaits), uma saudação personalizada, um conteúdo que seja relevante e interessante, além de um CTA que leve o leitor a continuar interagindo com a empresa.
Ao tomar cuidado com esses pontos, a organização consegue melhorar o engajamento com o seu público, atrair novos clientes e fidelizar os antigos, bem como melhorar a conscientização de marca.
- Planeje o design e o envio da newsletter
Com a parte textual devidamente definida, está na hora de pensar na parte visual e no envio da sua newsletter. Certifique-se de que todo o seu e-mail seja responsivo, ou seja, que possa ser lido tanto no computador quanto no celular.
Também é importante que a identidade visual dos seus e-mails acompanhe o visual da sua marca. A ideia é que essa familiaridade reforce o seu negócio na mente das pessoas e elas saibam identificar visualmente a sua empresa em diversas plataformas.
Já para o envio da sua newsletter, você deve contar com a ajuda da plataforma de e-mail escolhida anteriormente. Dessa maneira, você pode definir as pessoas que receberão as suas mensagens, além de definir o melhor horário de envio.
Com seus primeiros e-mails enviados, é hora de analisar dados como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão, para fazer as mudanças necessárias e melhorar a sua newsletter conforme o seu público.
Bônus: siga estas dicas para fazer uma boa newsletter!
Se você quiser criar e-mails que chamem a atenção e aumentem a interação dos seus leitores, siga as dicas que separamos abaixo!
Crie histórias cativantes
Seja em e-mails de cases ou promocionais, é importante que a mensagem seja passada de maneira cativante e autêntica. Para isso, aposte em narrativas para humanizar a sua marca.
Invista em conteúdo interativo
Um dos grandes benefícios de aprender como fazer newsletter para e-mail é entender a importância da interação com os seus futuros clientes e alunos. Sendo assim use o conhecimento a seu favor! Deixe questionários, enquetes e pesquisas incentivando a participação dos leitores.
Seja conciso
Evite ao máximo fazer e-mails longos, afinal, muitas pessoas estão olhando a caixa de entrada durante o dia, enquanto estudam ou trabalham. Aposte em títulos chamativos e parágrafos curtos para otimizar o tempo do leitor.
Use elementos de urgência
Provavelmente seus leitores recebem muitos e-mails todos os dias. Nesse sentido, uma forma de se destacar é utilizar, no texto de assunto, palavras que transmitam urgência, principalmente em mensagens focadas em conversão e vendas.
Assim, seguindo os nossos passos e dicas para fazer newsletter para e-mail, você criará mensagens que chamem a atenção e auxiliem tanto no reforço de marca quanto em transformar seus leitores em clientes e alunos.
Em nosso texto, falamos sobre a importância de ter uma ferramenta de newsletter, não é mesmo? Então confira este outro post em nosso blog no qual listamos as melhores ferramentas de e-mail marketing!
- Como escalar a venda de infoprodutos sem perder a qualidade? - 22 de novembro de 2024
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024