SearchGPT

SearchGPT: o que é + como funciona + benefícios

É bem provável que você pesquise todos os dias no Google ou em outro buscador. Esse é um modelo simples, que traz os resultados de acordo com sua relevância para o termo pesquisado, ou seja, o algoritmo considera (muito) a palavra-chave. Mas e se todo esse sistema mudar e se tornar ainda mais preciso? Essa é a proposta do SearchGPT.

Também conhecido como ChatGPT Search, essa solução é um protótipo da OpenAI que testa novos recursos no processo de pesquisa do usuário. O objetivo é oferecer respostas mais rápidas, atualizadas e relevantes a partir do uso do machine learning para buscas.

Assim, a perspectiva é que essa tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) revolucione a maneira como acessamos as informações. Então, que tal saber mais sobre essa nova proposta? Neste post, você vai entender:

  • o que é SearchGPT;
  • como funciona;
  • quais os benefícios;
  • qual o impacto dessa inovação em motores de busca.

Leia e saiba mais!

O que é SearchGPT?

SearchGPT é uma ferramenta de busca que utiliza a inteligência artificial e as informações atualizadas da internet para trazer os resultados ao usuário. A solução ainda é um protótipo e está em período de testes, mas o objetivo da desenvolvedora OpenAI é, no futuro, integrar as funcionalidades ao ChatGPT.

Também entendido como uma ferramenta de pesquisa do ChatGPT, esse recurso é uma inovação em motores de busca. Afinal, tem diferenças significativas em relação aos buscadores tradicionais.

Conforme o site da OpenAI, “conseguir respostas na internet requer muito esforço, frequentemente com a necessidade de múltiplas tentativas para conseguir resultados relevantes. Acreditamos que, ao melhorar as capacidades conversacionais dos nossos modelos com informação da web em tempo real, encontrar o que você deseja pode ser mais rápido e fácil” (tradução livre).

Nesse sentido, a primeira diferença para os buscadores tradicionais é a inclusão de IA no processo de análise das informações para trazer os resultados relevantes. Outro fator de destaque é o formato conversacional

Ou seja, a solução traz uma resposta precisa sem a necessidade de acessar vários links. Portanto, a estrutura é semelhante à aplicação da IA no atendimento ao cliente, já que é como se você batesse um papo.

Leia também: Como usar a IA do ChatGPT para ter ideias de posts e outras dicas

Como funciona o SearchGPT?

O SearchGPT funciona como uma conversa, em que você faz uma pergunta, recebe a resposta e pode fazer novos questionamentos como um follow-up. De toda forma, oferece retornos rápidos e precisos, com links para fontes confiáveis que ajudam a economizar tempo e garantir a veracidade das informações.

A IA generativa, o machine learning, o processamento de linguagem natural (PLN) e o aprendizado profundo asseguram esses benefícios. Veja o que significa cada uma dessas soluções e de que forma o SearchGPT utiliza essas tecnologias:

  • IA generativa: é a inteligência artificial capaz de criar conteúdos. Serve para trazer a informação resumida para que você tenha uma resposta rápida;
  • machine learning: é o aprendizado de máquina, uma capacidade de aprender a cada interação dos usuários e trazer resultados ainda mais relevantes;
  • PLN: é uma área da IA que utiliza o machine learning para interpretar textos e obter referências de dados não estruturados. Em outras palavras, tem a função de entender a linguagem e o contexto que o usuário busca;
  • deep learning: é o aprendizado profundo, que contribui para a máquina internalizar conhecimentos e tomar decisões. Assim, o SearchGPT aprimora suas respostas continuamente.

Leia também: Conheça as melhores opções de IA para criar anúncios

Exemplo de uso do SearchGPT

Para ficar mais claro, pense na forma como você pesquisa em um buscador tradicional. Vamos supor que queira entender “como fazer fluxo de caixa”. Você receberá uma série de links com as possíveis respostas. Também pode ter uma “visão geral criada por IA”, um resumo com as principais informações.

A inteligência artificial apresenta uma resposta como um modelo rudimentar do SearchGPT, porque ainda depende dos critérios do algoritmo. O sistema analisa aspectos como a palavra-chave que usamos no exemplo, no caso, “como fazer fluxo de caixa”.

Nesse modelo, é possível encontrar a resposta desejada ao entrar em um ou mais links. Além disso, se fizer uma pergunta adicional, a busca reiniciará, já que a palavra-chave muda.

Há diferenças no processo de como funciona o SearchGPT. Você deve dar um comando (prompt) com a indicação exata do que deseja. Por exemplo: “tenho uma empresa de pequeno porte e quero saber como fazer fluxo de caixa”. Em seguida, a solução apresenta a resposta mais precisa.

Ou seja, ignora dicas que serviriam para empresas de grande porte e traz etapas práticas para você aplicar, a fim de evitar a perda de tempo. E se você fizer outra pergunta, a pesquisa continua, porque o formato é conversacional.

Quais os benefícios do SearchGPT?

Os benefícios do SearchGPT são variados. Como há a implementação do machine learning para buscas, oferece:

  • aumento da personalização e do contexto nas respostas;
  • pesquisas em formato conversacional, com continuidade nas interações;
  • redução do ruído informacional;
  • rapidez e eficiência na obtenção de dados;
  • acesso a informações atualizadas;
  • clareza nas respostas, com atribuição de fontes;
  • possibilidade de parcerias com editores para ter conteúdo de qualidade;
  • melhoria da experiência do usuário;
  • avanços na checagem de fatos, descoberta de informações ocultas e busca semântica devido à ajuda do machine learning.

Leia também: Como criar vídeos com inteligência artificial, roteiros, títulos e +

Qual o impacto do SearchGPT no futuro das buscas online?

O impacto do SearchGPT no futuro das pesquisas online é a experiência mais precisa e interativa. Com essa melhoria, o comportamento do usuário tende a mudar, já que a inovação em motores de busca gera um novo padrão de acesso e processamento das informações.

Também há possibilidade de parcerias com criadores de conteúdo, o que aumenta a colaboração. Nesse caso, a parceria é relevante porque ajuda a construir um ecossistema diferenciado, no qual conteúdos de alta qualidade estão à disposição dos usuários.

No entanto, ainda há desafios éticos a superar. Entre os obstáculos estão:

  • privacidade dos dados, já que o uso da ferramenta leva ao compartilhamento de informações;
  • uso de fontes não confiáveis, pelo menos nesse primeiro momento;
  • viés algorítmico, situação que pode acontecer a depender das fontes de dados ou do treino do algoritmo.

No mundo empresarial e educacional, entender o que é SearchGPT e saber aplicar essa solução pode ser bastante benéfico. Além de contribuir para a obtenção de informações, ajuda a criar treinamentos, ter ideias e internalizar conhecimentos.

Dessa forma, o SearchGPT deverá ter uma função importante nesse contexto, especialmente se atender às expectativas de personalização e relevância. Assim, sua equipe poderá executar suas atividades com rapidez e eficiência.

Então, o que acha de se preparar ainda mais para usar a inteligência artificial no seu dia a dia? Para facilitar, a equipe da EAD Plataforma criou posts exclusivos sobre o assunto. Veja algumas dicas de leitura!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy