Post EAD Plataforma 08-06-2018 vender cursos EAD

Como vender cursos EAD usando o Google AdWords?

Buscando maneiras de alcançar novos clientes pela internet para vender cursos EAD? O Google AdWords pode ser o seu parceiro de negócios.

Quando as empresas começam a desenvolver sua estratégia de marketing digital, normalmente Google AdWords é um dos primeiros canais a serem ativados.

A plataforma de buscas online, criada em 1998, pela multinacional Google, hoje é muito mais do que um simples canal de mídia. Através dela é possível entender o comportamento e hábitos dos consumidores, tanto no mundo online, quanto no offline.

Mas deixando de lado as possibilidades da plataforma, precisamos entender primeiro como estruturar uma campanha no Google AdWords.

Para que o seu negócio possa crescer, gerar mais leads, ligações e, principalmente, mais vendas, você precisa montar suas campanhas da maneira correta. Essa é a chave para o sucesso!

Deste modo, aprenda a usar a usar o Google AdWords para vender cursos EAD e conquistar o sucesso que você tanto almeja.

Estrutura da campanha

Primeiramente, a estrutura de uma campanha deve levar em conta as categorias de seus produtos e serviços. No caso, dos seus cursos online. É claro, também é preciso considerar as metas que você deseja atingir com o seu negócios.

A princípio, digamos que você seja um advogado e pretende vender cursos EAD para diversas especialidades do setor jurídico. A melhor forma de estruturar a sua campanha seria conforme o exemplo abaixo.

Campanha

Especialidades Jurídicas

Grupo de Anúncios Grupo de Anúncios Grupo de Anúncios Grupo de Anúncios
Civil Trabalhista Criminalista Tributarista

Como você pode ver, existe uma campanha e em cada grupo de anúncios está uma determinada especialidade.  

Por isso, dentro de cada grupo de anúncios as palavras-chave precisam refletir a especialidade referente.

Palavras-chave

O item mais importante da campanha para vender cursos EAD são as palavras-chave. Afinal, são elas e o lance que determinam se o seu anúncio irá aparecer ou não, para a busca que está ocorrendo.

Abaixo está uma fórmula para que você possa pensar na sua lista de palavras-chave por grupo de anúncios.

Fórmula = (intenção + objeto + característica)

Seguindo esse modelo, você pode montar diversas palavras-chaves para o seu grupo de anúncio. Um exemplo seria “onde fazer curso de direito criminal”. Avalie a estrutura:

  • Intenção: onde
  • Objeto: fazer
  • Característica: curso de direito criminal

Por grupo de anúncios é essencial que hajam entre 10 a 20 palavras-chave.

Fora as palavras-chave positivas, também precisamos pensar nas palavras-chave negativas, que são tão ou mais importantes. Pois, alguns termos, podem trazer pessoas não qualificadas para a compra até o seu site.

Pensando ainda na campanha de especialidades jurídicas, listamos alguns exemplos básicos de palavras-chave negativas que poderíamos adicionar a campanha.

  • corrupção;
  • Empregos;
  • Faculdade;
  • Universidade;
  • Vagas.

Além disso, o próprio Google AdWords disponibiliza um Planejador de Palavras-Chaves, que lhe dará diversas ideias de termos para vender EAD.

Intenção de buscas

Dentro do mundo da busca, é extremamente importante entender em que momento o seu usuário está, para vender cursos EAD de forma mais certeira.

Dessa maneira, você poderá direcionar o investimento dentro dos momentos mais importantes e rentáveis para o seu negócio.

Abaixo estão os quatro principais momentos e o tipo de palavras-chave usadas para cada um deles.

1. Descobrir 2. Aprender 3. Achar 4. Comprar
o que é… como fazer… onde fica… curso direito trabalhista

Aliás, uma boa forma de identificar os momentos e as palavras-chave relacionadas é utilizar o Planejador de palavras-chave que citamos.

Anúncios

Até agora vimos como a sua campanha pode ser acionada. Porém, para vender cursos EAD, o seu anúncio precisa ser atraente, objetivo e conciso.

Porém, é importante que o texto do seu anúncio possa atingir as expectativas do usuário, levando ele a executar a ação de sucesso definida.

Então, para que isto seja possível é preciso utilizar chamadas poderosas. No marketing digital esses termos são conhecidos como call-to-action, em português, chamada para ação. Veja alguns exemplos:

  • Ligue Já!
  • Fale com Nossa Equipe!
  • Saiba Mais!
  • Confira a Partir de R$ 50
  • Acesse Já!
  • Compre Agora!
  • Contrate Já!

Por fim, com um texto atraente e uma chamada para ação de sucesso, agora só falta o direcionamento do anúncio levar o usuário para a página do site que mostre exatamente aquilo pelo qual ele ficou interessado.

Funil de vendas para vender cursos EAD

Um funil de vendas são as etapas que o seu usuário e/ou cliente passa, até realizar a ação tida como sucesso para empresa. No caso mais comum, uma compra.

Por isso, é super importante que suas campanhas trabalhem em prol de cada etapa, gerando mais negócios e, consequentemente, fidelizando os clientes.

Abaixo está um funil de vendas padrão, que pode ser aplicado nas suas campanhas para vender cursos EAD.

  1. Consciência: Aqui os usuários receberão impulso para gerar uma necessidade;
  2. Consideração: Após a necessidade gerada, começa a fase de entendimento e busca por soluções;
  3. Compra: É importante identificar os usuários que estejam nesta etapa. Pois é a fase de comparação de características, benefícios e investimento no seu produto ou serviço.
  4. Fidelização: Essa também é uma etapa que precisa sempre ter uma campanha em veiculação. Aqui você sempre irá defender a sua marca e o seu mercado da concorrência, já que usuário passou a ser seu cliente.