Marketing digital para pequenas empresas: 6 estratégias para atrair clientes

Bem, é 2020, e se seu negócio não tem uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas, você já está atrás da sua concorrência na corrida por clientes.

O marketing digital e as mídias sociais tornaram-se uma parte indispensável de qualquer estratégia de negócios

E se você ainda acha que o marketing digital não funciona para o seu negócio, te aconselho a repensar.

Restaurantes, lojas de roupa, manicures, maquiadores, delivery de marmita, encomendas de doces e bolos, buffets, todas esses tipos de negócios são apenas exemplos de nichos de mercado que podem se beneficiar com uma atuação nos canais digitais disponíveis, como Google, Facebook, Instagram e muito mais. 

Por que o marketing digital é importante para pequenas empresas

O grupo de clientes em potencial que podem ser encontrados online é um grupo muito maior de pessoas do que você pode atrair com ações físicas e offline.

Usando o marketing digital, você pode alcançar um público enorme de uma maneira que seja econômica e mensurável.

Outros benefícios do marketing digital para pequenas empresas incluem:

  • capacidade de interagir com seus clientes em potencial e aprender exatamente o que eles estão procurando;
  • possibilidade de segmentar o mercado de maneira a falar exatamente com quem você deseja, otimizando seus investimentos de uma maneira nunca antes conhecida;
  • capacidade de alcançar um mercado local ou global, de acordo com a sua estratégia;
  • você pode economizar dinheiro e alcançar mais clientes por menos dinheiro do que os métodos tradicionais de marketing.
  • é possível conhecer o seu público e permitir que ele o conheça, o que pode ajudar a criar fidelidade à marca;
  • você pode acompanhar as respostas aos seus esforços de marketing imediatamente. 

Se, pelo menos um dos benefícios acima – senão todos eles – te interessaram, você não tem mais saída. É hora de investir em marketing digital e correr atrás do tempo que perdeu sem uma estratégia online. 

6 estratégias de marketing digital para pequenas empresas 

1. Marketing de busca local

Nada rivaliza com uma estratégia sólida de marketing de busca local para pequenas empresas.

O marketing de pesquisa local consiste em reivindicar e otimizar as listagens online de sua empresa (suas páginas de site, blog, landing pages, …) para que você apareça em melhores posições de uma pesquisas locais relevantes, como “loja de tênis em campinas”.

O objetivo com uma estratégia de SEO local é fazer com que o público que está buscando por um serviço ou produto, dentro de ferramentas de pesquisa online como o Google, possa encontrar a sua empresa como solução, já nas primeiras posições de resultados. 

Você pode fazer essa reivindicação por meio da plataforma Google Meu Negócio, onde você cadastra sua empresa e as informações relevantes sobre ela, para que o Google saiba que você existe e possa indicá-lo a usuários (que também são potenciais clientes). 

A importância disso? 

Vamos pensar no seu comportamento. Quando você vai fazer uma compra, seja de um tênis ou de um software para a sua empresa, qual é a primeira coisa que você faz

Pesquisa, correto? 

Mas, onde?

No Google!

Voilá! 

Assim como você, mais de 100 bilhões de pessoas fazem pesquisas mensalmente no Google (fonte: Mashable) e 46% de todas as pesquisas do Google são locais, construir uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas que contemple a plataforma é imperativo!

Vamos imaginar que você venda marmitas em Vitória, Espírito Santo. Ao criar uma conta no Google Meu Negócio, você começa a existir oficialmente e pode estar entre as empresas em destaque (como na imagem abaixo), sem precisar pagar NADA à plataforma. 

Há mais coisa dentro da ideia de pesquisa local, mas quando isso é feito corretamente, ela coloca sua empresa no mapa para que os consumidores locais encontrem você quando precisarem de seus produtos ou serviços.

Para saber mais sobre isso, indicamos um tutorial exclusivo que apresenta detalhes dessa estratégia de marketing digital para pequenas empresas; SEO local: um guia simples (e completo) + dicas pro”. 

2. Otimize seu site para humanos e mecanismos de busca.

O seu site ainda parece estar em 1997?

Hora de consertar isso. É 2019 e os consumidores são impacientes. Queremos resultados instantâneos. Temos períodos curtos de atenção, por isso, se seu site não for atrativo, demorar para carregar ou confundir o usuário, sairemos para visitar sua concorrência.

Ao otimizar seu site para que ele contribua com suas ações de marketing digital para pequenas empresas, é importante que considere alguns fatores como:

  • verifique se o seu site é carregado rapidamente. Você pode fazer isso usando o Google PageSpeed Insights, outra funcionalidade gratuita e super simples de usar;
  • certifique-se de que seu site seja fácil de navegar. Não se esqueça de adicionar calls-to-action claros que informam ao cliente o que devem fazer. Por exemplo, você pode colocar um botão no cabeçalho da sua página principal que diz “Agendar Reunião”; “Fazer Encomenda”, ou algo como isso;
  • a otimização para dispositivos móveis é extremamente importante também. O Google penaliza o site que não estiver otimizado para celular, portanto, certifique-se de que o seu não tem esse problema. Além disso, um site que não funciona corretamente no celular pode fazer você perder vendas ou leads. 

Aqui você, provavelmente, vai precisar da ajuda de um especialista em desenvolvimento e programação de sites. Existem profissionais de variados preços e especialidades, então não deixe de fazer orçamentos e colocar em seu planejamento financeiro um upgrade em seu site.

3. Peça endereços de email e número de telefone

No momento em que estiver em contato com um cliente peça seu e-mail e telefone celular. Explique porque está pedindo aquele contato, ofereça uma vantagem (como informações de ofertas especiais) e cumpra com o combinado. 

Como assim, “cumprir com o combinado”?

Seu cliente passou o contato confiando que você não encheria a caixa de e-mail com informações irrelevantes e muito menos usaria o contato telefônico para mensagens sem conteúdo valioso. 

Cumprir com o combinado em uma ação de e-mail dentro do marketing digital para pequenas empresas, é contactar o cliente apenas em situações realmente importantes e com conteúdo relevante:

  • lançamento de novos produtos;
  • mensagens de aniversário;
  • nova linha de produtos ou serviços;
  • lembranças de renovação do estoque do cliente e mais. 

O último exemplo é uma ótima forma de se relacionar com o cliente e ajudá-lo. Vamos voltar ao exemplo da venda de marmitas. Se você vende o produto congelado, é provável que alguns clientes façam compra para a semana ou quinzena, criando um “estoque” de seu produto. Você pode lembrar, ao final de semana que ele pode estar ficando sem suas delícias na geladeira e se oferecer para reabastecer. 

No caso das marmitas você também pode usar o e-mail marketing e o SMS marketing, bem como o WhatsApp, para informar sobre: 

  • cardápios novos, 
  • combos;
  • promoções como “compre 10 marmitas e ganhe 1”, e mais. 

Você também pode usar os e-mails para pedir avaliações, depoimentos e feedbacks de clientes. 

Voltando ao SEO local, as avaliações on-line podem ajudar você a aparecer em resultados de pesquisas locais. Comece a coletar esses e-mails e dê à sua empresa o impulso necessário para se destacar da concorrência com as táticas de marketing digital para pequenas empresas. 

4. Construa uma estratégia em redes sociais

Você não pode mais evitar a mídia social!

Todo mundo usa e, no mínimo, sua pequena empresa deve ter uma página do Facebook e Instagram, que você mantenha atualizada com informações e horários de negócios. 

Você também deve postar regularmente (pelo menos duas vezes por semana) para manter seu negócio atualizado na mente dos consumidores.

Mas, você também deve considerar outras entre as redes sociais mais usadas no Brasil, como Twitter, LinkedIn e Pinterest, dependendo do seu setor e cliente típico.

Certifique-se de personalizar suas mensagens de mídia social para cada plataforma social, pois os consumidores, especialmente a Geração Z, desejam ver mensagens personalizadas para a plataforma de mídia social que estão usando.

O marketing digital para pequenas empresas praticamente não existe sem ações em mídias sociais. Veja como criar uma estratégia de mídia social e determinar quais redes sociais darão à sua pequena empresa o maior retorno para seu investimento em marketing de mídia social, no artigo; “Como utilizar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing”. 

5. Tente anúncios patrocinados

Pronto para colocar sua pequena empresa na frente de mais clientes? Anúncios nas redes sociais são boas opções para fazer anúncios pagos, com baixos valores e alto retorno sobre investimento.

O Facebook, por exemplo, tem muitos tipos de anúncios que podem ser usados ​​para ajudar sua empresa a:

  • criar mais reconhecimento local;
  • direcionar usuários para páginas de destino segmentadas;
  • obter mais seguidores.

Independentemente do seu objetivo, provavelmente existe um tipo de anúncio do Facebook que funcionará para você.

Tenha cuidado, no entanto. É importante que antes de sair investindo qualquer valor sem nenhuma estratégia, você sabia como fazer isso. Te ajudamos em; Como anunciar no Facebook e obter grandes resultados”. 

E caso você queira ver um vídeo, recomendamos esse vídeo do canal Santo Marketing que explica o que é Facebook ADS:

6. Encontre influenciadores locais em seu nicho

Um influenciador digital popular pode trazer milhares de clientes em potencial para o seu site e página de mídia social com um único post.

Não vá atrás de grandes influenciadores, nas ações de marketing digital para pequenas empresas você deve se concentrar em conseguir pequenos micro-influenciadores em sua área. Criar parcerias com influenciadores relacionados ao seu nicho vai ser extremamente útil e pode ser alcançado com uma margem de custo relativamente baixa.

Marketing é consistência 

Não se esqueça de que seus esforços de marketing digital precisam ser consistentes. Mesmo que consiga alcançar uma boa classificação ou um número decente de seguidores, você não a manterá se deixar de criar conteúdo e interagir com seu público.

Se você está procurando uma solução de marketing digital para pequenas empresas, que ajude você a criar e manter a relação com seus clientes, bem como desenvolver uma estratégia de captação, nutrição e conversão de leads, você precisa conhecer mais sobre Inbound Marketing, para isso acesse;Inbound Marketing, o que é isso afinal? Um guia irrevogável”.

 
Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing que descomplica sua estratégia digital. Nutrição de leads, automação de e-mails e SMS, landing pages e outras ferramentas completas para atrair leads, criar relacionamentos e gerar vendas.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy