A análise de dados e a integração de mídias são tendências que devem se consolidar na assessoria de imprensa digital em 2025, conforme aponta levantamento do Observatório da Comunicação Constitucional. A mensuração de informações tem se destacado na construção de estratégias de comunicação, permitindo que decisões sejam tomadas com maior embasamento e precisão.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) explica que, ao extrair e armazenar dados, é possível correlacionar as informações e estruturá-las conforme as demandas e metas da empresa, favorecendo seu crescimento.
Segundo pesquisa realizada pelo Capgemini Research Institute, divulgada pelo Sebrae, empresas que se orientam por dados tendem a alcançar um aumento de 70% na receita por funcionário e 22% a mais de lucratividade.
A jornalista responsável pelo setor de RP Digital da Experta, Nathani Paiva, explica que a análise de dados e a integração de mídias têm permitido que uma assessoria seja mais estratégica, mensurável e eficiente. A possibilidade de uma segmentação assertiva, baseada na identificação dos veículos e influenciadores mais relevantes para cada público, aliada ao monitoramento de menções, tráfego e backlinks para avaliar o retorno das ações, está entre os principais benefícios dessa abordagem.
Outro ponto destacado pela especialista é a adaptação de estratégias em tempo real. “Com base na análise constante de desempenho, é possível adaptar rapidamente estratégias que não estão dando certo e, assim, qualificar os resultados da campanha”, acrescenta.
A adaptação a novos canais e formatos também ganha força em 2025, refletindo as mudanças no consumo de conteúdo e a ampliação da presença das marcas no ambiente virtual. Segundo a pesquisa do Observatório da Comunicação Constitucional, essa convergência entre as mídias tradicionais e digitais exige uma abordagem integrada.
A recomendação é que os profissionais da área ampliem suas abordagens para além do envio de lançamentos a veículos tradicionais, incorporando a análise de dados e a integração de mídias para otimizar a comunicação. Integrar plataformas digitais e redes sociais permite atingir públicos segmentados com maiores soluções. Além disso, investir em veículos de nicho e regionais pode potencializar os resultados, tornando a comunicação mais direcionada e estratégica.
SEO e assessoria de imprensa: estratégias ainda mais alinhadas
A integração entre assessoria digital e SEO também tem se tornado mais forte, trazendo novas possibilidades para o posicionamento online das marcas. A otimização de conteúdos para os mecanismos de busca, por meio do uso estratégico de palavras-chave e da construção de backlinks em veículos relevantes, é um dos caminhos para ampliar a visibilidade das empresas na internet, conforme indica Nathani.
“Os materiais que produzimos para a imprensa, como releases e artigos, devem ser otimizados com termos buscados pelo público-alvo, e a análise de dados e a integração de mídias desempenham um papel fundamental nesse processo. Essas estratégias ajudam a melhorar a autoridade do site ou página do cliente no Google, ampliando o alcance e a relevância do conteúdo. Esse é um grande diferencial da assessoria de imprensa digital”, destaca.
Além disso, o monitoramento de tráfego e conversão, com ferramentas como Google Analytics e Search Console, ajuda a avaliar o impacto das publicações e aprimorar futuras estratégias.
Inteligência artificial e assessoria para influenciadores também são tendências
Outra tendência apontada pelo Observatório da Comunicação Constitucional é o uso da inteligência artificial (IA) pela assessoria de imprensa. Ferramentas de IA vêm sendo utilizadas para identificar tendências, analisar grandes volumes de dados e sugerir pautas com maior potencial de engajamento.
Para Nathani Paiva, essa tecnologia pode ser uma aliada no trabalho de assessoria de imprensa, desde que utilizada de forma estratégica. Segundo ela, a análise de dados e a integração de mídias são fundamentais nesse processo, permitindo uma comunicação mais eficiente e direcionada. No entanto, há um debate sobre a necessidade de equilibrar a automação com a abordagem humana, garantindo que a comunicação preserve suas características e mantenha uma conexão genuína com o público.
Também tem ganhado espaço no setor a assessoria para influenciadores. “Antes focada exclusivamente em marcas e empresas, agora a assessoria tem se expandido para atender criadores de conteúdo que buscam fortalecer sua presença na mídia”, pontua.
Além disso, Nathani destaca que a assessoria de imprensa digital precisa acompanhar a crescente presença do público nas redes sociais, ajustando suas estratégias para esses canais, o que pode ser feito através da aproximação com jornalistas e influenciadores, monitorando e interagindo estrategicamente com esses profissionais no LinkedIn, Twitter e Instagram.
É importante adaptar os press releases para esses ambientes, tornando-os mais visuais e dinâmicos, o que facilita seu compartilhamento e engajamento nas redes sociais. Além disso, uma análise de dados e a integração de mídias sociais para ampliar o impacto dessas estratégias. Também é indicado usar ferramentas de monitoramento como o Google Alerta e o Talkwalker, identificando oportunidades e crises antes que tenham grandes proporções.
Este conteúdo foi produzido pela equipe da Experta Media, agência especializada em produção de conteúdo e estratégias digitais. Com foco em engajamento e relevância, a Experta Media ajuda marcas a se conectarem com seu público por meio de textos e campanhas personalizadas.
- O que é e-learning nas empresas? + Dicas para implementar - 1 de abril de 2025
- Como estruturar um ebook high ticket? Veja dicas e vantagens - 26 de março de 2025
- Como criar um ebook no ChatGPT? Passo a passo completo - 25 de março de 2025