EAD

Educação EAD: saiba como isso influencia na tecnologia da nova geração

O mercado da educação é essencial para formar novos profissionais e com o avanço das tecnologias, novas modalidades de ensino têm surgido, dentre elas, a EAD

Essa modalidade de Ensino à Distância (EAD) e como o próprio nome já diz, não implica na presença física do aluno ou do professor para ocorrer.

Com o avanço da internet e das redes de computação, essa realidade vem se tornando cada vez mais comum nas faculdades e escolas. Com a pandemia, que exigiu o isolamento social, as aulas EAD foram alternativa para muitos alunos. 

No entanto, é preciso considerar que apesar dos benefícios desse modelo, muitas pessoas ainda não dispõe de uma internet de qualidade, assim como de dispositivos móveis para estudar.

Neste artigo, discutiremos sobre a educação à distância e sua influência dentro dessa nova geração. Acompanhe a seguir!

Mais à fundo no EAD: benefícios

Com o avanço da tecnologia, Wi-fi e até mesmo, de uma rede em 5G, muito tem se discutido sobre a educação à distância no Brasil. Essa é uma modalidade de ensino na qual os professores e alunos ficam separados. 

Atualmente, diversas universidades e instituições de cursos profissionalizantes oferecem alguns cursos nessa modalidade. 

Por um lado, o ensino à distância parece ser bastante proveitoso, já que agrega benefícios, como:

  • A comodidade de realizar atividades em casa;
  • Possibilidade de economizar tempo;
  • Economia de dinheiro, já que os cursos são mais baratos;
  • Possibilidade das universidades atraírem mais alunos;
  • Interação entre alunos de diferentes áreas.

Por meio do ensino à distância, a pessoa consegue escolher onde estudar e que horas isso deve ser feito. 

Isso acontece porque os assuntos ficam disponíveis 24 horas por dia, ou seja, tanto faz a hora que a pessoa for acessar. Isso traz mais facilidade no estudo e até mesmo, mais inclusão. 

A pessoa também consegue economizar tempo, sobretudo quando o assunto é uma grande capital. O deslocamento até a universidade demanda tempo e dinheiro, por isso, estudar de casa já pode representar uma economia de tempo e de dinheiro. 

A universidade ou a empresa que realiza os cursos profissionalizantes também possuem como vantagem a possibilidade de divulgar essa ação em estratégias do marketing digital. 

Ou seja, por meio de redes sociais e do site, sua empresa pode crescer se oferecer atividades vinculadas ao ensino EAD. Dessa forma, você consegue atrair mais alunos, além de incluir pessoas de diferentes locais.

Falando sobre isso, também existe uma ótima interação entre pessoas de diferentes cidades e estados, já que o ensino ocorre à distância. Assim, alunos e professores de diferentes locais podem se conhecer. 

Desafios no Brasil 

Assim como muitas áreas da educação no Brasil, precisamos destacar quais são os desafios do EAD. Isso foi sentido de forma presente no período de pandemia e trouxe algumas discussões para o momento atual. 

Primeiro, a questão de quantas pessoas conseguem acessar a internet no Brasil, com qualidade. Se não há igualdade de distribuição, como pensar em um ensino de qualidade à distância, sobretudo, nos anos iniciais de ensino? 

Sem dúvidas, muitas crianças foram afetadas com a pandemia. Por isso, é importante que a sociedade comece a discutir sobre políticas públicas que possam aumentar a conectividade nas escolas, até mesmo, como o uso de ferramentas tecnológicas. 

Existem outros desafios que a educação remota também traz, como é o caso de uma adaptação da escola e do professor na forma como as avaliações serão feitas. 

Se antes existia o modelo tradicional de aplicação de provas em papel, no ensino remoto, isso precisou sofrer algumas alterações. 

Outro ponto é conseguir captar a atenção dos clientes, já que existem algumas pesquisas que apontam que no ambiente remoto pode ocorrer uma desconcentração maior por parte do aluno. 

Por isso, as formas de aprendizado podem ficar comprometidas quando existem certas distrações e a necessidade de manter a atenção ficou ainda mais forte. 

Com isso, os educadores possuem o desafio de tentar se adaptar a essa modalidade, oferecendo um conteúdo que seja inovador e que ao mesmo tempo sirva para motivar o aluno a continuar na aula e estudando. 

Com isso, podemos concluir que o ensino remoto no Brasil tem muitas vantagens, mas também desafios que precisam ser levados em conta, já que o país é extenso e apresenta diversas desigualdades sociais. 
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy