Imagine que você tenha um curso on-line e queira divulgá-lo para atrair alunos. Publicar nas redes sociais ajuda na comunicação, desde que acompanhe a origem do tráfego com ferramentas de rastreamento. Para isso, é fundamental entender o que são e como usar os parâmtros UTM.
Com o recurso, você entende a jornada percorrida pelo público até as postagens para analisar o desempenho de suas estratégias. Também identifica quais anúncios ou links no Facebook geram mais cliques do público e convertem em clientes.
Além disso, com o monitoramento das redes sociais e demais canais, é viável fazer testes A/B para verificar se a comunicação adotada em uma campanha precisa ou não mudar para atingir o público de interesse.
Portanto, para ter sucesso nos seus lançamentos digitais, explicamos o que são e como usar os parâmetros de UTM, bem como o que é possível rastrear com o recurso e como criar parâmetros no Google Analytics 4 (GA4).
Boa leitura!
O que são parâmetros de UTM?
Os parâmetros de UTM (Urchin Tracking Module ou Módulo de Rastreamento Urchin) são códigos de texto ligados a uma URL, e servem para rastrear a origem do tráfego de campanhas de marketing digital. Ou seja, funcionam como extensões inseridas no endereço de um site para identificar a fonte dos cliques.
Com a ferramenta de rastreamento, sempre que um lead clica em um link com o parâmetro UTM, você identifica alguns pontos relevantes: onde a URL foi publicada, quando o usuário acessou o endereço e qual é o conteúdo e campanha veiculados.
Com as informações, compreende melhor o comportamento de determinado público diante dos canais de comunicação usados para divulgar seus cursos.
Vale destacar que usar uma URL rastreável com parâmetros UTM permite analisar os resultados de qualquer campanha de marketing digital de forma mais eficiente. Afinal, com dados estratégicos em mãos, você toma decisões mais assertivas e aprimora sua comunicação.
O que rastrear por parâmetros UTM?
Utilizar códigos UTM possibilita rastrear os conteúdos de alguns canais para divulgar cursos on-line.
Ou seja, com um link personalizado, você tem uma visão ampla do retorno das campanhas. Assim, fica mais fácil gerenciá-las e identificar se deve alterar alguma estratégia e investir em outra ação específica.
Confira os principais canais rastreáveis com parâmetros UTM!
E-mail Marketing
Ao criar um e-mail marketing, você adiciona um link com um parâmetro UTM no final da URL de destino.
Com a tag de rastreamento, você acompanha o desempenho dos e-mails que enviou para sua base e sabe quantos cliques e conversões cada um gerou.
Um bom exemplo de monitoramento é identificar quantas pessoas clicaram na parte superior ou inferior dos e-mails. De acordo com o resultado, você aprimora os próximos conteúdos.
Vale destacar que os links parametrizados geralmente são longos, justamente por serem uma extensão da URL.
Redes Sociais
As redes sociais são excelentes para usar links com parâmetros UTM.
Com as tags, você confere quais conteúdos atingem mais pessoas e engajam melhor em cada canal social usado nas campanhas.
Anúncios
Os anúncios de links patrocinados e banners no Google e nos sites também aceitam os links com parâmetros UTM.
Ao monitorá-los, você identifica qual anúncio merece mais investimento financeiro para atingir mais pessoas e obter melhores resultados.
Como usar os parâmetros de UTM?
Para saber como usar os parâmetros de UTM, é importante conhecer os tipos e suas características. Só assim, consegue aplicar os códigos nas URLs corretamente.
Vale mencionar que, para analisar todas as atividades dos links rastreáveis, é necessário usar o painel do GA4 (Google Analytics). Vamos falar sobre a ferramenta mais adiante.
Confira os principais códigos UTM e saiba como usá-los na prática!
Origem da Campanha (utm _source)
Com esse parâmetro, você identifica a origem do tráfego, ou seja, por qual plataforma as pessoas acessaram o link da sua campanha: Google, e-mail marketing, CPC (mídia paga), redes sociais, ou outros meios.
No exemplo abaixo, a fonte do tráfego vem da rede social. Veja!
https://nomedosite.com/?utm_source=facebookr&utm_medium=social&utm_content=direct-ongoing&utm_campaign=blog&utm_term=word
Nesse caso, o utm_source (canal) é o “Facebook”.
Mídia da campanha (utm_medium)
Esse UTM mostra por qual mídia de marketing o público chega até você. Exemplos: postagem, banner, anúncios de display, e-book, campanha de e-mail ou tráfego orgânico.
Ao aplicar o código de rastreamento, seu link fica assim:
https://nomedosite.com/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_content=direct-ongoing&utm_campaign=blog&utm_term=word
Como pode ver, a origem do tráfego é “social” (redes sociais).
Nome da campanha (utm_campaign)
Essa métrica identifica uma campanha específica. Ou seja, o utm_campaign é o item do link rastreável que reúne diferentes fontes, meios e conteúdos, como materiais ricos, promoção de produtos, ações de marketing (Dia das mães).
Veja um modelo de link!
https://nomedosite.com/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_content=direct-ongoing&utm_campaign=blogpost&utm_term=word
Nesse exemplo, o “blogspot” é o utm_campaign, e o tráfego vem por meio de conteúdo de blog.
Conteúdo da campanha (utm_content)
O utm_content indica os conteúdos relacionados aos links, especialmente quando são mensagens similares, porém destinadas a públicos distintos. Esse parâmetro UTM serve para testes A/B ou anúncios com diferentes formatos.
No caso dos testes A/B, o “content” mostra a versão do conteúdo que performa melhor na campanha. Já nos anúncios, o parâmetro diferencia o formato usado, como um banner ou vídeo.
A seguir, confira um exemplo de link com utm_content!
https://nomedosite.com/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_content=direct-ongoing&utm_campaign=blog&utm_term=word
Aqui, o código se refere à “direct-ongoing”.
Termo de campanha (utm-term)
Esse parâmetro UTM rastreia as palavras-chave usadas em campanhas pagas do Google Adwords.
Você deve usar o utm-term para diferenciar as palavras-chave nos anúncios pagos de pesquisa. Dessa forma, fica mais fácil reconhecer com qual termo a mensagem foi exibida e converteu o lead.
Na prática, o código aparece assim:
https://nomedosite.com/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_content=direct-ongoing&utm_campaign=blog&utm_term=word
Como pode ver, a palavra-chave é “word”.
Leia também: Como vender cursos EAD usando o Google AdWords?
Como criar os parâmetros UTM no GA4?
Agora que já sabe o que são e como usar os parâmetros de UTM, é fundamental entender como criar esses códigos de rastreamento no GA4.
Assim como as versões anteriores, o Google Analytics 4 ajuda a rastrear a origem, o meio e a campanha que direcionou um lead para uma rede social ou site.
Existem duas possibilidades para criar os parâmetros UTM no GA4: configuração manual ou por meio da ferramenta automática da plataforma. Veja!
Configuração manual
Primeiro, defina as informações que deseja monitorar na sua campanha.
Em seguida, insira os parâmetros UTM que determinou no link original, usando um ponto de interrogação (?) para separar cada código, e um símbolo de ampersand (&) para desassociar dos UTMs adicionais.
Você pode adicionar parâmetros a um URL em qualquer ordem.
Após configurar o link, sua URL fica assim:
exemplo.com/pagina-de-destino?utm_source=google&utm_medium=anuncio&utm_campaign=natal
Nesse exemplo, temos os seguintes dados: Google (source), anúncio (mídia) e Natal (campaign).
Construtor de URL de Campanha
Essa é uma ferramenta gratuita que o Google disponibiliza para os usuários que desejam criar os parâmetros UTM no GA4. É uma opção prática de usar, especialmente para quem precisa economizar tempo!
Para iniciar o processo de criação de URLs rastreáveis, basta acessar o construtor de URL de campanha e seguir os passos da ferramenta para preencher os campos automaticamente. É intuitivo!
Dica: Ao usar os parâmetros UTM, mantenha um padrão de código para facilitar o monitoramento da sua campanha. Exemplo: caso use “Facebook” no campo source de uma URL, evite utilizar “fb” em outra.
Como mostramos, saber o que são e como usar parâmetros de UTM ajuda a desenvolver campanhas de marketing estratégicas para divulgar o lançamento de cursos on-line
Afinal, entender o comportamento e o caminho percorrido pelos leads até seus conteúdos, em diferentes canais, é imprescindível para convertê-los em clientes.
Vai divulgar seu curso com estratégias de UTM, mas ainda não sabe em que plataforma hospedá-lo? Que tal contar com o suporte de uma ferramenta segura e descomplicada, como a EAD Plataforma?
Ajudamos infoprodutores de qualquer segmento de atuação a criar e vender seus próprios cursos digitais de forma simplificada. Acesse o nosso site e conheça todas as nossas soluções!
- Como escalar a venda de infoprodutos sem perder a qualidade? - 22 de novembro de 2024
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024