Se você está lendo esse artigo, certamente já se perguntou “Será que marketing digital realmente funciona?” Afinal, com tantas informações sobre o tema, cursos disponíveis na internet e depoimentos de pessoas dizendo terem enriquecido sem sair de casa, é difícil acreditar que seja verdade. É aquela velha história, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, certo?
Até o final deste artigo, você poderá tirar suas próprias conclusões. E, acredite, elas serão positivas! 🙂
Vamos começar pelo começo: o que é marketing digital?
Marketing digital é a denominação dada a um conjunto de práticas e técnicas que visam realizar negócios através da internet. Dentre elas, estão:
- estudo e pesquisa de mercado;
- análise de dados de compra e comportamento dos usuários;
- tráfego pago (investimento feito no Google ou em redes sociais, por exemplo, para anunciar produtos e serviços);
- técnicas de SEO (search engine optimization), para melhorar o tráfego orgânico;
- CRM (customer relationship management), para aquecer seus leads, transformando contatos em compradores;
- e-mail marketing;
- gestão de redes sociais;
- entre outros.
Ou seja, o marketing digital realmente funciona porque é uma estratégia completa, que vai de ponta a ponta e ajuda o cliente a tomar uma decisão de compra.
Quais as principais vantagens de se trabalhar com marketing digital?
Elas são muitas! Vamos destacar a escalabilidade (a chance de vender para muitas pessoas de lugares diferentes, de uma só vez), a alta margem de lucro (produtos digitais têm custo de manutenção muito baixo), a oportunidade de ter seu próprio negócio e afins.
Além disso, vale lembrar que:
- você não precisa de uma equipe para colocar um negócio em funcionamento;
- a estrutura da sua empresa pode ser tão simples quanto um computador, um bom celular e uma conexão de internet banda larga;
- não é necessário criar um produto, muito menos lidar com logística – se preferir, você pode lucrar vendendo produtos ou serviços que já existem no mercado;
- liberdade para trabalhar de onde quiser, na hora em que quiser!
Isto é, as vantagens existem e são tentadoras. Pensando nisso, quer saber por onde começar? Reserve alguns minutos para ver esse vídeo:
Trabalhar com marketing digital é seguro?
Com certeza! Do ponto de vista da segurança digital em si, é preciso estudar bastante para escolher bons negócios e aproveitar as melhores oportunidades, mas apenas isso. Lembre-se de pesquisar muito e sempre ler os termos e contratos antes de assiná-los.
Agora, se estamos falando de segurança financeira, a resposta é “depende”. Qual é o seu perfil profissional? Empreender no digital pode te trazer altos ganhos, mas a estabilidade do seu faturamento vai depender de fatores como:
- sazonalidade;
- concorrência;
- tendências (aquelas que, depois de um tempo, perdem o interesse do público);
- sua disposição e energia.
Então, para garantir que trabalhar com marketing digital será seguro, entenda bem o mercado em que vai atuar. Pesquise concorrentes, fale com quem já está no ramo, descubra quais os melhores e piores momentos do ano para as vendas, busque inspiração e conhecimento. Se você tem aquele espírito empreendedor, com certeza fará muito sucesso.
Mas não pense que o marketing digital não é para a sua vida: ainda que seu perfil seja mais conservador, pode-se começar na área como uma atividade extra. Assim, você terá a oportunidade de compor sua renda investindo apenas um pouco do seu tempo, enquanto avalia se essa é a vida que deseja ter.
Gostou? Veja como aprender marketing digital com esse artigo – são 5 dicas que incluem soluções pagas e gratuitas.
Marketing digital é golpe?
Infelizmente, pessoas mal intencionadas existem, são muitas e estão em todos os lugares. Em outras palavras, é possível que alguém que você conhece já tenha tido problemas e agora acredita que marketing digital é golpe.
Por mais que a internet seja um terreno fértil para arapucas digitais, é muito simples conferir a idoneidade de uma empresa. Pega essas dicas:
- nunca compre de sites que não tenham certificado digital (aparece como um cadeado 🔒 na url, na parte superior esquerda do seu navegador);
- não acredite em ofertas de investimentos que sejam simultaneamente seguras e altamente rentáveis em tempo recorde;
- antes de comprar um produto ou serviço, sempre leia as recomendações feitas por outros usuários, e tente identificar se o texto parece real (ou escrito por um computador, por exemplo).
Em suma, antes de investir em um novo negócio ou profissão, pesquise bem, dê atenção aos detalhes e faça do bom-senso seu aliado.
5 tipos de negócios digitais
Há um verdadeiro leque de opções para quem deseja começar a trabalhar com marketing digital.
1. Transforme seu conhecimento em dinheiro
Esse é o meu favorito! 🙂
Você gosta de fazer bolos? Sabe costurar? Ensina idiomas e tem um método comprovado? Estuda algum tema há muitos anos e acumulou conhecimento suficiente para dar cursos e palestras?
Aqui na EAD Plataforma, nós vamos te ajudar a transformar seu interesse ou hobby em um negócio lucrativo. Marketing digital realmente funciona quando é feito por quem entende, então, pode contar com nossa experiência. Aqui, você poderá criar seus próprios cursos online, sem se preocupar com burocracia, pagamentos e afins.
Agende uma demonstração gratuita e veja tudo o que podemos fazer por você.
2. Dropshipping
Consiste em criar um site oferecendo produtos importados, mas com um prazo de entrega um pouco maior. A ideia consiste em ter uma loja sem estoque – quando o cliente faz uma compra, você contata o fornecedor, faz o pagamento, e ele mesmo encaminha o produto.
Os parceiros mais comuns para esse tipo de negócio no Brasil são AliExpress e Shopee. Quer saber mais? Veja o vídeo a seguir.
Gestão de tráfego
Essa é a função do profissional que entende de internet, ferramentas de marketing e pesquisa. Para compreender melhor a dinâmica, pense no seguinte: o que torna um site importante para um negócio? Pessoas acessando, entrando em contato com a marca e, talvez, comprando produtos online.
Logo, o gestor de tráfego entende de diversas frentes – tal qual Google Ads, social ads, SEO, marketing de redes – e direciona o interesse dos usuários da internet para seus clientes.
4. Gestão de redes sociais
Você pode, sim, vender seus serviços para pequenas e médias empresas que precisam mergulhar no mundo digital e dos influencers. O importante aqui é, além de criatividade, gostar muito de redes sociais, a ponto de ser um trabalho verdadeiramente divertido. Essa leveza será percebida por quem é impactado pelo conteúdo que você vai gerar.
5. Mercado de afiliados
Sabia que você pode ganhar dinheiro indicando cursos que já fez? Funciona quase como uma revenda.
E várias gigantes varejistas, como a Magalu e a Amazon, oferecem opções para você criar gratuitamente uma loja virtual, com uma seleção dos produtos que você conhece, gosta e, portanto, saberá divulgar. No caso, você pode indicar o link de sua loja e receber comissões por cada venda feita por meio dele.
Gostou das sugestões até aqui? Então confira também as dicas no vídeo abaixo:
Saiba diferenciar marketing digital x pirâmide
Afinal, marketing digital é pirâmide financeira? Não, não é!
Há, sim, algumas empresas que recrutam pessoas pela internet com promessas de negócios e empreendedorismo que levam ao enriquecimento, desde que você também recrute outras pessoas. Isso pode ser enquadrado como pirâmide, infelizmente.
A dica para não cair nessa é: você não precisa usar os produtos que irá vender. Se, para entrar em um negócio, é necessário se tornar usuário assíduo da marca que irá representar, parta para outra oportunidade.
Primeiros passos no marketing digital
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as vantagens, os riscos e os tipos de negócios possíveis com o marketing digital, que tal começar a se aventurar?
Todos nós temos algo que pode ser compartilhado. E, certamente, sabemos algo que é interessante para alguém! Com a EAD Plataforma, você pode criar cursos incríveis, com o apoio de profissionais experientes e muita tecnologia. Clique aqui e conheça os nossos recursos.
- Metodologia spin selling: aprenda para vender mais e melhor - 14 de outubro de 2024
- Como aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? - 11 de outubro de 2024
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024