aperfeiçoamento profissional

A importância do aperfeiçoamento profissional dentro das empresas

O mercado de trabalho está mais competitivo do que nunca.

Agora, as empresas exigem muito mais do que um diploma. É preciso ter um conjunto amplo de habilidades e competências para tornar o seu talento atrativo para as organizações, independente do cargo em questão.

E mesmo que você já esteja empregado, a competitividade ainda pode te impactar no ambiente interno. Afinal, todos nós almejamos promoções e cargos superiores. E para isso, também é preciso se destacar.

Para ambos os cenários, um elemento é muito importante: o aperfeiçoamento profissional.

O aperfeiçoamento profissional consiste em aprofundar seus conhecimentos e lapidar suas habilidades e competências para se desenvolver e crescer em sua carreira.

Para te ajudar com isso, neste artigo você entenderá qual é a importância do aperfeiçoamento profissional dentro das empresas, como é possível melhorar suas habilidades e quais são os benefícios de se investir no aperfeiçoamento profissional. 

Continue a leitura!

O que é o aperfeiçoamento profissional?

O aperfeiçoamento profissional pode ser definido como uma série de práticas e investimentos que levam uma pessoa a aprimorar habilidades que contribuam para o seu crescimento na carreira.

Normalmente, as estratégias de aperfeiçoamento profissional aplicadas dentro das empresas são uma espécie de treinamento com uma carga horária reduzida, que focam em melhorar as competências que colaboradores já possuem em determinado cargo.

No entanto, o aperfeiçoamento profissional pode ser praticado com ou sem o apoio direto das organizações. E se você quiser, de fato, alavancar sua carreira, é preciso não depender de terceiros. 

Chegará um momento em que será necessário adquirir novos conhecimentos, ao invés de apenas melhorar aquilo que já é dominado.

Quanto mais conhecimento você tiver, maior será a gama de oportunidades para conquistar novos patamares em sua carreira. 

Qual a importância do aperfeiçoamento profissional dentro das empresas?

Com relação à organização, investir no aperfeiçoamento profissional dos colaboradores pode gerar resultados realmente significativos. 

Veja alguns benefícios atingidos ao realizar esse investimento:

Redução dos índices de rotatividade

O índice de rotatividade, também chamado de turnover, é o nome dado ao índice calculado a partir das entradas e saídas de funcionários dentro da empresa.

Quando o turnover é alto, esse índice expressa mais saídas, do que entradas de colaboradores, prejudicando a produtividade das equipes e a saúde financeira do negócio.

Muitas vezes, pode também prejudicar a reputação da empresa.

Ao investir no aperfeiçoamento profissional dos colaboradores, a organização passa a contribuir com o conhecimento de sua equipe.

Em reciprocidade, os funcionários sentem que devem retribuir os esforços em suas atividades.

Como efeito, o time se sente mais confiante e motivado, permanecendo na empresa e enxergando a possibilidade de se desenvolverem ainda mais, no mesmo local.

Aumento da produtividade

Outro benefício muito relevante do aperfeiçoamento profissional é o aumento da produtividade dos colaboradores.

Quando falamos sobre aperfeiçoamento profissional, nem sempre se trata de conhecimentos vinculados a um determinado departamento.

Um dos temas que podem ser abordados e muito proveitosos, são metodologias ou técnicas que promovam a produtividade dos funcionários.

Dessa forma, erros e retrabalhos serão reduzidos, e uma equipe passa a performar com mais eficiência.

Aumento da vantagem competitiva

O aperfeiçoamento profissional proporciona um trabalho de maior qualidade, e funcionários mais motivados e satisfeitos.

Como você viu, tudo isso gera eficiência, e portanto, aumento da vantagem competitiva também, uma vez que a empresa está qualificada e preparada para aplicar novas estratégias e atender melhor o mercado por meio de uma oferta superior e diferenciada.

Como praticar o aperfeiçoamento profissional dentro da empresa?

Se você é líder e está buscando promover o aperfeiçoamento profissional dentro da sua empresa ou do seu departamento, fique ligado nessas X dicas para aplicar em sua gestão e aprimorar as habilidades dos seus colaboradores!

1. Antes de tudo: faça uma avaliação de competências

Para direcionar os membros do seu time em direção ao aperfeiçoamento profissional, é preciso entender, exatamente, o que precisa ser aperfeiçoado.

Para isso, você pode fazer uma avaliação de competências que definirá o que sua empresa precisa, e o que o colaborador pode te oferecer.

Assim, será possível começar a trabalhar com os conteúdos e formatos certos que possam desenvolver o conhecimento necessário para que sua equipe atinja seus objetivos.

2. Aposte em cursos de várias categorias

Não foque apenas naquilo que é ligado ao operacional, como cursos para aprender a utilizar novas estratégias de vendas, metodologias ou ferramentas de gestão.

É interessante olhar para o aperfeiçoamento profissional por meio das soft skills, isto é, o conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano.

Independente de sua área de atuação, os profissionais devem exercitar sua inteligência emocional e escuta ativa, por exemplo. Com isso, não apenas os resultados, mas também as relações interpessoais são melhoradas.

Outras soft skills interessantes que podem ser abordadas durante o aperfeiçoamento profissional são: 

  • comunicação não-violenta;
  • liderança;
  • flexibilidade;
  • resiliência;
  • administração do tempo;
  • trabalho em equipe;
  • criatividade;
  • empatia;
  • ética no trabalho;
  • pensamento crítico.

3. Compartilhe conteúdos diferentes com os colaboradores

Atualmente, o acesso a conteúdos interessantes que possuem o propósito de agregar conhecimento à carreira dos indivíduos está mais democrático do que nunca.

Isso significa que podemos encontrar vídeos, eBooks, artigos, podcasts, webinars, palestras, newsletters de qualidade que geram insights muito relevantes.

Por isso, utilize-os a seu favor. Compartilhe esses conteúdos com seus colaboradores para que possam se inteirar sobre determinado assunto e elevar a qualidade das suas atividades e da sua relação com o trabalho.

4. Aplique treinamentos focados em aperfeiçoamento profissional

Você pode desenvolver esses treinamentos, ou também encontrar um parceiro que ministre esse curso.

A vantagem de aplicar um treinamento é que este é um processo mais imersivo e aprofundado.

Então, se você perceber que existe algo que deve ser aprimorado dentro da sua equipe em um contexto geral, aplicar um treinamento bem estruturado e rico pode otimizar isso.

À primeira vista, pode ser que a aplicação de treinamentos seja uma dor de cabeça. Mas, na verdade, isso pode ser viabilizado de uma maneira bem menos complicada do que parece: por meio de treinamentos online!

Os treinamentos online podem automatizar os aspectos burocráticos desse processo e ainda possuem muitas vantagens:

  • ferramenta simples de usar;
  • podem ser utilizados para motivar a equipe;
  • promove maior engajamento;
  • otimização do tempo;
  • economia de recursos.

Ficou claro como praticar o aperfeiçoamento profissional dos colaboradores dentro da empresa? Qual das dicas você começará a aplicar agora mesmo?

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy