soft-skills-hard-skills

Soft skills e hard skills: o que são?

O mundo está cada vez mais competitivo. Cada vez mais profissionais capacitados adentram no mercado, dispostos a trabalhar para, em suas áreas, mudarem o mundo e fazerem a diferença.

Tenho certeza que você é um destes e não quer ficar para trás. Mas será que você possui as Soft Skills e Hard Skills requeridas neste novo mercado de trabalho?

Ainda não sabe do que estou falando? Fica tranquilo que eu vou te explicar o que são e você aprenderá nos seguintes tópicos:

  • O que são Soft Skills e Hard Skills?;
  • Soft Skills – As habilidades não técnicas;
  • Hard Skills – As habilidades técnicas;
  • Como desenvolver Soft Skills e Hard Skills;
  • Comece da melhor maneira!.

O que são Soft Skills e Hard Skills?

As Soft Skills e Hard Skills são os termos, utilizados para separar as habilidades requeridas em um profissional pelo mercado, como sendo não técnicas ou técnicas, respectivamente.

Esses termos facilitam avaliar os colaboradores e candidatos de maneira mais efetiva.

E se você pensa que uma tem um valor superior a outra, é aí que você se engana. As habilidades não técnicas ganharam tanto valor nos últimos anos que hoje estão no mesmo patamar das habilidades técnicas, sendo um importante parâmetro de avaliação em uma entrevista e um grande diferencial no dia a dia de uma empresa.

Sendo assim, vamos nos aprofundar agora em cada uma.

Soft Skills – As habilidades não técnicas

Mesmo que não pareça, as Soft Skills são habilidades difíceis de se reconhecer ou mensurar. Isto porque, não é somente porque um candidato exibe em seu currículo um curso de oratória que ele é um grande orador, entrevistador ou apresentador. Assim como, alguém pode falar muito bem sem possuir nenhum curso de oratória.

Esta é uma habilidade que pode muito bem ser “maquiada” durante uma entrevista por exemplo, com um bom preparo, mas que só será realmente verificada no cotidiano de trabalho. E assim são a maioria das Soft Skills.

É para isso que servem as diversas etapas de um processo seletivo: entrevista, dinâmica de grupos, simulação e apresentação de cases, etc.

A partir deste contato mais aprofundado, a equipe de RH consegue ter parâmetros mais efetivos para tomar as decisões de contratação ou não dos candidatos a uma vaga, de acordo também com as necessidades daquela vaga.

Você sabe quais são as principais Soft Skills que são levadas em consideração em um processo seletivo e que são valiosas dentro de uma empresa?

Muitos acreditam que a principal habilidade não técnica é a criatividade. Porém, no Workshop “Mercado de Trabalho Pós Coronavírus”, Martha Gabriel questiona isso dizendo que, na verdade, a principal Soft Skill é o “Pensamento Crítico”.

Porém, além do pensamento crítico existem algumas outras muito importantes. Elas são:

Tais habilidades podem ser muito bem resumidas pela vontade trabalhar e fazer o negócio dar certo.

Afinal, quem tem boa vontade será proativo, criativo e resiliente, irá se articular e se comunicar de maneira a obter o que é necessário das pessoas que puderem o ajudar e buscará aprender a utilizar as ferramentas necessárias para a realização de qualquer projeto.

Hard Skills – As habilidades técnicas

Já as Hard Skills são habilidades que, por um grande período de tempo, foram a base para a avaliação de um profissional, afinal, elas são habilidades mais facilmente mensuráveis e aferíveis.

Isto porque, os profissionais com habilidades técnicas geralmente possui diplomas e certificados da realização de cursos onde as aprenderam, além de relatarem em seus currículos e nas entrevistas experiências nas áreas de atuação em questão.

Além disso, tais habilidades são, muito facilmente, verificáveis em caso de mentiras por parte de um candidato. Ou seja, no caso das habilidades técnicas não tem “enrolação”, ou sabe, ou não!

Obviamente, cada área de atuação vai exigir um tipo de Hard Skill. Sendo assim, é difícil elencar quais são as melhores para a sua carreira.

Porém, a partir de dados de empresas e usuários cadastrados em sua plataforma, o Linkedin anunciou as habilidades mais desejadas por empresas em 2020. Vamos entender quais são as principais habilidades técnicas que refletem as aptidões do profissional? Veja a seguir:

Como você deve ter percebido, cada Hard Skill citada se refere a uma competência diferente. Porém, todas têm algo em comum: são profissões que não existiam há 10 anos atrás.

O que isso quer dizer? Simplesmente que você não pode parar no tempo!

Os profissionais mais inovadores e adaptáveis as necessidades do mercado é que irão prevalecer e se sobressair.

Como desenvolver Soft Skills e Hard Skills

Uma vez entendido o que são as Soft Skills e Hard Skills e como elas são importantes e requisitadas pelas empresas, é preciso buscar desenvolvê-las. E é natural que você se pergunte: como?

Muitas das habilidades, principalmente técnicas, são aprendidas em cursos profissionalizantes e cursos de graduação.

Porém, seja por um contexto de inovações tecnológicas e digitalização, seja por uma nova realidade imposta por uma pandemia, ou ainda, seja por uma mistura dos dois, as plataformas de ensino a distância tem sido o meio mais procurado de capacitação, tanto por profissionais quanto por empresas.

O EAD traz a possibilidade do aprendizado em qualquer horário do dia, se adaptando as mais diversas rotinas, somado ao conforto e o alcance à lugares que antes eram inviáveis à chegada de conhecimento.

Além de tudo isso, possibilita que as pessoas continuem se aprimorando e capacitando com segurança mesmo durante cenários como uma quarentena.

Comece da melhor maneira!

Se você deseja se desenvolver e gostou da ideia das plataformas digitais, que tal se proporcionar a melhor experiência com um curso da Voitto?

Você vai aprender a se organizar e planejar o seu tempo fazendo uma boa gestão da sua rotina e fazendo uso da disciplina orientada a resultados! A maior escola de gestão e desenvolvimento humano do país traz para você o curso de Gestão do tempo e Produtividade Profissional!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy