e-learning nas empresas

O que é e-learning nas empresas? + Dicas para implementar

Os processos internos de uma organização são, por vezes, bastante complexos. Como se não bastasse essa característica, também podem se atualizar de maneira constante, o que aumenta a demanda por capacitação. Para suprir essa necessidade, o e-learning nas empresas oferece uma solução eficiente.

Para simplificar, e-learning significa eletronic learning ou aprendizado eletrônico, em português. Na prática, é uma maneira de disponibilizar cursos e treinamentos online para os usuários de uma plataforma pela internet. 

Dessa maneira, você torna a capacitação mais eficaz e ainda economiza, pois não precisa gastar com espaço ou deslocamento dos colaboradores. 

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura, pois nas próximas explicamos:

  • o que é e-learning nas empresas;
  • como funciona; 
  • a importância do e-learning nas empresas;
  • principais desafios da adoção e o passo a passo para implementar.

Está preparado?

O que é e-learning nas empresas? 

O e-learning nas empresas consiste em um método de aprendizado que utiliza a tecnologia para transmitir conhecimento à distância. Ou seja, funciona de maneira virtual e conta com recursos como videoaulas, disponíveis em canais especializados, o que o torna bastante útil para treinamentos corporativos.

Na prática, adotar o e-learning significa que o curso ou atualização fica disponível em uma plataforma de ensino à distância (EAD). 

Neste caso, os alunos acessam o conteúdo sempre que for conveniente. No sistema, eles assistem às aulas quantas vezes julgarem necessário e, após concluírem cada etapa de aprendizado, se submetem a um teste para verificar como aproveitaram o conteúdo. 

Outro diferencial importante do e-learning é que, assim como no Ensino à Distância, é possível disponibilizar diferentes formatos de conteúdos para facilitar a absorção do conhecimento por parte do aluno. Entre os principais, podemos citar:

Pode parecer que não, mas essa variedade faz muita diferença quando falamos sobre metodologias de ensino para empresas! 

Afinal, imagine só você, colaborador de uma organização, que trabalha por horas durante toda a semana e, ao final, precisa assistir a um treinamento maçante, no qual a empresa disponibiliza todo o conteúdo apenas em texto ou, pior, em um formato 100% presencial? 

Não é de se espantar que, nestes casos, a falta de atenção e engajamento dos alunos pode causar o baixo rendimento, concorda? Até porque é difícil se concentrar em uma aula monótona quando você está cansado. 

Por outro lado, ao usar conteúdos dinâmicos, fica mais fácil manter o foco e, assim, garantir o aproveitamento dos cursos online

Como funciona o e-learning na prática? 

O e-learning funciona por meio de uma plataforma de aprendizado online que armazena o material didático (o que inclui as aulas, materiais de apoio e avaliações) e o disponibiliza para as pessoas que têm acesso ao sistema (ou a sala de treinamento) da empresa. 

Para ficar mais claro como funciona o e-learning, vamos a uma comparação com um treinamento presencial. Vamos pensar, primeiro, nos recursos necessários para executar esse modelo de curso, que são: 

  • espaço físico adequado;
  • mesas e cadeiras; 
  • professores ou tutores; 
  • equipamentos eletrônicos, como projetor, notebook e TV;
  • quadro para anotações; 
  • datas e horários viáveis para todos os colaboradores;
  • planejamento de aulas e avaliações;
  • criação de certificados de conclusão. 

Parece bastante complexo (e caro), não é mesmo? Vamos ver, agora, o que é preciso para viabilizar um curso na modalidade e-learning: 

  • planejamento para criação e desenvolvimento do curso;
  • plataforma LMS (Learning Management System ou sistema de gestão do aprendizado) para hospedar o curso e oferecer todas as funcionalidades de uma sala de aula;
  • acesso para os colaboradores e gestores. 

Com esses três simples itens, sua empresa consegue disponibilizar um treinamento de alto nível para os funcionários e, dessa forma, economizar recursos e ganhar muito em praticidade! 

Em uma boa plataforma online, a condução do conteúdo acontece de forma fluida, o que permite que o aluno passe de um módulo a outro conforme finaliza cada etapa. 

Além disso, a avaliação acontece inteiramente online e o sistema faz a emissão do certificado de curso, que associa automaticamente o nome dos alunos aprovados ao layout pré-programado. 

Quais as principais tecnologias em e-learning?

A principal tecnologia em e-learning é a plataforma LMS, sigla para Learning Management System, ou sistema de gerenciamento de aprendizado, em português, que é o canal que armazena as aulas online.

Entretanto, essa não é a única solução disponível, pois muitas outras podem potencializar os resultados. Um ótimo exemplo é o uso da inteligência artificial (IA) no ensino.

Na prática, essa tecnologia ajuda a criar conteúdos mais dinâmicos, em menos tempo e ainda personalizar os materiais ao alinhar os objetivos da empresa e o perfil dos alunos para um melhor aprendizado.

Outra tecnologia em e-learning é a realidade aumentada, que se trata do uso de câmeras para combinar o mundo virtual ao real e, assim, trazer mais interatividade para a experiência de ensino.

Já falamos sobre o que é e-learning nas empresas e alguns dos diferenciais em sua estrutura. Agora, chegou a hora de entendermos com detalhes o porquê dessa alternativa ser tão recomendada para as corporações. 

Qual a importância do e-learning nas empresas?

Primeiramente, porque possibilita realizar treinamentos mesmo em casos de rotinas corridas ou de orçamento limitado. E esse detalhe já traz retornos significativos para o negócio em médio prazo, com funcionários mais capacitados, produtivos e motivados. Em segundo lugar, o e-learning é uma ferramenta importante por desempenhar uma função dupla nas corporações: a de desenvolver o time e a de ser um excelente termômetro para acompanhar cada etapa da carreira profissional de um colaborador. 

Digamos, por exemplo, que a empresa admita um estagiário. Após dois anos, o setor de Recursos Humanos (RH) resolve consultar seu perfil na plataforma e-learning. 

A partir dos dados que a equipe coletou ao longo do tempo, é possível mensurar o índice de participação nos treinamentos corporativos online e ponderar se este colaborador está ou não preparado para assumir mais responsabilidades, como um funcionário efetivo. 

Quais os benefícios do e-learning corporativo?

Agora que você sabe bem o que é e-learning nas empresas e como o sistema funciona, chegou a hora de listar (mais) alguns benefícios da ferramenta, para confirmar de vez que essa modalidade de ensino é uma ótima escolha para organizações que precisam capacitar seus times. 

Vamos lá? 

1. Redução dos custos operacionais 

O primeiro lugar da lista de benefícios de adotar o e-learning nas empresas vai para a redução dos custos operacionais. Como citamos anteriormente, treinamentos presenciais exigem gastos com espaço, logística, transporte e, por vezes, locação de equipamentos específicos.

No e-learning, por outro lado, você precisa apenas de uma plataforma de aprendizagem online e do material. Logo, gasta bem menos e tem resultados melhores, como você pode constatar ao continuar a leitura desta lista.

2. Personalização dos treinamentos

Outro benefício do e-learning nas empresas é a personalização de treinamentos. Isso porque você consegue adequar os conteúdos conforme a necessidade dos seus colaboradores e sem gastar muito a mais, pois não tem os gastos que citamos no tópico anterior.

3. Facilidade de adoção e acesso

Vale ressaltar que esse método de ensino é bastante fácil de adotar. Basicamente, você precisa apenas de uma boa plataforma e preparar os conteúdos com qualidade (bom vídeo, áudio claro e materiais de apoio completo), além de disponibilizar os acessos aos interessados. 

Um detalhe: como é fácil e barato de implementar, o e-learning facilita a criação de treinamentos em larga escala e contínuos.

4. Praticidade para mensurar resultados 

O e-learning nas empresas também permite mensurar os resultados com mais praticidade, já que você consegue ver “os frutos” dos treinamentos imediatamente após o curso e não apenas com o passar do tempo.

Isso porque a empresa pode medir o desempenho com base na frequência nas aulas e no aproveitamento das provas. Assim, é possível implementar melhorias conforme a experiência dos colaboradores.

5. Mais fluidez para os treinamentos 

O método de aprendizagem eletrônica possibilita a criação de um ritmo de estudo mais fluido e adequado à realidade de cada colaborador, uma vez que eles estudam quando tiverem tempo disponível. 

Além disso, ajuda na adoção do microlearning para empresas. Isto é, apresentações bem curtas (daí o nome micro) e com linguagem mais simples, cujo objetivo é ensinar uma nova habilidade sem tomar muito do dia a dia corrido da sua equipe.

Percebe como pode ser vantajoso investir no e-learning nas empresas? No entanto, como diz o ditado, “nem tudo na vida são flores”, e, para aproveitar os benefícios dessa lista, você precisa superar os desafios que apresentamos no tópico a seguir. Confira!

Quais os principais desafios ao implementar o e-learning nas empresas?

Um dos principais desafios ao implementar o e-learning nas empresas é a resistência dos colaboradores, geralmente causada pelo receio das novas tecnologias ou pela falta da interação frente a frente, o que pode causar um baixo nível de engajamento. 

Fora esse ponto, há a necessidade de criar um sistema para medir os resultados a fim de calcular o retorno sobre o investimento (ROI) dos treinamentos. Esse processo não deve considerar apenas os resultados das avaliações, mas também do dia a dia dos funcionários, por conta disso pode ser desafiador. 

Por fim, como os colaboradores podem criar seu próprio ritmo de aprendizado, surge o desafio da constância, que depende diretamente da disciplina e da capacidade de autogerenciamento do seu time.  

Como implementar o e-learning em uma empresa em 4 passos?

O passo a passo para implementar o e-learning na sua empresa envolve: 

  1. identificação das necessidades do negócio;
  2. definição dos objetivos e indicadores de performance;
  3. criação de conteúdos dinâmicos e alinhados ao perfil dos colaboradores;
  4. escolha de uma boa plataforma de ensino à distância.

Veja mais detalhes a seguir!

1. Identificação das necessidades do negócio

O primeiro passo do tutorial de como implementar o e-learning em uma empresa é identificar as necessidades do seu negócio. Por exemplo, criar um onboarding (integração de novos colaboradores) online ou treinar a equipe comercial em novas técnicas de vendas.

De qualquer forma, faça uma análise completa e entenda o que o empreendimento precisa no momento (e no futuro próximo) e parta para o próximo passo!

2. Definição dos objetivos e indicadores de performance

Após descobrir as necessidades da sua empresa, chegou o momento de definir os objetivos e os indicadores de desempenho. 

Em outras palavras, diga o que pretende alcançar (um processo de onboarding mais ágil e assertivo) e como medirá os resultados (opinião dos colaboradores, aproveitamento dos testes).

3. Criação de conteúdos dinâmicos e alinhados ao perfil dos colaboradores 

Agora que você sabe o que precisa e qual é o seu objetivo, é a hora de criar seus conteúdos. Invista em materiais de fácil entendimento, que vão direto ao ponto e sejam dinâmicos, para prender a atenção dos colaboradores. 

Também se certifique de personalizar o material para se adequar ao perfil do seu time, okay? Ou seja, significa entender quais formatos costumam consumir, os horários e o que desejam aprender a fim de potencializar os resultados.

4. Escolha de uma boa plataforma de ensino à distância

Com tudo em mãos, você precisa escolher uma boa plataforma de ensino à distância. O ideal é que o sistema seja:

  • fácil de usar; 
  • responsiva (funcione em diferentes dispositivos); 
  • com bom custo-benefício;
  • personalizável;
  • segura.

Adicionalmente, deve oferecer recursos essenciais para uma boa performance dos treinamentos, como:

  • aulas ao vivo e gravadas; 
  • criação de grupos e turmas; 
  • provas; 
  • certificados com envio automático;
  • permissões de acesso conforme o nível dos usuários;
  • biblioteca de conteúdos.

E temos uma dica para você não precisar procurar muito: a EAD Plataforma! O sistema permite que você crie os cursos da sua empresa com facilidade e praticidade e dá total suporte para obter os melhores resultados.

Ficou interessado? Então, agende uma demonstração gratuita por 7 dias, agora mesmo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy